Eventos e feiras têm sido uma ferramenta importante na promoção B2B (business-to-business) das empresas e dos marketers. Desde geração de leads até manter relações já criadas ou criar parcerias e gerar volume de negócios com novos clientes, os eventos e as feiras ainda conseguem espevitar a vida da maioria dos negócios.

O marketing digital tem tido um maior crescendo e adoção ao longo da última década. Tem dominado outros canais de marketing mais tradicionais (offline), e é seguro afirmarmos que o marketing offline está a perder importância a cada dia que passa. Ainda assim, eventos, exposições e feiras ainda são importantes para empresas B2B e devem ser uma componente da sua estratégia e orçamento.

Eis algumas ideias de como o seu negócio pode usar eventos, feiras e exposições para ganhar tração no mercado.

1. Posicione-se como líder influente

Os eventos têm pessoas que fornecem alguma coisa, e outros que estão à procura de alguma coisa. Este é o tipo de público-alvo que queremos. Ao se inscrever como orador num evento, está a colocar a sua empresa no spotlight de atenção.

Está a passar a mensagem de que é alguém que conhece a sua indústria, por dentro e por fora, um verdadeiro líder de opinião que pode ser confiado com o negócio dos outros que precisarão dos seus produtos e serviços.

Falar em público pode ser desafiante, mas experimente fazer à mesma, pois trará-lhe benefícios.

2. Geração de leads

Ter várias pessoas (e importantes) da sua indústria num único sítio é uma vantagem que poderá tirar bom partido ao ter o seu próprio quiosque ou tenda, onde os potenciais clientes podem passar e obter informações.

Tenha um funil de leads de qualidade ao agendar reuniões online ou offline com prospetos “quentes” no seu evento.

Crie uma página dedicada do evento no seu website para informar os visitantes sobre a sua participação no evento. Para isto o seu website deverá ser dinâmico, com uma secção de notícias ou blog. Isto dá a saber às entidades interessadas que podem ir ao evento e falar com um colaborador da sua empresa, cara-a-cara.

3. Descubra novos fornecedores

Quando a maioria dos negócios participam num evento/feira, eles restringem-se a apenas caçar novas leads e clientes.

Mas haverão também muitas entidades fornecedores que lhe poderão ser úteis. Não queira só vender, pense também em comprar. Evite ganhar raízes na sua tenda e dê uma volta pelo pavilhão/espaço para conhecer e descobrir outros fornecedores, potenciais parceiros e até concorrentes.

Obtenha uma ideia do que eles fazem ou orçamentos para as ferramentas e software que o seu negócio pode precisar e compare-os uns com os outros para encontrar o melhor negócio. Misturar-se com fornecedores em eventos signfiica que poderá estar atualizado com inovações na produção e fornecimento de serviço na sua indústria.

4. Vantagens secundárias SEO

O material gráfico e website do evento normalmente listam todas as empresas que participam, juntamente com uma descrição delas, para ajudar as pessoas a saber quem lá vai estar. Os websites destes eventos colocam um link para o seu website por estar listado como participante.

Isto é bom para o potencial posicionamento do seu website, porque quando um site de autoridade coloca um link para o seu website, pode ajudar no posicionamento para o seu website. Mesmo que não seja um evento importante, obter um link é bom.

Os emails dos organizadores dos eventos para a sua base de dados têm por vezes detalhes sobre as empresas participantes. Certifique-se que a sua empresa está listada e que tem um link.

Tudo isto contribui para a sua estratégia de marketing B2B e para tirar dividendos de eventos e feiras.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.