Vídeo é uma das melhores coisas que pode fazer neste momento no Facebook. O ano de 2014 registou um grande crescimento em carregamentos e visualizações de vídeos, tanto que o Facebook relata que há cerca de 1 bilião de visualizações de vídeo diariamente.
Uma questão que marketers e empresas se colocam é “como usar vídeo no facebook para crescer o meu negócio”. Neste artigo vou mostrar de forma fácil como usar o vídeo, e o seu smartphone, para dominar o Facebook.
Como usar video no Facebook para crescer o meu negócio?
Filme um vídeo que queira ser partilhado
Ninguém vai ver um vídeo que faz publicidade pura a um produto. Antes de começar a gravar seja o que for, pergunte-se isto: “o que posso fazer para que as pessoas queiram partilhar este vídeo?”
Eis algumas dicas para fazer vídeos interessantes que pedem para ser partilhados.
- contam uma história – o storytelling é uma arma poderosa que tornará o seu conteúdo mais propenso de ser partilhado do que se fosse apenas promocional.
- relacional – o conteúdo dos vídeos deve se relacionar com a audiência.
- invocam emoções – faça uso de humor e emoções positivas, pois funcionam bem.
- são pessoais – mostram aos utilizadores que há uma pessoa real por trás do ecrã.
- são curtos e bons – um estudo mostra que vídeos curtos funcionam melhor nas redes sociais.
Um vídeo filmado no seu smartphone não será capaz de competir com um vídeo filmado por um profissional a nível de qualidade de produção e experiência profissional… mas também não tem de ser.
Partilhar uma experiência pessoa ou apresentar os bastidores da empresa e os empregados pode funcionar, e muito bem, para humanizar a sua marca, e para isto não é necessário equipamento topo de gama nem software de edição de vídeo.
Apresento algumas ideias para os seus vídeos.
- Filmar a demonstração dum produto ou serviço (tutorial).
- Entrevista a um cliente (testemunho).
- Apresentar o portfolio (melhor para serviços mas pode funcionar com produtos).
- Mostrar um evento na sua indústria.
- Apresentar-se a si própriou e/ou a sua equipa (bastidores).
Apimente os vídeos com apps
Acrescentar transições, texto e mesmo faixas de áudio ao seu vídeo pode transformar um vídeo banal em algo bastante profissional.
Se tem um iPhone, o iMovie poermite escolher temas, filtros e efeitos, assim como cortar e editar clips específicos.
Se tem um Android, a Trimmer Vídeo AndroVid de forma semelhante ao iMovie, e é gratuito.
Existem outras apps que pode igualmente usar, como a Vyclone, ReelDirector e Magisto.
- Vyclone – permite combinar vídeos com os vídeos dos seus amigos para mostrar vários ângulos dum objeto ou situação.
- ReelDirector – tem vários efeitos para escolher, como sobreposição de texto, marca de água e dublagens.
Carregue o vídeo diretamente no Facebook (não no youtube)
Antigamente a maioria dos vídeos partilhados no Facebook eram carregados primeiro para o Youtube (ou Vimeo, ou outros) e depois partilhados via um link no Facebook.
Aconselho a carregar o seu vídeo diretamente no Facebook, pois de acordo com o Social Bakers, a partilha de vídeos no Facebook é maior do que no YouTube.
Os vídeos carregados diretamente no Facebook parecem ter mais visualizações do que aqueles partilhados pelo YouTube, Vimeo, e outros. Mesmo na nossa agência, verificamos que temos mais visualizações quando carregámos diretamente os vídeos sobre Otimização do Google Analytics para o Facebook.
Partilhe na sua página Facebook
Presto, é só isto. O seu vídeo está pronto para ser partilhado pelos seus fãs no Facebook. Descreva uma breve explicação do vídeo após carregar para que os seus fãs saibam o que esperar dele quando clicarem em Play. Veja o exemplo dum vídeo que carregámos no Facebook.