Mãos num computador tablet

Porque é que o seu website precisa de ser móvel – e como o fazer

Sem dúvida alguma, o uso de tablets (aparelhos móveis do género iPad ou Asus Nexus) por parte dos consumidores e negócios está a crescer a passos largos, e a tendência é para aumentar. Um dado curioso é que cada vez menos empresas estão a comprar menos PCs (computadores de secretária) e em vez disso estão a virar-se para tablets. Dado isto, é óbvio porque é que o seu website empresarial deve ser amigo dos aparelhos móveis. Se ele ainda não o for, quais são alguns dos factores a ter em conta ao otimizar o seu website para uso móvel?

Use imagens inteligentemente

A capacidade de mostrar fotografias com boa resolução é uma componente apelativa dos computadores tablet como é o caso do iPad, mas é necessário ter a certeza que as suas fotos carregam depressa tanto numa tablet como num telefone. Vários estudos citados pela própria Google mencionam que 60% dos utilizadores esperam que os websites mobile carreguem em 3 segundos ou menos, portanto não deixe que as suas fotos o atrasem ou o deixem de parte. Certifique-se que elas estão devidamente otimizadas com bom tratamento.

Diga sim ao design responsivo

A nova tendência no web design é o chamado “design responsivo”. O design responsivo num website significa que um website criado nesta técnica será apresentado de tal maneira a que será automaticamente adaptável ao aparelho a ser usado pelo utilizador e mostra diferentes tipos de resolução e orientação de ecrã diferentes, além de outras vantagens. Esta pode ser uma solução singular mais eficiente do que a maneira antiga de desenvolver websites para cada tipo de aparelho ou browser.

Use elementos de forma consistente

O seu website deverá ter o mesmo aspeto visual e qualidade gráfica quer seja visto num computador de secretária, portátil, num tablet ou num smartphone. O logótipo no seu website, cores, fontes e outros elementos que constituem a sua imagem de marca deverão ser consistentes em todos os aparelhos a ser vistos para que o seu website seja fácilmente reconhecível.

Crie uma navegação simples

O menu navegacional num ecrã digital duma tablet ou smartphone é diferente da navegação dum rato ou dum teclado. Tenha atenção ao design tendo em conta o potencial efeito do “dedo gordo”, certifique-se que os utilizadores conseguem facilmente bater, tocar, digitar ou mover os ícones que querem sem tocar nas teclas erradas por engano.

Olhe para a sua competição

Antes de modificar o seu website para utilização em aparelhos móveis, verifique o que é que os seus concorrentes estão a fazer. Preste atenção àquilo que você gosta ou não gosta quando acede aos websites deles a partir de aparelhos móveis. O que é que parece que está a faltar que você poderia adicionar ao seu website móvel? Ou, o que é que é desnecessário no website deles que pode eliminar do seu?

Peça emprestado dos profissionais

Há algum website que você visite frequentemente, ou ocasionalmente, a partir dum aparelho móvel da qual tenha tido uma boa experiência como utilizador? Quer ou não estas empresas estejam no seu ramo, tome nota daquilo que torna a experiência tão agradável, e copie um pouco do mesmo design, navegação e usabilidade para o seu próprio website móvel.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment