Executivo ao telemovel

Precisar de ajuda e escolher um consultor de marketing para gerir as suas campanhas e a sua conta é uma boa decisão para um(a) empreendedor(a) e para as empresas, mas encontrar alguém bom e de confiança pode ser um problema.

Com este artigo, espero ajudar a encontrá-lo um(a) profissional com o qual se sinta bem a trabalhar, sugerindo que se pergunte a si mesmo estas cinco questões.

1. Que serviço de email marketing quer?
Convém ter uma ideia definida ou uma estratégia para saber como é que integrar email marketing no seu marketing mix o(a) irá ajudar. Explique bem o tipo de tarefas (ou questões) que gostaria que o consultor de email marketing fizesse por si. Assim, não há espaço para dúvidas sobre o que quer que ele(a) faça por si.

2. O consultor de email marketing sabe analisar métricos e analíticos?
Enquanto todos se concentram em vendas e resultados brutos, é necessário, antes de tudo isso, saber o que está, ou não, a funcionar. Sem algum tipo de métricos nunca vamos saber que percentagem (10, 20, 50%?) estão (se é que estão) a ser abertos. Não é esse o propósito dum email marketing inteligente?

Ao escolher um consultor de email marketing aprofunde nesta questão e pergunte que plataforma de email (MailChimp, Aweber, E-goi, etc), serviço ou software eles conhecem melhor e que tipo de métricos ou analíticos poderão produzir para as suas campanhas de email marketing.

3. O consultor sabe criar modelos e escrever persuasivamente emails?
Deve saber, se serão eles a criar o design+HML do modelo de newsletter que usará para os seus emails, conteúdo visual, e texto. Um bom modelo newsletter custa dinheiro, mas poderá ser usado daí para a frente.

Em relação às imagens, será o consultor que as terá de arranjar? Ou se for o cliente a fornecê-las, já virão tratadas profissionalmente ou caberá a ele(a) essa responsabilidade? E o texto, é necessário que o consultor forneça serviços de copywriting para escrever texto que puxe a atenção das pessoas?

Tudo isto tem de ser combinado, mas após estar resolvido é um alívio ter alguém que é capaz de fazer toda aquela atividade sem precisar de grande orientação ou direção da sua parte, para que se possa concentrar em atividades mais importantes.

4. O consultor de email marketing é capaz de criar listas de leads?
Convém, saber as pessoas para quem está a enviar os seus emails. Não são apenas os clientes atuais que interessam, mas também potenciais clientes, que poderão não comprar agora, mas poderão comprar no futuro. Para isso deve-se acompanhar quem se vai registando, quem respondeu, e se fizer sentido, fazer segmentação de listas desses potenciais clientes para uma melhor organização de conta.

5. O consultor consegue agregar valor sem parecer chato?
O consultor de email marketing deverá ser capaz de acompanhar a lista de email, conduzindo-os pelo funil de vendas sem parecer agressivo.

Quando enviamos email a alguém que preencheu um formulário no seu website ou mostrou interesse em receber informação sua e da sua empresa, convém haver um fluxo preparado de emails para lhes enviarmos. Por exemplo, se eles descarregaram um guia (como este) que tem no seu website, deve haver um email preparado para ser enviado automaticamente a agradecer-lhes por terem preenchido o formulário, e ao mesmo tempo apresentar-lhes um link para download do guia.

É aqui que o fluxo de emails pode continuar, talvez alguns dias ou uma semana mais tarde, no qual fazemos follow up, apresentando alguma dica, ou outro guia, ou algo que acrescente valor ao subscritor.

Existe uma linha ténue entre agregar valor e ser chato, e um bom consultor de email marketing deve saber como evitar isso, para cultivar relações duradouras com os clientes e potenciais clientes.

Conclusão

Da próxima vez que tiver de contratar um consultor de email marketing já sabe que questões lhe pode colocar a ele(a) e a si próprio(a). Espero que este artigo o(a) tenha ajudado.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment