Isto parece-lhe familiar?
- Tem um website mas não sabe ter leads
- Escreve artigos mas não arranja leads
- Criou um ebook ou guias mas ninguém o descarrega
- Publica coisas nas redes sociais mas ninguém interage
- Faz aquilo que as pessoas dizem para fazer (email, blogging) e mesmo assim não gera leads
É normal ficar frustrado(a), isto é lugar-comum com a maioria das empresas que nos abordam e que não geram contactos suficientes. São pessoas empreendedoras e proactivas que percebem da sua indústria, mas por alguma razão não estão a ter leads suficientes.
1. Não sabe quem é o seu cliente ideal
Se o conteúdo que cria e publica não está a gerar leads, então não sabe qual é o seu cliente ideal. É necessário ter o conhecimento da sua buyer persona para que possa tomar decisões informadas sobre que conteúdo criar.
Se tentar apanhar um tubarão-tigre, não pode usar pão como isco. Precisa dum bocado de carne suculenta e sangrenta.
Ao não saber quem é o seu cliente ideal, está apenas a gastar tempo a criar conteúdo e esperar ter leads, é como lançar arroz à parede e ver o que é que lá ficou agarrado.
2. Não sabe a sua proposição de valor
Quando pergunto a alguns clientes e empresas, dizem que sabem, mas em vez de me dizerem a sua proposição única de valor, acabam por me dizer isto:
- O slogan ou tagline deles
- Descrição do que faz a empresa
- A missão ou valor deles
- Visão geral do modelo de negócios
Nada disso é proposição de valor.
Unique Selling Proposition, ou a proposição de valor, responde uma questão muito específica na mente do cliente, que é “Se eu sou o seu cliente ideal, porque hei-de comprar de si e não do seu concorrente?” A sua proposição de valor deve mostrar o seu factor único, aquela coisa única que APENAS você consegue apresentar para diferenciar o seu negócio da concorrência.
Se eu sou o teu cliente ideal, porque hei-de comprar de ti e não do teu concorrente?
3. Não tem uma estratégia de marketing
Se lhe perguntar qual é a sua estratégia de marketing, vai-me dizer que é fazer publicidade? Uma estratégia de marketing, especialmente inbound marketing, tem de ser algo tangível. Tenha a sua estratégia por escrito e imprima-a, meta-a à sua frente, no carro, parede do escritório e na secretária.
As pessoas por vezes têm medo de ter uma estratégia, porque assim os esforços destas são mensuráveis, e ficam com medo de falhar ou não alcançar os objetivos propostos na estratégia. Em vez disso, é mais fácil dizer “Deixa-me cá escrever um artigo por semana e gastar algum dinheiro no Adwords para ver no que isto dá”.
Sabe bem sentir-se ocupado não sabe? Mas isso está errado. Está a mentir a si próprio(a) e aos seus colaboradores, ao mesmo que está a trabalhar para aquecer.
Uma boa estratégia de (inbound) marketing dá claridade e propósito a um objetivo, e leva-o(a) a agir.
O marketing não tem de ser difícil, apenas tem de saber o que fazer para atrair clientes. Para tal, por um tempo limitado, disponibilizo 30 minutos do meu tempo numa consultoria gratuita via Clarity, apenas acedendo a este link: https://clarity.fm/portugal/link-vip