Uma loja online, ou um website de comércio eletrónico, pode ser caro se a fase do planeamento não acontecer. Com um bom planeamento de funcionalidade dum site e desenvolvimento da data prevista, o custo vai na realidade tornar-se num investimento lucrativo. É algo díficil de engolir mas é verdade.
Website ecommerce
É importante criar uma determinada caraterística ou funcionalidade que está em alinhamento com o seu tipo de cliente, ou buyer personas.
O site tem de “parecer” confiável, só que não acho que o aspeto visual dum site seja o único componente importante para as vendas como alguns dos nossos clientes pensam. Vez após vez vemos donos de lojas a passarem horas a ajeitar distâncias a nível de pixéis. Enquanto que é necessário prestar atenção aos detalhes, também é importante perceber que por vezes os clientes prendem-se nestes detalhes pequeninos que os podem incomodar a nível visual mas que não têm impacto na credibilidade da loja, e acima de tudo, nas vendas.
Criar um site ecommerce ou loja online é como ter um negócio ou uma loja tradicional offline. Os detalhes e os meios são diferentes mas o processo é o mesmo.
Por vezes outros empresários perguntam-me como entrar no mundo do comércio eletrónico. Não chega criar um website, que eles virão. A expressão “build it, and they’ll come” não funciona. Há tanta conta envolvida antes e depois que há aqui pano para mangas.