O Google apresenta quatro tipos de “correspondência” para palavras-chave que pode licitar na plataforma de Adwords, contendo vários tipos de especificidade na sua segmentação. É bom perceber como é que elas funcionam, mesmo de forma básica, mas não é completamente claro que tipo de correspondencia de palavras chave deverá escolher para as suas campanhas.

Vamos começar pelo básico. Poderá saber mais sobre as opções de correspondencia de palavras-chave na documentação do Google ou ler este artigo para uma análise mais profunda. Mas antes, um vídeo que o ajuda a escolher as suas palavras-chave.

Como Escolher as Palavras-chave Corretas

Introdução à correspondência de palavra-chave

Correspondência exata é a licitação para a palavra exata na qual quer licitar, onde o seu anúncio apenas é desencadeado se o utilizador no Google pesquisar exatamente[palavra-chave]. Portanto, poderá licitar em [casaco de pele para homem], e o seu anúncios apenas aparecerá se este termo tiver sido pesquisado, apenas desta maneira e nesta ordem.

Correspondência frase apresente algum controlo exato sobre a base mais importante das palavras chave nas quais quer licitar, mas permite também algumas variações na frase que os utilizadores podem pesquisar. Pode determinar um conjunto de palavras que quer manter na sua ordem exata, mas que está disposto a que o seu anúncio seja desencadeado mesmo que as palavras extra sejam incluídas na pesquisa, antes e depois o seu conjunto, “palavra-chave”. Esta correspondência de frase é colocada com “aspas”. Assim, se licitar em “casaco de pele”, o seu anúncio aparecerá para pesquisas de casacos de pele, casacos de pele de homem, casacos de pele de mulher, bons casacos de pele (repare que há palavras antes e após a nossa ‘base’, que é “casacos de pele”).

Correspondência ampla é usado quando quer que o Google mostre o seu anúncios desde que haja pelo menos uma ligação aos termos da sua frase. A ordem das palavras não importa neste caso, estando a dar ao Google a liberdade de fazer várias ligações com outros termos. Esta correspondência não usa formatação específica (como os parêntisis rectos ou aspas das outras correspondências), fica simplesmente assim, palavra-chave. Ao licitar em casacos de pele fará aparecer anúncios para casacos de pele para homem, bons casacos de pele, mala em pele, pele macia, casaco silva, e por aí fora.

Correspondência ampla modificada dá maior flexibilidade de alcance em relação à ampla, permitindo especificar palavras-chave que têm de estar na consulta de pesquisa. Para licitar numa frase ampla, mas querer uma palavra-chave específica, adicione um + antes da palavra-chave, +palavra-chave. Portanto ao licitar em +casaco de pele retornará resultados para casacos de pele, mas apenas para aqueles contendo a palavra casaco.

Correspondência de palavras-chave

Quanto mais amplo o termo de pesquisa, maior a hipótese de que estar a licitar (e pagar) para termos irrelevantes que lhe estão a custar dinheiro. Pode especificar que não quer que os seus anúncios apareçam para termos contendo palavras chave negativas. Pode especificar as palavras chave negativas em termos exatos, frase, e amplos, para controloar como quer que essa exclusão seja determinada.

Esta tabela ajuda a explicar.

 

Palavras-chave negativas na sua conta

-cachecóis de seda

(Ampla negativa)

-“cachecóis de seda”

(Frase negativa)

-[cachecóis de seda]

(Exata negativa)

cachecóis de homem

gravatas de homem

cachecóis de seda

gravatas de seda

cachecóis prenda de seda

cachecóis de seda

cachecóis de seda prenda

cachecóis gravatas algodão de seda

cachecóis de seda mulher

cachecóis de algodão

 

Que correspondência é melhor?

Há alguns factores a ter em conta para o ajudar a decidir quais destes escolher. Considere os seguintes parágrafos como linhas de orientação, pois pode haver casos onde os objetivos ditam uma estratégia diferente e contra-a-maré, para funcionar melhor.

Está a começar apenas com a correspondência ampla?

Não caia no erro de usar apenas correspondência ampla, ou estará a esbanjar dinheiro a torto e a direito. A correspondência ampla tem menor taxa de conversão e tem de ser complementada com alguma segmentação inteligente. Enquanto que a correspondência ampla pode ser útil para trazer mais visitantes (através do maior alcance), estará a trazer pessoas que não irão contactar ou comprar. Deverá estar disposto(a) a investir o seu tempo para analisar relatórios de termos de pesquisa para identificar palavras chave que não deveriam lá estar, e adicionar palavras-chave negativas à sua lista. Correspondência ampla sem negativas é largar dinheiro à rua.

Então e quanto às palavras negativas?

O relatório dos termos de pesquisa mostram problemas que pode corrigir, mas se quer ser proactivo antes de começar, use o planeador de palavras-chave do Google e pesquise por termos amplos. Irá encontrar palavras chave negativas na lista sugerida de resultados.

Que estratégia usar para o tipo de correspondência?

Use todos os tipos de correspondência. Cada tipo de correspondencia de palavras chave tem o seu propósito, que pode não ser imediato quando começa. Experimente-as a todas e perceba quais as que têm bom desempenho e quais deve cortar. Não invista demasiado do seu orçamento em termos gerais que são menos relevantes do que os seus termos exatos, que estarão mais propensos para converter. Não tenha medo de licitar mais em termos exatos para ter melhores resultados.

Pense nas três correspondências como três tipos de biscoitos. A propósito, se gosta destas analogias, leia também Porque é que as redes sociais são como a Nutella no pão.

A correspondência exata são os biscoitos maiores que mete no fundo do frasco, são aqueles que se vão converter melhor. A correspondência de frase são os biscoitos de tamanho médio que coloca em cima dos outros para um desempenho razoável. A correspondência ampla são os biscoitinhos que mete em cima dos anteriores, para encher o resto do frasco de forma organizada. Aqui a ideia é não colocar os pequenos antes de meter os maiores, porque senão, não cabem todos e nao vai ter os melhores resultados.

Não precisa de versões de ampla, frase e exata em todos os termos da sua lista, mas convém que pelo menos os termos de maior volume tenham todos os três tipos de correspondencia de palavras chave.

Se tiver pouco orçamento…

Não use correspondência ampla. Invista o seu orçamento em termos mais exatos porque estarão mais propensos para se converterem. Mesmo que gaste mais por clique, e se soube o que está a fazer, na maioria dos casos, esses cliques irão ser mais valiosos para si a longo prazo.

Se quiser mais volume e branding do que conversões…

Então use correspondência ampla, pois é para esse fim (de perceção, branding) que ela é apropriada. Em vez de gastar mais em termos exatos, faça uso da ampla com palavras chave negativas para fazer licitações com juízo.

E a correspondência de frase?

Vai depender do caso. Em certos casos pode gastar mais porque está a alcançar uma maior audiência, mas a converter menos porque os seus termos não são específicos o suficiente. Mas o melhor é testar, deixar correr a campanha, e manter olho nela.

Devo licitar na minha marca? Como faço isso?

Licite na sua marca ou qualquer produto importante com uma correspondência exata. E se precisar de gestão profissional e ajuda em como não esbanjar o seu dinheiro, contacte a nossa agência porque sou um profissional qualificado que faz isto diariamente.

Quer uma introdução ao Adwords? Leia estes recursos educacionais.

Recursos básicos

Fundamentos marketing Google: Adwords
Fundamentos marketing Google: Planeador Palavras-Chave

Recursos avançados

Como chegar ao seu público-alvo com a Rede de Display do Google
6 dicas para aumentar CTR no Adwords
Como fazer campanha Remarketing no Google Adwords

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment