Sente-se confuso(a) com as ferramentas apresentadas pelo Google. Não é o(a) único(a). Milhões de pessoas por todo o mundo usam os produtos ou serviços de marketing do Google.

É inacreditável como o “digital” mudou o impacto que o marketing aplicado na internet pode ter numa empresa ou projeto. Quanto mais falamos com empresários mais nos apercebemos do óbvio.

Pode ser necessário haver uma clarificação sobre quais são as ferramentas de marketing online apresentadas pelo Google e como elas o(a) podem beneficiar.

Neste artigo vamos esclarecer o seguinte:

  • O que é o Adwords
  • Como o(a) pode ajudar a si
  • Como pode pagar por ele

Artigo relacionado: 10 razões para usar o Adwords

O que é o Adwords

Google Adwords é o principal produto do Google. Este serviço permite-lhe apresentar anúncios de texto e imagens nas páginas dos resultados de pesquisa e em outros websites por toda a internet.

O que pode o Adwords fazer por mim?

Tem à sua disposição várias opções de segmentação no Adwords, o que se pode tornar confuso. No entanto, no cerne da coisa, existem dois tipos de anúncios com os quais pode trabalhar: Anúncios de Pesquisa e Colocações.

Um anúncio de pesquisa é um pequeno texto que aparece por cima ou do lado direito dos resultados de pesquisa do Google. Por exemplo, se pesquisar por “agência digital”, irá ver um anúncio de pesquisa em cima ou do lado direito. Note que neste exemplo não existem anúncios do lado direito (apenas em cima), mas muitas vezes aparecem do lado direito.

tráfego pago e orgânico

Uma colocação é um anúncio (texto ou imagem) que aparece num website que está fora dos resultados de pesquisa do Google. Estes websites podem ser plataformas que fazem parte do Google, como o Youtube ou Gmail, ou poderão ser outros websites que concordaram em se juntar à Display Network do Google. A Display Network consiste em milhões de websites que se inscreveram para mostrar anúncios para o Google.

Isto significa que, ao inscrever-se para o Adwords, pode segmentar e alcançar potenciais clientes com campanhas baseadas naquilo que eles estão a escrever no motor de busca do Google e/ou nos websites que eles poderão visitar (por exemplo um arquiteto poderá pôr uma “colocação” num website relacionado com estruturas, decoração ou imobiliário, ou outro qualquer que tenham um público grande, como a olx, iol, etc).

Como pago pelo Adwords

O formato mais comum é pagar por cliques, daí este método de marketing se chamar “pay-per-click”.

Eis como funciona.

  1. Escolha uma palavra-chave ou website que quer alcançar com o seu anúncio, e licite quanto está disposto a pagar por clique.
  2. O Google usa uma fórmula baseada na sua licitação (usando o valor mais baixo possível que pode ganhar) e a qualidade do anúncio aquando da colocação do mesmo
  3. Quando um potencial cliente clica no seu anúncio, você paga a quantia da licitação que ganhou. Se o seu anúncio aparecer, mas não obtiver um clique, você não paga por ele.

Isto é o básico do Google Adwords. Ajudou a esclarecer este serviço do Google para si? Coloque a sua questão ou observação nos comentários.

A nossa agência está ao abrigo do programa Google Partners para agências e tem um cupão promocional entre 50 a 100€ para dar a um cliente. Contacte-nos para se qualificar um código promocional.

>> Artigos de interesse:
Fundamentos marketing Google: Analytics
Fundamentos marketing Google: Planeador Palavras-Chave
Como fazer uma campanha de Remarketing Google
Como usar a Rede de Display da Google
Guia de anúncios LinkedIn


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formPost comment