lobo branco na neve

Use seus comerciais para o ajudarem no marketing online

O mundo das vendas está a mudar. Os compradores não estão interessados nem sequer toleram vendedores que pressionam e que estão sempre a tentar vender, ou até mesmo os outros que enveredam pela lista infinita de questões consultativas.

Os compradores estão à procura de indivíduos que compreendem os obstáculos que eles podem ter no dia-a-dia e que tenham soluções que as possam resolver.

Nem todos os membros duma equipa de vendas ou comerciais estão equipados com competências para conseguir envolver as pessoas desta forma. Mas aqueles que estão, e têm o conhecimento e entendimento para tal, podem contribuir bastante para os seus esforços de integração de marketing online ao incluir técnicas de Otimização de Motores de Busca (SEO) no seu dia-a-dia.

Então, como poderemos dar aos nossos comerciais uma forma de melhorar os seus esforços de marketing online na sua empresa?

Conteúdo

Marketing de conteúdos é fundamental para o sucesso de qualquer entidade que queira gerar vendas e negócio online. Deve ser um conceito recebido em toda a cultura organizacional da empresa, e a equipa de vendas é um ótimo sítio para começar.

Os comerciais que são espertos têm uma perspetiva única do mercado, sabem os problemas que a sua empresa resolve e as caraterísticas e benefícios dos seus produtos. Eles são capazes de identificar as questões mais comuns dos clientes, as dúvidas ou receios e os pontos mais persuasivos do seu produto ou serviço. Eles encontram-se colocados na posição certa para poderem contribuir para a criação de conteúdo que está em sintonia com cada uma das etapas do fúnil de vendas.

Mesmo que a sua empresa seja de dimensão mais pequena, do género 5 a 10 comerciais numa equipa de vendas, se você perguntasse a cada um deles para escrever um artigo de conteúdo por mês, e metade deles respondessem, teria pelo menos alguns artigos ao final do mês, e de forma gratuita.

E mesmo que os seus comerciais não consigam produzir conteúdo para si, eles podem e devem ser usados para ajudar a guiar o seu calendário editorial. Quando é que foi a última vez que um dos seus comerciais teve uma ideia e teve a oportunidade de falar isso consigo?

Eles é que sabem

A sua nova equipa de vendas deve estar bem informada sobre a indústria ao ir a eventos, feiras, ler blogs e interagir com a comunidade. Este conhecimento irá contribuir para a criação de conteúdo, desenvolvimento de produto, e estratégia de marketing no geral. Eis algumas formas de como pode usar o conhecimento deles para melhorar o seu marketing online.

  • Quais são as últimas notícias ou atualizações que aprendeu na última conferência a que atendeu? Isto pode ajudar na criação de artigos de blog, relatórios, etc
  • Entrou em contacto com algum blogger ou líderes de opinião com os quais possamos interagir para artigos de escritor convidado ou outras possíveis parcerias? Estes relacionamentos podem ser usados para efeitos de angariação de links.
  • O que é que a concorrência apresentou na sua feira mais recente? isto poderá original combustível para desenvolvimento de produto e estratégias SEO.
  • Que tipo de linguagem ou calões específicos à sua indústria está a ser usada nos fóruns e outros canais de conversação? Isto pode dar ideias para pesquisa de palavras-chave.

Envolvimento social

“Social” é uma palavra e um conceito que deve ser integrado e recebido a todos os níveis da sua organização. Isto inclui, pois com certeza, a sua equipa de vendas. As redes sociais apresentam muitas oportunidades para criar relações com as pessoas, novas descobertas e vendas adicionais.

A sua equipa de vendas deverá estar a fazer a supervisão de todo o tipo destes meios sociais, a colocar alertas, identificar prospetos, interagir com pessoas de influência e chegar aos potenciais clientes que estão no topo do fúnil de vendas. Se usados devidamente, as redes sociais podem ser uma ferramenta de vendas espetacular.

O que é que isto interessa para o profissional de marketing online?

A maior vantagem para a sua equipa de vendas ao usar os meios sociais é que consegue-se facilmente integrar com o resto das suas iniciativas de marketing. Os comerciais que são espertos irão ajudar na perceção da sua marca ao partilhar informação através das comunidades sociais. Isto inclui fazer re-tweets de anúncios oficiais da empresa, promover conteúdo e envolverem-se com a comunidade deles. Aquilo que é bom para a imagem da empresa também deve ajudar a equipa de vendas a ganhar mais negócio.

À medida que a presença social do comercial cresce, também assim poderá crescer a marca. Se o comercial está a promover e a contribuir para a presença da marca online, isto irá ajudar a empresa a ganhar novos fãs e a espalhar o alcance social da marca.

Angariação de links

Novos comerciais irão ter uma vantagem competitiva se a reputação deles, online e offline, mostre que eles têm competências num determinado campo ou área de atuação. Leia como Ser um Especialista Reconhecido se os seus comerciais necessitarem de se tornarem mais reconhecidos na indústria deles.

Os seus comerciais deverão estar a envolver-se com os clientes, prospetos e outras pessoas na indústria, em blogs assim como associações e grupos. Este envolvimento cria oportunidade para obter links relevantes a partir de artigos de blogs, respostas em fóruns ou interações online.

Dê aos seus comerciais algumas diretrizes de SEO (Search Engine Optimization), para lhes dar alguma informação ou entendimento básico sobre a coisa, e depois deixe-os fazer o que eles fazem melhor. Mostre-lhes como é que eles podem identificar um bom site, em que palavras é que você se está a focar e como é que eles podem angariar links de qualidade.

Você podia-lhes pedir para se juntarem a associações do género da câmara de comércio da cidade deles, etc. Pode ainda incentivá-los a participar em grupos de networking ou outros em que se possam criar novos contactos tanto para gerar vendas ou relações online.

Muitos websites, grupos e associações permitem-lhe colocar perfis, links e interagir com outros membros online. Estes websites poderão dar boa autoridade de links.

Criar relações

Todos nós temos uma rede de amigos e colegas, mas normalmente os comerciais amigáveis são aquele tipo de pessoas extrovertidas que conhecem de forma natural muitas pessoas e têm uma rede de contactos abrangente. Eles, regra geral, percebem o valor do networking e criam relacionamentos com outros propósitos do que não apenas vendas. Esta rede física de contactos que eles têm pode ser aproveitada para efeitos de SEO, e até mesmo contactos deles em redes sociais como o Linkedin, Facebook ou Twitter.

Até pode acontecer que pessoas na sua equipa de vendas tenham amigos ou colegas que façam parte de outras empresas que tenham serviços ou produtos complementares à sua indústria que possam ser usados para artigos de blog, entrevistas e parcerias. Ajude-os a compreender o valor destas relações e como as usar como forma de promoção da sua marca, ou os perfis sociais deles (que deverão estar ligados à sua marca).

Toda esta informação neste artigo irá ajudar a sua empresa ou projeto nos seus conteúdos, marketing, redes sociais, SEO e marketing online no geral.

Por fim, preste atenção ao que os seus concorrentes estão a fazer. Ninguém é melhor a fazer isso do que a sua equipa de vendas. Com acesso direto aos seus prospetos e clientes, os seus comerciais saberão quem é que os seus concorrentes são e porque é que os seus clientes poderão estar mais virados para sua concorrência, do que para si.

Conclusão

Os seus esforços de marketing online vão mais para além do que apenas escrever artigos ou colocar alguns posts no Facebook. Uma boa estratégia de marketing online requer um envolvimento de toda a sua organização. Isto significa departamentos que, anteriormente eram autónomos, devem agora ser elementos que contribuam para a sua sinergia dos esforços de marketing online.

Se ainda agora começou este processo na sua empresa, comece com a sua equipa de vendas, afinal de contas, eles são aqueles que maior interesse têm de ter no marketing da sua empresa, e também por estarem no terreno.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formPost comment