Em artigos anteriores, apresentei os conceitos básicos do Google Adwords e Google Analytics. Se ainda não leu esses artigos, vá agora lê-los e volte para ler o resto deste artigo, porque esses dois artigos apresentam termos com os quais deverá já estar familiarizado.
Com este conjunto de artigos, a minha intenção é explicar as opções existentes de marketing do Google de forma a ser de fácil digestão.

Neste artigo vou explicar como tirar maior partido duma campanha Adwords. Vamos fazer isto através duma ferramenta chamada Planeador de Palavras-Chave, e como identificar os termos ideais nos quais se deve concentrar para o seu negócio.

Recorde-se do termo de anúncio de pesquisa que mencionei no artigo anterior. Um anúncio de pesquisa é o texto por cima ou do lado direito dos resultados de pesquisa do Google. O Planeador de Palavras-Chave é como você determina quais os termos de pesquisa nos quais se deve concentrar.

O que é o Planeador de Palavras-Chave?
O Planeador Palavras-Chave é um serviço disponibilizado pelo Google que lhe permite analizar termos de pesquisa por popularidade, tráfego e concorrência. Também pode ajudar a encontrar novas palavras para segmentação.

O que pode o Planeador de Palavras-Chave fazer por mim?
O Pleneador Palavras-Chave permite-lhe tomar decisões apropriadas sobre em que palavras se deve concentrar, quanto deve licitar, e mesmo que tipo de conteúdo criar para o seu website.

Ao usar o planeador, poderá encontrar volume de pesquisa (n.º pessoas a pesquisar mensalmente) e nível de concorrência (volume de empresas a licitar) para um determinado termo de pesquisa. Também poderá ver uma estimativa das impressões diárias (as vezes que o seu anúncio iria aparecer) e cliques diários para os diferentes níveis de licitação. Isto ajuda-o(a) a gerir o seu custo por clique (CPC) para tirar o maior partido do seu orçamento.

Como funciona
Entre na sua conta Adwords e vá ao Planeador de Palavras-Chave que está sob o separador de Ferramentas e Análise.

Planeador de Palavras-Chave
Pode escolher do seguinte:

  • Pesquisar novas ideias de palavras;
  • Obter volume de pesquisa (quantas pessoas pesquisa) para uma determinada palavra;
  • Obter estimativa de tráfego (quantos cliques pode esperar) para uma palavra;
  • Multiplicar listas de palavras-chave (obter novas ideias baseadas em outras palavras);
  • Escrever uma palavra e obter a informação que procura.

Como pago pelo Planeador de Palavras-Chave?
Não paga. O planeador palavras chave é gratuito de se usar, mesmo que não tenha uma campanha ativa no Adwords. Poderá até usar a ferramenta mesmo sem ter uma conta Google Adwords, embora tenha de digitar uma série de números e letras de cada vez que quiser fazer uma pesquisa.

Está mais claro como é que o Planeador Palavras-Chave o(a) pode ajudar a obter melhor resposta do seu investimento? Coloque-nos questões nos comentários pois outros poderão ter a mesma dúvida.

Artigos relacionados:
Fundamentos marketing Google: Adwords
Fundamentos marketing Google: Analytics

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.