Design de Catálogo

Design de catálogo é muito mais do que apenas ser criativo, também é um trabalho focado em tornar o catálogo o mais eficaz possível. Os projetos de design de catálogo são complexos e o melhor é colocá-los nas mãos de quem tem experiência em geri-los.

Um catálogo é um produto do design gráfico que apresenta os produtos ou serviços de uma empresa aos potenciais clientes. No design de catálogo é importante estabelecer a harmonia entre o texto, as imagens e as cores.

Um catálogo descreve a sua linha geral de produtos ou serviços que oferece aos seus clientes e deve ser projetado de acordo com os padrões mais elevados.

Como acontece com qualquer boa peça de design de comunicação, o design de catálogo deve projetar a sua marca como estando na vanguarda do seu setor. E deve posicionar a marca de maneira adequada no mercado como uma personalidade que se destaca entre os seus concorrentes.

O seu catálogo deve ser capaz de evocar sentimentos de desejo pelo seu produto, aumentando o seu valor percebido como resultado.

Um bom design de catálogo vale a pena o seu investimento, pois posiciona a sua marca como a escolha de qualidade acima de todos os seus concorrentes no mercado.

O design de catálogo e o design de brochura, continuam a ser duas das ferramentas importantes do seu marketing para divulgar os seus produtos, serviços e a sua marca.

Se gostaria de trabalhar com a DesignPT, para o design de catálogo, entre em contacto connosco. Gostaríamos muito de ter a oportunidade de falar consigo sobre o seu projeto.

Para que são usados os catálogos?

O propósito de criar um catálogo de produtos ou institucional para o seu negócio é ajudar a impulsionar as vendas, a divulgar a sua marca ou empresa, e os produtos ou serviços.

Contudo, os catálogos não são usados exclusivamente para apresentar produtos. Este tipo de publicação fornece aos clientes todas as informações necessárias sobre a sua oferta de produtos ou serviços e revela muito sobre a sua forma de fazer negócios.

O que torna um catálogo profissional?

Um catálogo de sucesso depende de uma combinação de vários fatores como o layout, fotografia profissional e informações dos produtos claramente definidas.

Deseja que os seus clientes se sintam entusiasmados, que consumam o seu conteúdo. Para isso é necessário que tenha fotografias de qualidade e boas descrições, significa também um layout de página atraente, bom uso do espaço e promoção de produtos ou recursos específicos. Também, é importante o seu catálogo ter um papel de qualidade.

Um bom design de catálogo deve ser informativo e envolvente, com conteúdo visual e escrito que os clientes possam entender facilmente.

O que é um catálogo de produtos?

Um catálogo de produtos contém todos os seus produtos e todas as informações comerciais dos mesmos.

Existe uma arte no design de catálogo de produtos, principalmente no layout, que permite ao usuário encontrar todas as informações necessárias para tomar uma decisão de compra com o mínimo esforço. Porque preço, aparência, variedade, tamanho, qualidade e desempenho devem ser transmitidos de forma rápida e clara, para que os seus clientes ou potenciais clientes encontrem rapidamente o que procuram.

O branding que conecta e uma forte call to action também é importante para alcançar a conversão em vendas. A DesignPT é uma agência criativa com experiência nesta área, o que nos ajuda a entregar resultados criativos que são bons para os negócios.

Se não planear, vai ter problemas

Todos os projetos de design de catálogos devem ter uma boa dose de planeamento.

Pode querer alterar o tamanho do seu catálogo, torná-lo mais fácil de usar ou simplesmente torná-lo mais económico. Estes tipos de desafio não podem ser resolvidos apenas pelo design.

Nós podemos ajudar com o planeamento, formatação, indexação, otimização de página (produtos por página), estrutura e layout do seu catálogo antes de começarmos o design.

Também, fazemos algumas perguntas consultivas para tentar perceber quais os objetivos do seu catálogo – é uma ferramenta de vendas para gerar pedidos ou deve aumentar as chamadas telefónicas – o requisito para cada catálogo em que trabalhamos é diferente e os seus objetivos devem estar no briefing.

Um criativo inteligente faz a diferença

Os catálogos servem como uma solução completa para qualquer organização que venda uma grande variedade de itens ou produtos com muitas especificações.

O design criativo pode ser um desafio quando há muitas informações (texto e dados) para transmitir. É aqui que a experiência criativa que temos realmente entra em ação.

O equilíbrio entre a estética e a informação costuma ser bom e uma razão pela qual precisa de mais do que apenas um bom design.

Os catálogos são frequentemente usados como diretórios ou informações técnicas – emparelhar isso com imagens tiradas por profissionais e um layout criativo aumenta a promessa da marca e agrega valor ao processo de vendas.

Obter o equilíbrio correto entre transmitir as especificações técnicas, os benefícios e recursos inerentes aos produtos ou serviços é uma habilidade conquistada com muito esforço.

Atualização ou novo?

Este catálogo é totalmente novo ou estamos atualizar um existente?

Procuramos obter o máximo de feedback possível do cliente e descobrir o que os clientes dos nossos clientes gostam, não gostaram ou sentiram sobre os catálogos anteriores.

Se for novo, queremos entender completamente o que mudou para exigir a criação do catálogo, ou seja, os processos de vendas mudaram? A gama de produtos aumentou, etc.?

Independente ou parte de um sistema?

Como o catálogo será usado, ele é entregue aos clientes ou usado para apoiar o processo de vendas.

Ter um entendimento claro dos usuários desde o início pode garantir que a estrutura e o layout do catálogo sejam fáceis de usar e forneça as informações corretas aos usuários certos no momento certo.

Atualizado anualmente ou fixo?

A linha de produtos é fixa ou é provável que mude ou seja atualizada num futuro próximo?

A investigação dos formatos no início pode garantir que o catálogo seja adequado para a sua finalidade e possa se adaptar a alterações ou edições futuras facilmente, evitando custos de reimpressão imprevistos e atrasos

Quais os Formatos de Design de Catálogo?

O formato do catálogo não é padronizado e pode ser facilmente adaptado às necessidades do cliente.

Nas primeiras páginas do seu catálogo, os seus potenciais clientes devem ter uma breve história da sua empresa, seguida pelos seus produtos ou serviços.

Não existem regras rígidas sobre a aparência de um catálogo. É totalmente personalizável e é aí que reside a beleza do design de catálogo.

A nossa equipa coloca a nossa experiência e criatividade à sua disposição para criar um catálogo que irá atrair a atenção das pessoas e permitir que elas obtenham facilmente informações sobre os seus produtos ou serviços.

Design de Catálogo

Um catálogo profissional promove a sua marca e impulsiona as suas vendas.

Cinco motivos porque a qualidade no design de catálogo é tão importante

  1. Estimula hábitos de compra online. Os catálogos estimulam as compras online, um design de catálogo de qualidade aumenta o tempo de navegação no catálogo no site da empresa, também faz com que naveguem mais tempo no site.
  2. Aumenta as vendas. As empresas que optam por investir num catálogo impresso e ou online veem o seu público-alvo a comprar mais. Um design de catálogo de qualidade inspira ideias, o que estimula mais compras.
  3. Maior alcance de potenciais clientes e de retorno. Um design de catálogo bem executado é uma poderosa ferramenta de marketing. A presença física de um catálogo de qualidade estimula o retorno dos clientes, seja imediato ou mesmo após um longo período de tempo. Um bom design de catálogo inspira o boca a boca, apresenta a sua empresa a novos clientes. 
  4. Um aumento no conhecimento da marca. Um catálogo profissional e com um bom design é mais propenso a manter-se na casa dos seus clientes ou potenciais clientes. Muitas vezes, eles são exibidos numa mesa ou prateleira. Isto expõe a sua marca e produtos ou serviços a potenciais clientes. Quanto mais impressionante, relevante e impactante for o design, layout e conteúdo do catálogo, mais ele inspira os seus clientes e novos clientes a navegar nas suas páginas e a comprar. Ao contrário de um site, os catálogos e brochuras podem estar fisicamente presentes e, muitas vezes, diretamente na linha de visão de alguém. 
  5. Conveniência e Acessibilidade. Mesmo nesta era digital, existem muitos clientes, que continuam a achar mais fácil navegar pelos produtos exibidos num catálogo impresso do que em um online, ou até mesmo na loja.

Design de Catálogo

Fale connosco sobre o seu projeto.

A Nossa Abordagem

Como funciona todo o processo

Passo 1 - Consultoria

Durante a consultoria, discutiremos e delinearemos os valores da sua marca, objetivos e diretrizes para que possamos adequar o seu catálogo ao seu negócio. Também pesquisamos o seu negócio, produtos e a sua concorrência.

Passo 2 - O Processo de Design

Com as nossas notas de consultoria, diretrizes da marca e pesquisa em mãos, trabalhamos em ideias criativas, que incluem um design de capa e duas ou três layouts de página. Em seguida, apresentamos os projetos para que possa analisar, assim garantimos que atendam aos seus objetivos.

Passo 3 - Catálogo

Assim que o layout, cores e fontes forem todos acordados, vamos planear e programar o processo de arte e colocar todo o conteúdo, como imagens, texto e ilustração, que darão vida ao catálogo.

Passo 4 - Revisão do Projeto

Poderá rever totalmente o catálogo e sugerir as alterações finais, antes de prepararmos a arte-final.

Passo 5 - Preparação dos Ficheiros

Após aprovação do projeto, preparamos os ficheiros para impressão. Os ficheiros entregues estão prontos para impressão.

Contacte-nos Agora

Para saber mais sobre os nossos serviços de design de catálogo ou falar connosco sobre um projeto, contacte-nos agora ou preencha o nosso formulário.  

FAQ's

Como vos posso contratar?


Se decidiu que precisa do design de catálogo, o primeiro passo é entrar em contacto connosco. Podemos discutir consigo exatamente o que precisa no seu catálogo e, em seguida, fornecer-lhe um orçamento. Se tiver um catálogo e deseja melhora-lo ou receber o nosso feedback, envie-nos o seu catálogo por email.

Como querem o conteúdo?


Pedimos que nos forneça todo o conteúdo, incluindo fotografias. Texto fornecido que pedimos em documento do Word na ordem que deseja ver no catálogo.

O texto final editado deve ser fornecido antes de iniciarmos a preparação da arte final.

Imagens e fotografias devem ser fornecidas com 300dpi nos formatos JPEG, PSD ou EPS.

Os arquivos PNG geralmente são usados para a web e não são adequados para impressão num catálogo. As fotos dos produtos, se em fundos brancos a precisarem de recorte ou remover o fundo, também podemos ajudar com um custo adicional.

Quanto tempo demora o design de um catálogo?


A duração total do projeto depende do tamanho do catálogo e do número de produtos que precisam ser incluídos.

Mas normalmente precisamos de uma semana para produzir o design e, depois de aprovado o design, precisamos de duas semanas para um catálogo de cerca de 72 páginas e de oito a nove semanas para um catálogo de cerca de 500 páginas.

Os vossos serviços são caros?


Não! Temos um valor muito competitivo para os nossos serviços de design.

Ao utilizar a nossa vasta experiência neste campo, sabemos o que funcionará e o que não funcionará, permitindo-nos obter os melhores resultados possíveis com mais rapidez, maximizando o seu orçamento.