rich snippets miniatura

As estratégias e as melhores práticas de Otimização dos Motores de BuscaSearch Engine Optimization (SEO) mudam frequentemente à medida que os motores de busca, como o Google, continuam a lançar novas atualizações no seu algoritmo, como é o caso do Panda e do Penguin. O resultado é que tanto as marcas têm que “se por a pau” e não podem entrar em atalhos para não acabar em trabalhos.

Se quiser ver uma versão mais simples do Google Authorship Markup (Marcação de Autoria Google), leia este artigo.

Hoje em dia é necessário criar confiança com o utilizador e levar tráfego de qualidade para o website de forma a melhorar as receitas a longo prazo. Isto é feito ao melhorar a taxa de rácio de cliques (click-through rate) nos resultados de pesquisa orgânicos, que é justamente onde a função (ainda sub-utilizada) dos rich snippets entra em destaque.

Um rich snippetdado estruturado, é basicamente um pequeno sumário de dados que um utilizador pode esperar ver numa página web. Os rich snippets (dados estruturados) não têm efeito direto no que toca a melhorar as posições, mas acrescentam valor a uma listagem orgânica nos motores de busca e podem aumentar de forma drástica o tráfego (visitantes) para um website. Podem vir na forma de informação de autor da parte do Google, avaliações (ratings) e revisões (reviews), notificações de evento e produtos.

Os rich snippets melhoram a taxa de cliques, de forma substancial, ao melhorar a aparência visual da listagem, dando mais informação ao utilizador, e mais espaço na página para ser mais inteligível. Eles ajudam a comprovar aquilo que o utilizador está à procura, para que quando eles clicam para a página web, estarão mais propensos de se lá manter. Isto reduz a taxa de ressalto (bounce rate) e aumenta o tempo passado no website, tudo coisas boas para si. Verifique depois as estatísticas com recurso ao Google Analytics.

Agora que percebemos as vantagens, vamos dar uma olhada nas duas melhores formas de usar os rich snippets e como pôr a bola a rolar.

Google Authorship (Autoria Google)

Uma das maneira mais usadas para poder usar o rich snippet é por via dos snippets de Autor (dados estruturados de Autor). Esta funcionalidade permite aos utilizadores ver o nome do autor, imagem de perfil do Google+, número de seguidores e apontamento para mais conteúdo que o autor criou.

Isto está a fazer com que o marketing de conteúdos seja o novo alicerce para SEOSearch Engine Optimization. Os artigos convidados (guest posts) com links a apontar para o seu website são uma boa forma de melhorar o seu posicionamento.

Eis alguns passos que pode seguir para criar a sua google authorship para guest posting:

  • Crie um perfil Google+. Um perfil nesta rede social é um pré-requisito para a marcação de autoria (authorship markup). É assim que o Google sabe quem você é, e também para não o confundir com outra pessoa com outro nome.
  • Ligue o seu perfil Google+ com os seus guest posts usando a etiqueta (tag) rel=”author”. Normalmente nestes casos os autores que escrevem como convidados têm uma página específica de “bio” de autor e podem lá incluir o link. Em blogs que permitam guest posts, a sua bio de autor e o link de Google+ irá aparecer ou no topo ou no fim de cada artigo.
  • Aponte para o artigo a partir da secção de Contributor da sua secção de perfil Google+. Agora que tem o seu código de Google Authorship na sua bio do guest post, é necessário fazer a ligação. Vá ao seu perfil de Google+ e edite a secção de contributor para que inclua a URL do blog onde o guest post está publicado.
  • Comprove que a ligação está feita ao usar a Ferramenta de Teste de Dados Estruturados. Navegue com o seu browser até à ferramenta de teste e coloque lá a URL do seu guest post (se já estiver publicado). A ferramenta irá informá-lo se o seu código de autoria já está em vigor.

Quando tudo estiver definido e instalado, e fizer uma pesquisa por um dos seus artigos, o resultado será algo do género (mas com a sua imagem).

Imagem google authorship

Avaliações e revisões (ratings e reviews)

Outra forma de usar os rich snippets é através de avaliações e revisões. O objetivo dum rich snippet é melhorar a aparência visual duma listagem e mostrar ao utilizador informação de alguma revisão (de outras pessoas) sobre um produto ou serviço específico, como é costume ver com as estrelas, classificadas de 1 a 5 estrelas, e o nome do revisor.

revisão no google de robin hobb

Há várias formas de rich snippets que pode ter no seu código HTML para mostrar as diferentes revisões. As mais comuns e fáceis de criar são o voto agregado, mostrado na imagem em cima, que permite ao utilizador votar num produto ao serviço, atribuindo-lhe uma classificação.

Se usa o WordPress como o seu gestor de conteúdos (nós criamos websites montados com WordPress), existem vários plugins que lhe permitem fazer isto. Estes plugins irão gerar de forma automática e também atualizar o seu código de rich snippets de cada vez que existir uma revisão. Se precisar dum plugin destes, leia esta lista de cinco plugins (basta instalar um) que geram código de rich snippets para as suas páginas web.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formPost comment