www-microsite

Tem sido palco no mundo do marketing digital online, com maior incidência no B2C (Business to Consumer), criar microsites para produtos específicos. Cada vez mais empreendedores e empresas estão a abrir os braços para esta ideia devido às vantagens para criar um microsite. Considere estes pontos seguintes quando criar um microsite.

Benefícios nos motores de busca
Muitas pessoas no marketing criam microsites para o valor do ponto de vista do SEO. Um microsite pode ser muito específico no que toca ao produto ou mercado para o qual está a apontar. Isto pode ajudar a aumentar a posição nas pesquisas porque os motores de busca percebem assim sobre o que é que o seu site e conteúdo é constituído. Os microsites contribuem para isto com URLs ricas em palavras chave. Se um website tem uma palavra chave na URL, poderá ter um aumento de posicionamento para essa palavra específica.

Mantém visitantes num tópico ou zona específica
Há campanhas onde queremos que os visitantes mantenham a atenção num serviço ou tarefa específica. Pense numa campanha de PPC (pay-per-click) ou num esforço promocional nas redes sociais. Neste tipo de campanhas, podem haver um conjunto de ações específicas que queremos que os visitantes tomem, tais como descarregar um ebook ou preencher um formulário para pedir uma proposta.

Por vezes uma landing pagepágina específica criada para uma ação de conversão pode ser suficiente para alcançar estes objetivos. No entanto, se está à espera que os seus visitantes estejam interessados em conteúdo educacional antes de tomarem algum tipo de ação, poderá fazer sentido criar um site para que eles assim possam fazer.

Ao criar um microsite orientado para um propósito específico, vai garantir que os seus visitantes estão concentrados apenas naquele conteúdo, produto ou serviço que você acha que eles estarão interessados em subscrever.

Liberdade criativa
As empresas por vezes têm marcas pré-definidas, sub-marcas, e design específico, e os microsites apresentam a possibilidade de mostrar um pouco mais da sua cultura e criatividade. Já que o seu microsite não é parte do seu website atual, poderá usá-lo para criar algo que fuja à norma, seja mais apelativo, ou que vá ao encontro dum projeto que poderá não ser apropriado para o website principal.

Recrutamento
Um microsite pode ser bom para ajudar a recrutar talento para as empresas. Os potenciais recrutas querem ver e saber a sua cultura e aprender do que é que a empresa é feita. Um microsite é um bom meio para mostrar justamente isso ao permitir manter os candidatos num site que está apenas virado para eles. Você sabe que eles irão ter vontade de ler o que lá está porque é algo que lhes interessa.

Novos mercados
Quando uma empresa decide comercializar para um novo público ou mercado, é importante certificar-se que esse novo segmento recebe a mensagem correta. Implementar esta mensagem num website existente pode ser um pouco confuso para os outros mercados atuais da empresa. Assim, elas podem optar por criar um microsite que irá ter esta nova mensagem a transmitir. Os visitantes que constituam este novo público-alvo irão para o microsite em vez do website principal. Isto permitirá que a mensagem em ambos os sítios seja claro e orientada de acordo com o segmento de mercado.

Na DesignPT Agência Digital, nós servimos B2B e lidamos com muitas empresas. Se, por exemplo, um cliente nosso fosse uma empresa de contabilidade, uma sugestão nossa poderia ir ao encontro de criar-se um microsite que aponte para um tipo de indústria específica que aquele contabilista poderia-se concentrar.

Ao seguir as orientações em acima, vai chegar à conclusão que os microsites podem ser bons para alcançar certo tipo de objetivos numa campanha de marketing.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment