hashtags no facebook

Uma hashtag, representada pelo símbolo cardinal (#), são termos ou expressões associados a algum tipo de informação. O Facebook anunciou que irá implementar hashtags para ajudar a impulsionar conversações, ao mesmo tempo que ajuda os utilizadores a encontrar conteúdo ou informação na qual eles possam estar interessados.

As hashtags no Facebook irão permitir adicionar contexto a um post ou indicar que faz parte duma discussão maior. Quando clicas numa hashtag no Facebook, vais ver uma feed daquilo que outras pessoas ou páginas estão a dizer sobre esse evento ou tópico. – Greg Lindey, Facebook.

Ler notícia oficial: http://newsroom.fb.com/News/633/Public-Conversations-on-Facebook

O Twitter popularizou o uso de hashtags, que foi por sua vez usada por outras redes sociais como o Instagram (controlado pelo Facebook), Tumblr e Pinterest. As hashtags vão fazer basicamente a mesma coisa que elas fazem no Twitter. Esta funcionalidade está, aos poucos e poucos, a ser implementada junto dos utilizadores e páginas.

Eis como funcionam as hashtags do Facebook

Quando você clica numa hasthag em qualquer sítio no Facebook, seja na sua feed de notícias, na sua página, num perfil dum amigo, uma lightbox irá aparecer mostrando as pessoas e páginas que usaram a mesma hashtag em ordem cronológica.

Eis o exemplo de como é que a lightbox parecerá quando clicamos na hashtag de #NBAFinals.

hashtags no facebook

Vai ser dado ênfase nas pessoas e páginas às quais o utilizador já está ligado, mas eles também serão capazes de ver pessoas e páginas fora da rede deles. Isto significa que você vai ter mais uma oportunidade para ser encontrado(a) por um público maior que ainda não gostou da sua página.

Use hashtags para promover o seu conteúdo

Use as hashtags como um sistema de etiquetas que você rotula em conteúdo que partilhe na sua página Facebook. Escreva simplesmente #hashtag (mas com a sua própria etiqueta a nomear) em qualquer sítio do seu post ou estado no Facebook.

Por exemplo, se você partilhar uma imagem sobre uma série televisiva que goste, do género The Walking Dead ou Game of Thrones, e que a imagem se consiga relacionar com o sua indústria, use as hashtags #TheWalkingDead ou #GameofThrones no final do post. Desta forma, as pessoas que estejam à procura de conteúdo sobre alguma dessas séries, irão provavelmente encontrar o seu post, achá-lo engraçado, e partilhá-lo com os amigos.

Note como a hashtag é uma oportunidade para ser criativo(a) com o conteúdo visual que você partilha no Facebook: use aquilo que é popular e está em voga para mais facilmente apelar ao seu público-alvo, ao seu mercado.

Dicas para usar hashtags no Facebook

É verdade que aqui em Portugal o Twitter tem, regra geral, pouca adesão, é mais usado no mercado Anglo-Saxónico, no entanto, se você é entendido(a) nestas matérias, provavelmente já está familiarizado(a) com o uso das hashtags no Twitter, pois foi lá que elas foram popularizadas. Eis, de qualquer forma, algumas dicas.

  • Torne os posts de hashtag públicos. Para se certificar que os posts aparecem na lightbox hashtag, os seus posts não podem estar restritos.
  • Crie hashtags para eventos. Se está a promover um evento, crie uma hashtag única para cada evento, e encorage os seus fãs a usarem a hashtag quando se referirem ao evento.
  • Mantenha as hasthags curtas. #estahasthagégrandeparacaneco – isto é muito comprido. As hashtags devem ser curtas para ser facilmente reconhecíveis em termos simples de usar.
  • Não use hashtags irrelevantes. Se coloca uma hashtag no final do seu post, e não está nada relacionado com o seu post, então isso é considerado spamming. No exemplo do #TheWalkingDead, é uma hashtag que estamos a usar com base numa imagem ou post que colocámos que se relaciona com essa série e com a nossa indústria (é relevante para ambos os públicos).
  • Crie hashtags únicas. Se está a criar uma hashtag única, faça algumas pesquisas para saber se ela por acaso já não existe.
  • Ainda não tem esta funcionalidade?

    Não faz mal se ainda não tem acesso à funcionalidade hashtag. É típico do Facebook implementar estas mudanças de forma gradual, por vezes numa amostra de utilizadores, até propagarem para todos os utilizadores. Enquanto espera, comece a pensar em formas criativas de usar as hashtags na sua página Facebook.

    Artigo relacionado: Incorporar publicações no Facebook

    Como Envolver os Fãs no Facebook



Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

1 comentário

  1. Eu queria saber como criar um pagina no facebook (tipo comunidade) com “#” no inicio como por exemplo #Clube dos homens…se alguem souber mande um email pra [email protected]

    att.

    André Mesquita

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment