Aquilo que muitas pessoas querem saber é o que devem colocar nas redes sociais e quando o devem publicar. Enquanto que estas são sugestões genéricas e que funcionam bem como estratégia, cada casa é um caso, e o seu caso pode ser diferente. Por exemplo, para si pode funcionar melhor nem usar o Facebook, mas sim o LinkedIn ou o Twitter, ou virar-se para o Google+ e colocar várias publicações.
Aconselho a analisar os seus métricos, nas redes sociais, ao longo do tempo, para ajustar a frequência e tipo de conteúdos baseado no envolvimento que a sua audiência tem para com as suas publicações.
Este infográfico, da autoria da ConstantContact num dos seus artigos, funciona como um guia rápido para os iniciados em redes sociais. À medida que for construindo a sua presença nestas platafomas, irá perceber se isto vai ao encontro daquilo que a sua audiência quer, e encontrar o tipo de conteúdos, e a frequência, mais adequada para o seu caso.
O Facebook é uma rede de baixo volume e alta agregação de valor. Não publique muito frequentemente pois os fãs ficam aborrecidos com muito conteúdo. Faça com que cada publicação seja boa e relevante ou agregue algo de valor à sua audiência.
- Mínimo: 3 vezes por semana
- Máximo: 10 vezes por semana
- Conteúdo de qualidade vs quantidade
Artigo relacionado – O que é o Edgerank do Facebook?
O Twitter é uma rede de alto volume e baixa agregação de valor. Pode partilhar e publicar mais aqui devido ao ritmo rápido do Twitter (micro-blogging). Partilhe conteúdo criado por si ou vindo dos outros, e que seja interessante para os seus seguidores ou o utilizador alheio.
- Mínimo: 5 vezes por dia
- Máximo: sem limite
- Mais quantidade, em vez de qualidade
Artigo relacionado – Perguntas frequentes sobre o Twitter
O LinkedIn é uma rede de baixo volume e alta agregação de valor. O seu conteúdo não deve ser demasiado dominante na sua feed, e que seja relevante para a sua indústria e público-alvo.
- Mínimo: 2 vezes por semana
- Máximo: 5 vezes por semana
- Conteúdo mais formal e técnico relacionado com a sua indústria
Artigo relacionado – 10 formas de usar o LinkedIn para PMEs
Google+
O Google+ é uma rede de baixo volume e alta agregação de valor. Colocar de forma frequente no Google+ tem a vantagem de lhe dar mais conteúdo e palavras-chave para indexar o mesmo nos resultados de pesquisa.
- Mínimo: 3 vezes por semana
- Máximo: 10 vezes por semana
- Use palavras-chave relevantes para aumentar o seu posicionamento numa pesquisa
Artigo relacionado – Porque deve usar o Google+
O Pinterest é uma rede de alto volume e alta agregação de valor. Se quer que os seus pins sejam encontrados no meio dos outros, deve publicar o seu conteúdos mais frequentemente. Use imagens apelativas, com as suas palavras-chave para que o seu conteúdo seja encontrado, e coloque um link para o seu website.
- Mínimo: 5 vezes por dia
- Máximo: 10 vezes por dia
- Imagens apelativas e de qualidade para captarem a atenção na feed
Artigo relacionado – Dicas para páginas empresariais Pinterest