Talvez já tenha notado o decréscimo no alcance orgânico das suas publicações Facebook. Este é um acontecimento a nível global que incomodou muitas marcas e empreendedores(as). Ainda assim, esta descida não aconteceu de forma uniforme para todas as pessoas. A Agorapulse lançou um relatório onde analisou milhares de páginas e concluiu que alguns mercados estão a alcançar mais pessoas do que anteriormente.

Apresento dicas práticas de como as marcas e gestores de páginas podem combater a descida do alcance organico Facebook.

1. Use o 5-2-1

Planeie as suas próximas 8 publicações tendo em conta a regra dos 5-2-1.

  • 5 publicações que sejam divertidas e úteis. Estas deverão ser conteúdo de outras pessoas que a sua audiência acha útil e relevante. Ao fazer com que os utilizadores se envolvam com estas publicações, o algoritmo do Facebook perceberá que os seus fãs querem este conteúdo e começará a mostrar mais as suas publicações.
  • 2 publicações relacionadas com a sua marca. Estas podem ser atualizações que mostra aos fãs sobre algum artigo que tenha colocado no seu website, novo produto, serviço, ou outra informação que seja relevante para o seu público-alvo.
  • 1 publicação que seja de vendas, onde pode levá-los ao seu website para algum tipo de oferta ou promoção que tenha.

Este rácio do método 5-2-1 entra em linha com o interesse, não só dos utilizadores Facebook, mas das pessoas no geral. Estamos primeiro a agregar valor ao partilhar conteúdo de outrém que seja útil para os fãs (5); conteúdo nosso mas que seja relevante para a audiência e não pressionável (2); e por fim uma publicação de vendas (1).

2. Publique bom conteúdo, mais frequentemente

Há um tipo de conteúdo que o seu público-alvo quer mais e com o qual mais se identifica. Por outro lado, também precisamos prestar atenção àquilo que nos vai beneficiar mais a nível de faturação a curto ou longo prazo, quer seja o lançamento dum produto, promoção ou outro. Assim, invista no alcance pago para este último tipo de conteúdo.

Há dois tipo de conteúdo.

  1. Conteúdo que afeta a sua faturação (produto, serviço, desconto, etc);
  2. Conteúdo que afeta a perceção da sua marca.

Conteúdo relacionado com a perceção da sua marca deve ser colocado mais frequentemente. Para ter bom conteúdo relevante para a sua audiência, siga estas dicas.

  • Re-publique conteúdo que já colocou que tenha sido bem recebido na altura;
  • Publique conteúdo resumido de algum blogger ou website que atue na sua indústria;
  • De vez em quando, seja mais casual e publique conteúdo sobre a sua empresa ou equipa. Por exemplo, se vai a algum evento, coloque notícias e fotos sobre isso. Ou se foi a um almoço de negócios ou networking, publique sobre isso. Comprou uma mesa de bilhar para os empregados no escritório relaxarem? Publique sobre isso. Seja humano(a).

3. Continue a pedir

Ao contrário do que se pensa, não é mau pedir. Se não pedirmos, não sabemos se vamos obter o que pedimos. Peça às pessoas para fazer algo. E que tal pedir-lhes para partilhar, comentar e dar a sua opinião? As pessoas adoram dar a sua opinião.

Pode até explicar porque lhes está a pedir uma partilha ou comentário. Note, no entanto, que estes pedidos deverão ser feitos em publicações que são já por si interessantes e agreguem valor para os utilizadores no Facebook.

4. Promova as suas publicações importantes

Nas publicações mais importantes, segmente-as para os seus fãs e amigos, podendo até limitar numa área geográfica, dependendo da sua localização ou se tiver apenas uma ou várias localizações.

Nem todas as empresas terão bons resultados ao promover uma única publicação, mas dependendo do conteúdo e do interesse, pode valer a pena e trazer bom retorno, ou perceção de marca.

É importante lembrar que as suas publicações deverão ser de qualidade para manter o envolvimento com as pessoas a níveis decentes, e então aí é que se deve promover alguma publicação importante, porque os seus seguidores irão responder melhor a esse conteúdo, por já estarem habituados à qualidade das publicações colocadas.

5. Seja humano(a)

Tentar ludibriar o sistema não vai funcionar. O Facebook, como o Google, é uma empresa multi-bilionário que emprega pessoas muito inteligentes, por vezes génios. Génios que criaram o algoritmo do Facebook (Edgerank).

Dê à sua audiência um olhar pessoal sobre a sua empresa, não seja tão corporativo(a) ou institucional como a maioria das marcas são.

Conteúdo mais humano pode incluir publicações em texto de como se está sentir ou alguma frase interessante que viu, ou alguma questão que queira colocar aos seus fãs para saber a opinião deles. Ficará surpreso(a) com as respostas que pode ter através dum simples pensamento que partilhou ou foto de alguma viagem de negócios.

Pode mostrar algo dos bastidores, ou uma amostra dum novo produto ou serviço que espevita a curiosidade das pessoas. Tudo isto mostra o lado autêntico e genuíno da sua empresa, com o qual as pessoas se identificam mais. Estas publicações tendem a gerar mais cliques, mais gostos, mais comentários e mais partilhas.

À medida que as pessoas se envolvem mais com o seu conteúdo, mas o seu conteúdo será visto, pois o Facebook percebe as suas publicações agregam valor para a audiência, obtendo assim mais alcance organico nas suas publicações.

Dica adicional, experimente com vídeo também. O vídeo pode ser carregado diretamente numa publicação Facebook, e corre automaticamente.

6. Publique a horas estranhas

E que tal publicar à 1 da manhã? Pode parecer esquisito, mas experimente, durante alguns dias, colocar alguma publicação à 1 da manhã. Não precisa de estar fisicamente no Facebook para isso, basta agendar a publicação para essa hora.

Na gestão de fanpages que fazemos para os nossos clientes, sejam grandes ou pequenas, notamos que por vezes funciona, porque há menos competição (ou seja, menos publicações) nessa altura.

Pode, em adição a isso, usar os anúncios para chegar mais longe e a certos sítios específicos.

7. Pessoas que Falam Sobre Isto

O alcance das nossas publicações, através das “pessoas que falam sobre isto” dá uma boa ideia de como o Facebook classifica a sua página e conteúdo na News Feed Se uma página tem uma baixa percentagem de “pessoas que falam sobre isto”, o Facebook irá penalizá-la com uma descida na exposição das publicações. Por outro lado, se a percentagem é elevada em relação ao número de fãs, o Facebook mostrará mais publicações dessas páginas aos fãs da mesma.

Ao partilhar uma publicação diretamente duma página com uma boa pontuação em “pessoas que falam sobre isto”, as páginas podem aumentar a exposição dessa publiação. O Facebook funciona muito à base do envolvimento que quer que as pessoas tenham com o conteúdo. Mostre ao Facebook e aos seus fãs que eles são o centro da atenção e obterá maior alcance organico Facebook.

8. Não pense a curto prazo

Concentre-se em colocar conteúdo que seja digno de ser partilhado. Não pense apenas a curto prazo e no benefício imediato que pode vir a ter quando alguém clica para o seu website ou quando partilha o seu conteúdo. O poder das redes sociais não é em vender aqui e agora, mas sim agregar valor e motivar os outros a fazerem isso por si, se não agora, no futuro.

Publicar conteúdo relevante para os seus fãs, que os motiva a gostar, comentar e partilhar é o caminho mais ajuizado para aumentar o alcance orgânico no Facebook. Ao ter um produto de qualidade, uma marca de confiança e publicar conteúdo de qualidade nas plataformas sociais onde está presente, criam-se os “embaixadores” da marca; aquelas pessoas que gostam de si o suficiente para dizer aos amigos deles.

Se investirmos tempo necessário para encorajar estes embaixadores, podemos torná-los em autênticoas evangelistas da nossa marca, em que não apenas dirão aos seus amigos, mas irão dizer a outros quando e como puderem. Estas pessoas aumentarão o seu alcance orgânico bem para lá daquilo que conseguiria fazer por si só na sua página Facebook.

9. Converse

Junte-se e contribua em conversações que estejam a acontecer na sua página Facebook. Quanto maior envolvimento tiver a sua publicação, maior será a sua pontuação Edgerank. Isto significa que as suas publicações terão mais propensão para estar mais acima na News Feed, permitindo aos utilizadores ver e interagir com o seu conteúdo.

Uma maneira de conseguir isto é participar em conversações e partilhar a sua opinião nos comentários, responder a questões, ou colocá-las. Não só isto aumenta mais comentários mas também cria um maior relacionamento com a sua audiência.

10. Seja multi-facetado(a) na sua estratégia

Mesmo que não tenha feito nada de diferente na sua estratégia de publicações Facebook, e notou a descida do seu alcance orgânico, não se sinta mal pois não fez nada de mal. O alcance orgânico do Facebook tem vindo a descer devido às mudanças no seu algoritmo. Regra regal, a melhor maneira de contornar este declínio nesta área é aumentá-lo noutra área.

Aposte numa estratégia mais multi-facetada, que traga o seu público-alvo para todos os seus canais online (não apenas o Facebook). Aposte no objetivo geral para a sua empresa. Se o seu objetivo é ter mais pessoas envolvidas, use o email, Pinterest, Twitter, LinkedIn e quaisquer outros que sejam relevantes. Ao obter tráfego (visitantes) para vários canais, o seu alcance geral aumentará, incluindo o alcance de cada uma dessas redes.

Como está a aumentar o seu alcance orgânico Facebook

Que meios está a usar para ganhar mais alcance orgânico no Facebook e com as suas publicações. Partilhe nos comentários.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

2 Comments

  1. Boas dicas João. A técnica do 5-2-1 está bem pensada. É fácil de implementar e os resultados podem ser bastante interessantes.

    • Obrigado pelo teu comentário Luis. É uma forma fácil não é? 5-2-1 é rápido de memorizar para agregar valor à nossa audiência. Parece quase uma formação de futebol.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment