Está a trabalhar com uma agência profissional e não sabe o que esperar da criação do seu logótipo? Este artigo explica que tipos de ficheiro lhe devem ser entregues.
Um logótipo pode ser usado em vários tipos de situações:
- pequeno, grande
- a preto ou branco (positivo, negativo)
- material impresso
- na internet (website)
- outros (placards, louça, etc)
Por isso deve-se certificar que a agência com a qual está a trabalhar tenha isso em atenção ao conceber o seu logótipo, e que este pareça bem em cada um destes meios.
Irá necessitar dum variado número de ficheiros, cada um deles podendo servir um diferente propósito, portanto é importante saber que ficheiros está a receber, e porquê.
Existem duas categorias principais nos ficheiros do design dum logótipo: vector e raster.
Ficheiros vetoriais
Um ficheiro vetorial pode ser reproduzido em qualquer tamanho sem perder qualidade. Isto porque uma forma vetorial usa pontos matematicamente precisos como demonstra a imagem.
Ficheiros vetoriais é o tipo de ficheiro que você quer como cliente. É este tipo de ficheiro que lhe permite imprimir profissionalmente numa casa impressora, ou se precisar de trabalho efetuado por outro designer, que ele faça uso deste formato, especialmente se for impressão de grande formato (expos, feiras, stands, veículos).
Como os ficheiros vetoriais são destinados para a impressão, devem lhe ser fornecidos no esquema de cores CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black), que são as 4 cores usados para criar todas as cores no mundo físico impresso. Existem algumas tintas especiais que podem ser usadas em alguns casos, como o Pantone, que irei mencionar em baixo.
Se apenas puder ter um tipo de ficheiro que seja o vetorial, já que pode ser convertido para outro tipo de ficheiros com o software apropriado.
Normalmente os ficheiros vetoriais têm extensão .ai .eps ou .pdf
Ai: Adobe Illustrator
O ficheiro AI é o ficheiro original e editável do programa Adobe Illustrator.
PDF: Portable Document Format
O ficheiro PDF pode ser visto em qualquer computador com Adobe Acrobat, Reader ou outro leitor PDF. Preserva as capacidades de edição do Adobe Illustrator e pode ser aberto e modificado da mesma forma que um ficheiro Ai.
EPS: Encapsulated PostScript
O ficheiro EPS é um formato genérico vetorial que pode ser aberto em qualquer software de edição de vetores. É útil caso a casa impressora onde vá imprimir o seu logótipo tenha outros programas que não o Adobe Illustrator (CorelDraw, Freehand, outros).
Variações de cor
Ao fornecer os ficheiros do logótipo em vetor, é importante apresentar variações de cor como descrevo em baixo.
Cor cheia CMYK
Este é o formato padrão para impressão a 4 cores. Se apenas puder receber uma variação de cor, que seja esta.
Cor direta (Pantone)
Pantone é um sistema de cor reconhecido e usado por designers e gráficas. Um potencial problema da impressão CMYK é que pode haver ligeiras diferenças de cor em cada conjunto de impressões. Isto acontece porque as 4 cores separadas no CMYK são usadas para criar todas as cores. Com o Pantone, apenas uma cor é usada, em que as cores irão ser iguais em todos os casos.
Cor única (preto & branco)
Uma versão de cor singular do logótipo pode ser necessário para usar em copos, louça, papel de fax ou outros suportes que apenas suportem uma cor.
Branco (positivo)
Versão branca do logotipo usada em cores de fundo coloridas ou escuras, onde é necessário contraste. Com logótipos brancos, não é apenas uma questão de mudar a cor, dá algum trabalho colocar o logótipo na sua versão positiva (branca). A versão positiva dum logo pode criar o fenómeno de irradiação, em que parece ser 10% maior que o original. Para contrariar esta ilusão, o(a) designer deve reduzir o peso total do logótipo.
Ficheiros raster
Ficheiros raster são constituídos por pequenos quadrados chamados pixéis. Isto significa que à medida que aumenta o tamanho da sua imagem, ela ficará “quadradizada” ou aparecerá desfocada. É por isso que o design de logótipo deve ser criado em formato vetorial para obter melhores resultados.
Ficheiros raster (bitmap) são para uso do computador (em ecrã), e como tal são fornecidos no esquema de cores RGB (Red, Green, Blue). O RGB é o esquema de cores que constituí todas as cores que consegue ver no seu ecrã. O preto é ausência de luz.
Estes raster têm extensões de .Jpeg ou .PNG. Existem outros como Gif, BMP e TIFF, mas para design de logos estes dois são suficientes.
JPG/JPEG: Joint Photographic Experts Group
Jpegs são muito comuns na internet porque apresentam boa compressão sem grande degradação da imagem, o que resulta num ficheiro de tamanho pequeno, que carregará rapidamente.
PNG: Portable Network Graphics
Imagens PNG não perdem qualidade durante a edição, permitindo transparência (sem fundo branco, ao contrário dos Jpeg).
Potenciais problemas
O seu logótipo será usado em vários meios e locais diferentes, algumas vezes possivelmente até sem o seu conhecimento. Cada meio e local terá diferentes tamanhos e feitios, o que poderá causar problemas de visibilidade e inteligibilidade se o logótipo não se adaptar bem.
Para evitar que o seu design pareça mal, o logótipo deve ser concebido por uma agência profissional para se poder adaptar aos vários meios e tamanhos onde será usado. Ajuda se a agência que lhe fizer o logótipo lhe mostrar variações diferentes de mockups, ou seja, exemplos de meios onde o logotipo será usado.
O seu logótipo poderá igualmente ter variantes, tais como lettering + símbolo, ou só o lettering, ou só o símbolo, ou o lettering por cima do símbolo, lettering ao lado do símbolo, conforme a variação e o meio e tamanho onde será aplicado.
Se o seu logótipo tiver um símbolo, por vezes este poderá ser usado sozinho. O símbolo (ou ícone) apenas deve ser usado sozinho se ele for reconhecido pelo seu público-alvo. Aplicação no exterior do seu edifício, ou favicon do website.
Empresas como a Apple, McDonalds e Nike podem ser capazes de remover a tipografia e exibir apenas o símbolo, mas isto é devido ao seu marketing contínuo e à sua exposição mundial para com o consumidor, e o papel que têm na cultura popular. Seria presunçoso da nossa parte pensar que o nosso logótipo consegue fazer o mesmo.
Variações em pequenas dimensões
Se o novo logótipo é para ser usado em pequenos tamanhos, poderá ser útil desenhar diferentes variações do design para este fim, que podem resultar em menor detalhe.
Isto tem sido relativamente falado devido ao tópico do responsive web design, em que os dispositivos móveis de pequena dimensão são cada vez mais comuns, e os princípios aplicam-se de forma semelhante no mundo da impressão.
Ficheiros de logótipo a enviar: sumário
Vetores (Ai, PDF e EPS)
- Versão CMYK
- Versão Pantone (opcional)
- Versão preto&branco
- Versão positiva
Ficheiros raster (em RGB)
- Jpeg
- PNG
Variações de logótipo (opcional)
- Variações de mockup
- Variações de tamanho
Ao saber que tipo de ficheiros da arte-final do logótipo deve receber, poderá ficar descansado(a) sabendo que todo o material necessário para imprimir a sua marca de forma profissional.
Informação simples mas bastante relevante e útil. Há uns anos atrás ter-me-ia facilitado imenso a vida.
Sim, é bom estar informado quanto a isto. Que tipo de dificuldade tiveste há alguns anos atrás com isto?