Escolher nome para empresa

Começar um negócio com um bom nome é meio caminho andado para o sucesso, mas nem sempre é fácil escolher nome para empresa, encontrar o “tal”, e muitas vezes excelentes ideias de negócio pecam pela escolha de um mau nome.

Neste artigo, vou mostrar como poderá encontrar um nome único, fácil de memorizar e de entender.

Escolher um bom nome empresa ou negócio pode ser uma tarefa difícil. É difícil encontrar um nome que seja memorável, distinto e que não esteja já a ser usado por outra empresa.

Vamos ver algumas das decisões, que irá enfrentar ao tentar encontrar um nome para o seu novo negócio. Ao considerar as suas opções e os prós e contras de cada escolha, vai ver que se torna mais fácil escolher um nome que funcione para o seu negócio.

Nomes descritivos vs Nomes abstratos

Primeiro precisa decidir por qual destes dois grupos vai optar. É muito frequente vermos nomes descritivos em negócios online, um nome descritivo é um nome que descreve exatamente o que a empresa faz ou vende, como por exemplo “Florista Online”.

A vantagem de um nome descritivo é que não existe margem para dúvidas em relação ao que você faz. A desvantagem, é que pode ser um pouco simples e sem criatividade.

Os nomes abstratos não são tão diretos e não nos dizem o que a empresa faz. À primeira vista estes tipos de nomes podem parecer absurdos, mas geralmente são mais memoráveis.

Este tipo de nomes é interessante, porque geralmente têm uma história por detrás da sua criação, o que gera envolvimento com os clientes ou potenciais clientes.

Se optar por escolher um nome abstrato, esteja ciente que vai ter de investir mais em marketing, para tornar claro para os seus potenciais clientes o que você faz. Isto vai exigir mais tempo e dinheiro.

Existe quem opte por misturar estes dois tipos de nomes, o nome “Flickr” por exemplo, não descreve que é um site de armazenamento e partilha de fotos, mas sugere que as imagens estão envolvidas.

Fazer lista de nome para empresa

Nesta fase é uma boa ideia juntar algumas das suas ideias para o nome da empresa, negócio ou marca ainda não é altura para se preocupar se os nomes são bons ou não, até poderá acabar por não optar por nenhum dos nomes nessa lista inicial, mas é útil ter uma lista com alguns nomes para refinar.

Tente pensar em cinco nomes descritivos e cinco nomes abstratos. Agora vamos começar a refinar a sua lista, sinta-se livre para juntar nomes se quiser, não tem de se manter com estes dez primeiros nomes até ao final deste guia.

O que importa é chegar ao final deste guia, com pelo menos um nome que preencha todos os critérios abaixo.

O seu potencial nome destaca-se o suficiente?

Pode algum dos seus potenciais nomes ser confundido com um negócio existente, ou poderá estar a usar um nome de uma marca já registada?

Pesquise no Google os seus nomes e veja o que lhe aparece nos resultados de pesquisa. Risque da sua lista todos aqueles que pareçam muito semelhantes a outras marcas ou sites que encontrar.

E nem pense em considerar usar o plural, um hífen ou uma versão mal escrita de um domínio já estabelecido, você vai passar anos a ver o seu trabalho e esforços de marketing a enviar tráfego para o outro domínio.

Também, recomendo que pesquise no site do INPI – Instituto Nacional da Propriedade, para saber se esses nomes são uma marca registada ou não. Tentar lançar o seu negócio com um nome que é semelhante a uma marca já registada, pode acabar por lhe sair caro.

O seu nome é fácil de escrever?

O seu nome e domínio têm de ser fáceis de escrever, se o seu nome é difícil de perceber ou é facilmente confundido com outra palavra, tem uma batalha difícil pela frente.

É provável que muitos dos seus novos clientes venham do boca-a-boca, se as pessoas não conseguem escrever o seu domínio ou pesquisá-lo online com precisão com base no que ouviram, vai estar a perder visitantes e potenciais clientes.

Clientes do boca-a-boca

Eis alguns maus exemplos:

  • Demasiado longo: comprefloresfrescasdocampoonline.pt
  • Difícil de pronunciar: flores-do-campo-online.pt
  • Fácil de confundir: sales2you.com vs salestoyou.com

  • O importante é que qualquer pessoa que ouça o seu nome consiga escrevê-lo corretamente, remova qualquer nome da sua lista que não passe neste teste.

    Outros fatores importantes

    Eis alguns dos fatores, que geralmente são partilhados por nomes de marcas mundialmente conhecidas. Certifique-se que o seu nome inclua tantos destes fatores quanto possível o ideal é tê-los as todos.

    É fácil de lembrar

    Um potencial cliente pode ouvir falar de si ou ler sobre o seu negócio online ou clicar em links nas redes socias e visitar o seu site, acaba por sair e pode esquecer como o descobriu pela primeira vez.

    Rapariga portátil com lâmpada

    Portanto, o nome da sua empresa tem de ser fácil de se lembrar, do que serve ter um site incrível se as pessoas não conseguem lembrar-se do seu nome.

    É o mais curto possível

    Quanto mais curto mais fácil é de memorizar e escrever, mais facilmente nos lembramos do nome floresonline.pt do que comprarfloresdocampo.pt.

    Os nomes mais curtos, também são mais facilmente partilhados nas redes sociais.

    Não faça uso de hífens nem de números

    Sugiro que não faça uso de hífens nem de números no seu nome, vai gerar imensa confusão quando tiver de dizer que o número no seu domínio não é por extenso ou vice-versa, e quando usa um hífen/traço quando dito verbalmente duplica o tamanho do seu domínio.

    Evite modas ou as últimas tendências

    Uma coisa a ter em conta são as tendências. Como existem tantas marcas por vezes torna-se difícil o nome que queremos estar disponível, erros ortográficos propositados ou “trocadilhos” com palavras tornou-se uma tendência, como é o caso do “flickr ou do “bit.ly”, assim como entrou em moda para as empresas de tecnologia usarem o TLD “.io”.

    Evite ir em modas ou tendências, pois estas tão depressa vêm como vão. Se mesmo assim, quiser optar por uma tendência, faça o seu trabalho de casa e analise bem se será uma tendência a longo prazo ou vai acabar por se desatualizar rapidamente e transmitir uma imagem de uma marca desatualizada.

    Registar o domínio

    Mesmo que não esteja a pensar levar o seu negócio para o online nos primeiros tempos, é importante que registe o nome do seu domínio, para mais tarde não ter dissabores, se não o fizer corre o risco que alguém se apodere do seu domínio antes de si.

    Depois de ter chegado ao nome final, identifique todas as extensões de domínios que quer usar e certifique-se de registar todas o quanto antes.

    Pergunte ao público

    Feita a sua escolha não se esqueça de testá-la, pergunte aos seus amigos, familiares ou potenciais clientes se gostam e se percebem o nome da sua empresa, marca ou negócio.

    Perguntar ao público

    Tente recolher feedback honesto, sobre ao que apela e o que poderá ser melhorado. Isto não significa que terá de mudar a sua escolha, mas poderá querer enfatizar benefícios particulares da sua marca precocemente nos seus esforços de marketing, se o nome em si não comunicá-los claramente.

    Resumindo

    Uma das razões que pode ser tão difícil escolher um nome para empresa, negócio ou marca, é que não existe maneira de prever o futuro.

    Hoje em dia, “Amazon” soa como um bom nome, muito em parte por causa do sucesso que a empresa tem. Mas, quando foi escolhido pela primeira vez, em 1995 nem todos pensavam assim.

    Na verdade, Amazon era o terceiro nome da lista usado pelo fundador Jeff Bezos. O primeiro foi “Cadabra”, mas foi riscado da lista quando alguém percebeu “Cadaver” em vez de “Cadabra”. Como vê, nem sempre a nossa primeira escolha pode ser a mais adequada.

    Estas são as minhas dicas para ajudá-lo(a) a escolher um nome para a sua marca ou negócio. Espero que estas dicas o(a) ajudem a fazer a escolha certa.

    Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com o seu projeto, entre em contacto connosco.

    Design Logótipo
    Crie a sua marca com orgulho
    a partir de €200

    Deixar uma resposta

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    clear formPost comment