Guia de recursos para redes sociais

As redes sociais podem ser um mercado relativamente novo, mas já tomaram de assalto outras áreas, pois influenciam o comportamento do consumidor e têm as suas próprias regras e aplicações, desde fins humanitários até ao marketing.

Pode parecer complicado conseguir saber tudo o que há para saber com o social media e com o marketing das redes sociais.

Por isso mesmo é que este guia está cheio de recursos úteis para empresas, pequenas e grandes, profissionais, marketers e freelancers, poderem saber tudo o que precisam para criarem campanhas de marketing eficazes nas redes sociais.

Isto é uma lista extensa, e não está por ordem de preferência.

➀ – Ferramentas de redes sociais

1.1. Ferramentas de analítica de redes sociais

  1. Quintly apresenta analítica para Facebook, YouTube, Twitter e outros. Tem um painel personalizado onde se pode adicionar widgets para dados que se quer monitorar, e permite ainda ver o desempenho (benchmarking contra a concorrência. Preço a partir de $129/mês.
  2. Socialbakers é uma plataforma de analítics, monitoramento, gestão e publicidade das redes sociais. Tem várias funcionalidades e é uma das empresas mais conhecidas no mercado. Preço a partir de $129/mês.
  3. RivalIQ proporciona uma vista panorâmica da sua presença online face aos seus concorrentes e monitorar o desempenho e mudanças entre eles e você. Preço a partir de $99/mês.
  4. Trendspottr é uma ferramenta que faz previsão de tendências de tópicos nas redes sociais ou na internet, podendo medir temas que estão a ser partilhados e falados. Preço a partir de $199/mês, com período à experiência gratuito.
  5. Tweetbinder analisa hashtags no Twitter, quantas vezes estão a ser usadas, os líderes de opinião que as usam, quando é usada, etc. Preço: $45/mês, com plano gratuita.
  6. Zuum foca-se em 3 áreas principais na sua analítica: o seu desempenho vs concorrência; o desempenho do seu conteúdo; e quem influencia a sua comunidade. Preço a partir de $250/mês com plano gratuito.
  7. Twtrland proporciona análise detalhada das contas Facebook, Instagram e Twitter dos seus concorrentes. É possível, por exemplo, fazer uma pesquisa a fundo de utilizadores, divididos em categorias, no Twitter, sabendo assim quais os melhores influenciadores. Preço: $49/mês
  8. Tweetreach analisa um tweet no Twitter e mostra a informação com base em quantas pessoas viram o tweet; quem partilhou o tweet, entre outros. Preço: $99/mês
  9. Scoreboard Social compara o seu desempenho face ao Facebook, Instagram e Twitter da concorrência. Preço $14/mês, com período à experiência gratuito.
  10. Crowdbooster além de mostrar dados de analítica, mostra recomendações para melhorar, do género, a que alturas publicar o seu conteúdo ara maior impacto, e possibilidade de agendar o conteúdo. Preço: $9/mês.
  11. CyBranding permite ver informação sobre quaisquer hashtags usadas no Twitter, e quais os maiores influenciadores (líderes de opinião) que as usam. Preço: a partir de $29/mês, com período gratuito à experiência.
  12. Hashtracking mostra estatísticas sobre hashtags no Twitter com arquivagem ilimitada de relatórios. Preço: a partir de $29/mês, com trial gratuito
  13. Locowise monitoriza campanhas, analisa os resultados destas e gera relatórios visualmente apelativos. Preço: a partir de $120/mês, com trial gratuito inicial de 14 dias.
  14. Simply Measured é uma potente ferramenta de analítica que gera relatórios bem detalhados e visualmente bem formatados para uma série de redes sociais, podendo exportar também para Excel. Preço: a partir de $500/mês.
  15. Spider permite pesquisar no Twitter por empresas ou pessoas atráves de filtros de pesquisa avançada. Preço: a partir de $49/mês com trial gratuito disponível.
  16. Twitter Analytics é a ferramenta de estatísticas oficiais do próprio Twitter, que está disponível na sua conta. Preço: grátis.
  17. Followerwonk apresenta uma espécie de gráfico social dos utilizadores no Twitter, útil para perceber os nossos seguidores ou pessoas de influência com as quais faça sentido nos ligarmos. Preço: a partir de $84/ano, com plano gratuito disponível.
  18. Tailwind é uma ferramenta de analítica para o Pinterest com várias opções disponíveis. Preço: a partir de $9.99/mês.
  19. Steady Demand é uma analítica dedicada ao Google Plus que analisa o desempenho do seu perfil ou página Google+. Preço: a partir de $12/mês.
  20. Circlecount é uma ferramenta de analítica para o Google+ que permite analisar o seu perfil e os perfis de outros, desde que estejam adicionados à sua diretoria. Preço: Grátis

1.2. Ferramentas de gestão de redes sociais

  1. Buffer é uma ferramenta de gestão que permite publicar e agendar conteúdos pontualmente ou colocá-los em fila de espera. Também dá acesso a estatísticas para saber o desempenho das partilhas que fez. Preço: a partir de $10/mês
  2. MavSocial proporciona uma boa gestão das redes sociais e bom apoio em conteúdo visual. Inclui várias redes sociais (incluindo Chinesas). Preço: a partir de $30/mês. Tem plano gratuito.
  3. AgoraPulse é uma ferramenta de gestão de redes sociais que suporta o Facebook, Twitter e Instagram, com aplicações para criar sorteios, concursos e do género. Preço: $39/mês.
  4. Meshfire é uma plataforma que deixa a uma equipa fazer a gestão do Twitter através dum boletim de tarefas a fazer entre os membros. Preço: $8/mês com trial gratuito disponível.
  5. Oktopost está mais virado para o mercado B2B. Suporta o Facebook, Twitter, LinkedIn (incluindo Grupos) e Google+. $9/mês, com trial gratuito disponível.
  6. Hootsuite é bem conhecida no mercado pelas suas capacidades de gestão de várias redes sociais conhecidas. O plano gratuito permite fazer muita coisa. Preço: $25/mês. Tem plano gratuito.
  7. Edgar é uma ferramenta de partilha de conteúdo em que se pode adicionar conteúdo por categorias. É possível escolher a frequência com que partilhamos conteúdos a partir de certas categorias. Preço: $49/mês.
  8. Bundlepost ajuda a encontrar e partilhar conteúdo relevante de forma simples e descomplicada. Tem uma feed de conteúdo gerada a partir de RSS, Google Alerts, entre outros, para adicionar a uma fila de espera e poder agendar e lançar o conteúdo numa data destinada. Preço: a partir de $19.99/mês.
  9. Sprout Social é uma ferramenta de gestão de redes sociais conhecida que permite aos utilizadores comunicar mais eficazmente e aumentar a interação nas plataformas sociais (inclui Twitter, LinkedIn, Instagram, Facebook, Google+). Preço: $59/mês. Trial gratuito disponível.
  10. Symphony Tools é especialista para a partilha de conteúdo visual nas redes sociais. Preço: $29/mês. Trial gratuito disponível.
  11. Raven Tools é um conjunto de 30 ferramentas disponíveis num único sítio. Apresenta formas de gerir e monitorar o posicionamento nos motores de busca, assim como publicidade no Google e gestão de redes sociais. Preço: 99/mês.
  12. Around.io ajuda lojas e vendedores online a promover e a vender os seus produtos através dos canais sociais. $9.99/mês com trial gratuito de sete dias.
  13. Falcon Social é uma ferramenta de gestão de redes sociais para agências grandes e marcas com várias redes sociais. Preço: Caro, de certeza. Contactar Falcon Social.
  14. Hootlet é um plugin/extensão do Hootsuite que se instala no browser (é seguro) que permite colocar conteúdo em fila de espera e agendá-lo para altura escolhida. É semelhante ao que o Buffer permite fazer. Preço: $10/mês. Plano gratuito disponível.
  15. Komfo apresenta uma série de ferramentas de marketing, analítica e gestão para as redes sociais (incluindo apps para o Facebook). Preço: contactar Komfo. Plano gratuito disponível (mas limitado).
  16. Socialbro ajuda a fazer a gestão do Twitter, a aumentar os seguidores e a interação com estes nesta rede social. Tem ainda uma componente de analítica disponível. Preço: $13.95/mês. Plano gratuito disponível.
  17. Iconosquare é uma ferramenta focada na gestão do Instagram. Preço: Grátis.
  18. Schedugram é uma app de agendamento de conteúdo para o Instagram, podendo-se fazer o carregamento de conteúdo a partir da web, e para várias contas, e com possibilidade de agendamento de publicações. Preço: $25/mês, com plano gratuito.
  19. Circloscope é uma ferramenta de gestão de círculos no Google+, mostrando pessoas relevantes para serem adicionadas aos círculos.
  20. Friends Plus Me permite publicar conteúdo no Google+ e partilhá-lo para outras redes sociais como o Twitter e LinkedIn.

 

1.3. Ferramentas pesquisa de líderes de opinião

  1. BuzzSumo é uma ferramenta que analisa o desempenho de determinado conteúdo na web, com base num tema ou utilizador. Coloque uma palavra-chave na web app e o resultado mostrará o tipo de conteúdo mais partilhado por tema (ou utilizador) para aquela palavra. Preço: 99/mês. Plano gratuito disponível.
  2. Inkybee consiste numa série de ferramentas para ajudar a montar uma campanha de marketing digital, ao encontrar blogs e pessoas influentes em certas áreas, gerindo as comunicações, para melhor desenvolver relações com essas pessoas. Preço: $79/mês.
  3. Twtrland proporciona análise detalhada das contas Facebook, Instagram e Twitter dos seus concorrentes. É possível, por exemplo, fazer uma pesquisa a fundo de utilizadores, divididos em categorias, no Twitter, sabendo assim quais os melhores influenciadores. Preço: $49/mês
  4. Little Bird é uma ferramenta que analisa pessoas influentes nas redes sociais, e a que outros influenciadores estão elas ligadas no Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros, baseado num sistema de pontuação. Preço: contactar Little Bird.
  5. GroupHigh existe para contactar e desenvolver relações com bloggers. Tem uma base de dados gigante (+10 milhões) de blogs divididos por categorias, com informação sobre eles. Preço: $625/mês.
  6. BuzzStream é uma ferramenta de pesquisa de pessoas influentes na web, para criar conexões com estes e gerir relações. Preço: a partir de $29/mês.

1.4. Ferramentas de social commerce

  1. Around.io ajuda lojas e vendedores online a promover e a vender os seus produtos através dos canais sociais. $9.99/mês com trial gratuito de sete dias.

1.5. Apps de marketing para redes sociais

  1. AgoraPulse é uma ferramenta de gestão de redes sociais que suporta o Facebook e Twitter, com aplicações para criar sorteios, concursos e do género. Preço: $39/mês.
  2. Antavo proporciona software para criar concursos e programas de lealdade, que podem ser usados no Facebook ou no seu website. Os programas de lealdade “gamificam” a experiência do utilizador para aumentar a interação deste com a sua empresa. Preço: a partir de $15/mês
  3. Easypromos apresenta uma série de apps para criar concursos, sorteios e similares, disponível para web, móveis, Facebook e Twitter. Preço: $15 por promoção.
  4. ShortStack permite criar concursos e várias outras promoções no Facebook. Tem vários templates (modelos) disponíveis por onde escolher, que depois pode personalizar ao seu gosto. Preço: $29/mês. Tem plano gratuito.
  5. Strutta é uma plataforma para criar sorteios e concursos para o Facebook e Instagram. Preço: $250 por promoção.
  6. Votigo proporciona uma série de ferramentas para concursos, sorteios, brindes, e possibilidade de gestão e agendamento de conteúdos no Facebook, Twitter e Google+. Preço: $250/mês.
  7. SocialAppsHQ é um conjunto de apps promocionais para serem usadas no Facebook, para aumentar o envolvimento dos fãs e interagirem mais com a página. Têm ainda um serviço de monitorização de redes sociais, que pode ser comprado à parte das apps. Preço: social apps por $1.99/mês e app de monitorização por $49/mês.
  8. Tabsite é um software para promoções no Facebook para criar campanhas personalizadas nessa rede social. Preço: $29.95/mês.
  9. Offerpop é uma plataforma de marketing de redes sociais, que proporciona campanhas e hashtags gerados pelo utilizador, e apps para criar concursos, promoções e social commerce. Preço: contacter Offerpop
  10. Heyo é uma app para criar concursos, promoções e descontos no Facebook. É fácil de configurar e criar um concurso num instante. Preço: $25/mês.
  11. Kontest é um conjunto de apps para o Facebook, com 33 tipos diferentes de campanhas promocionais e apps com vista a aumentar a interação das pessoas para com a sua página. Preço: a partir de 15€/mês ou 29€ por promoção.
  12. Pagemodo é uma ferramenta para criar (colocar) apps na sua página Facebook, tais como concursos, formulários de contacto, vender produtos, fotos de perfil, entre outros. Preço: $6.25/mês.

1.5. Ferramentas de curadoria de conteúdo

  1. Scoop.it tem álbuns (boards) onde se pode adicionar conteúdo encontrado na web. As pessoas podem seguir os seus álbuns e partilhar o seu conteúdo. Boa ferramenta de curadoria de conteúdo. Preço: $12.99/mês. Plano gratuito disponível.
  2. Paper.li é como um jornal online, em que o conteúdo pode ser publicado para as pessoas às quais está ligado. Preço: $9.99/mês. Plano gratuito disponível.
  3. Feedly é uma web-app que permite aos seus utilizadores subscreverem-se a blogs e notícias, para receber atualizações quando novos artigos tiverem sido publicados. Preço: $5/mês. Plano gratuito disponível.
  4. Bundlepost ajuda a encontrar e partilhar conteúdo relevante de forma simples e descomplicada. Tem uma feed de conteúdo gerada a partir de RSS, Google Alerts, entre outros, para adicionar a uma fila de espera e poder agendar e lançar o conteúdo numa data destinada. Preço: a partir de $19.99/mês.
  5. ContentGems monitoriza mais de 200 fontes noticiosas baseado em temas e palavras-chave que o utilizador cria, para encontrar conteúdo, que é depois enviado por email para o utilizador. Preço $9/mês. Plano gratuito disponível.
  6. Storify encontra, organiza e partilha informação encontrada na internet. Pode-se criar uma história como uma coleção de conteúdo (ex.: tweets, links) tirado da web, que esteja relacionada com a história. Preço: gratuito com um plano de Enterprise disponível.

1.6. Ferramentas de infográficos e design

  1. Canva é ferramenta conhecida de criação de imagens que ajuda a criar imagens com um design apelativo através de modelos já criados, com background e tipografia. Preço: gratuito com uma versão paga ($1 por imagem premium).
  2. Ease.ly é uma ferramenta de criação de infográficos, com uma lista disponível de templates, por categorias, que podem ser editados e personalizados a gosto. Tem um interface fácil de usar. Preço: gratuito.
  3. Camera Plus, ou Camera+, permite “apimentar” imagens, com opções para melhorar o brilho, saturar as cores, aplicar filtros, entre outras. Preço: a partir de $3.99.
  4. Word Swag é uma app para colocar texto em imagens. Pode-se aplicar o texto em qualquer sentido e direção que queiramos. Preço: a partir de $2.99.
  5. Piktochart é uma ferramenta de criação de infográficos, com modelos (templates) pelos quais se pode escolher, e personalizar a gosto. Preço: a partir de $29/mês.
  6. Venngage permite criar infográficos com base em vários modelos disponíveis, podendo igualmente editar os elementos dos mesmos, com opção de exportar o infográfico em pdf ou png. Preço: a partir de $19/mês. Plano gratuito disponível.
  7. Infogr.am é uma ferramenta de criação de infográficos. Tem templates disponíveis à escolha, e podem ser embutidos em websites, Facebook, etc. São igualmente responsivos. Preço: a partir de $18/mês. Plano gratuito disponível.
  8. Diptic pode ser usado para criar um conjunto de imagens numa única imagem, que depois pode ser partilhada nas redes sociais. Preço: $0.99.
  9. LICEcap grava algum tipo de conteúdo no seu ecrã e guarda-o como GIF animado. Podia usá-lo, por exemplo, para mostrar alguns segundos de com fazer alguma coisa no Word. O LICEcap grava esses segundos no seu ecrã e guarda como GIF animado. Este GIF pode ser colocado no seu website e corre automaticamente. Preço: gratuito.
  10. Picmonkey é uma ferramenta simples de edição de imagem, que permite rapidamente acrescentar texto a uma imagem, fazer outras edições e partilhá-la. Preço: $4.99/mês. Plano gratuito disponível.

1.7. Ferramentas de criação e edição de vídeo

  1. 8mm cria vídeos num estilo antigo que parece que foi gravado com uma daquelas câmaras “old school” de 8mm. Preço: a partir de $1.99.
  2. Cinemagram permite fazer GIFs animados, mas com a particularidade de poder mexer apenas uma parte da fotografia, em que o resto da imagem fica parado. É um efeito visual bastante popular. Preço: gratuito.
  3. PowToon é uma ferramenta de criação de vídeo animado. Escolhe-se duma série de personagens e modelos existentes, e cria-se uma animação sequenciada. Pode-se ainda criar apresentações e embutir vídeos nas mesmas. Preço: a partir de $19/mês. Plano gratuito disponível.
  4. GoAnimate é uma ferramenta de animação de vídeo fácil de usar, em que os elementos podem ser arrastados e colocados no interface para criar animações. Preço: a partir de $39/mês.
  5. Lapse It serve para captar e criar vídeos “time-lapse” (em que o tempo passa em velocidade, mas a câmara está no mesmo sítio) de qualquer sítio ou evento, que pode depois ser partilhado nas redes sociais. Preço: a partir de $1.99.

1.8. Ferramentas monitorização de redes sociais

  1. Brand24 é uma ferramenta de monitorização de palavras-chave em várias plataformas. Tem um preço acessível, e tem opções semelhantes a outros serviços mais caros. Preço: a partir de $19/mês.
  2. BuzzSumo uma ferramenta que analisa o desempenho de determinado conteúdo na web, com base num tema ou utilizador. Coloque uma palavra-chave na web app e o resultado mostrará o tipo de conteúdo mais partilhado por tema (ou utilizador) para aquela palavra. Preço: 99/mês. Plano gratuito disponível.
  3. Brandwatch é uma plataforma de monitorização das redes sociais que suporta cerca de 30 línguas e apresenta resultados de fontes noticiosas e sociais na internet. Preço: a partir de $800/mês.
  4. Socialbakers é uma plataforma de analítics, monitoramento, gestão e publicidade das redes sociais. Tem várias funcionalidades e é uma das empresas mais conhecidas no mercado. Preço a partir de $129/mês.
  5. Trackur é uma ferramenta de monitorização de redes sociais que fornece relatórios executivos, análises e pontuações de influenciadores na web. Preço: a partir de $97/mês, com trial gratuito disponível.
  6. Trendspottr é uma ferramenta que faz previsão de tendências de tópicos nas redes sociais ou na internet, podendo medir temas que estão a ser partilhados e falados. Preço a partir de $199/mês, com período à experiência gratuito.
  7. Sysomos tem duas soluções: o Heartbeat e o MAP (Media Analysis Platform). O Heartbeat é uma solução de monitoramento e medição em tempo real, que permite interagir com menções entre membros da equipa que partilhem o serviço. A MAP é uma ferramenta de pesquisa que analisa conversas na web e permite interagir com pessoas influentes. Preço para Heartbeat: a partir de 800/mês Preço para MAP: $2750/mês.
  8. Komfo apresenta uma série de ferramentas de marketing, analítica e gestão para as redes sociais (incluindo apps para o Facebook). Preço: contactar Komfo. Plano gratuito disponível (mas limitado).
  9. Falcon Social é uma ferramenta de gestão de redes sociais para agências grandes e marcas com várias redes sociais. Preço: Caro, de certeza. Contactar Falcon Social.
  10. Mention é uma ferramenta de monitorização de redes sociais para criar relacionamentos, gerar leads e gestão de reputação. Preço: $39/mês. Trial gratuito disponível.

➁ – Blogs recomendados sobre redes sociais

  1. Buffer’s Blog: Buffer Social é um blog que fala sobre produtividade, escrita, user experience, negócios, marketing e outro assuntos interessantes. No blog dão bons estudos de caso sobre marcas e empresas, testes e análises que tenham feito. Eles não supõem coisas, eles mostram factos.
  2. Mark Schaefer’s Grow Blog é um blog cujo objetivo é ajudar as empresas a ganhar melhor reputação, mais clientes, impacto e lucro. O blog do Mark funciona como uma “aldeia” de profissionais que se juntam em várias áreas, mas especialmente do marketing, partilhando ideias sobre as últimas tendências nas redes sociais.
  3. The Convince & Convert Blog é um dos blogs mais conhecidos sobre redes sociais, partilhando várias notícias sobre marketing, estratégia de conteúdos (content marketing) e também como incorporar marketing tradicional à mistura.
  4. Jon Loomer’s Blog é um blog para marketers e utilizadores avançados do Facebook. O Jon escreve sobre tutoriais de marketing detalhados, tais como anúncios, otimização e conversões.
  5. Rebeka Radice’ Blog é um blog que ajuda empreendedores e pequenas empresas no seu marketing digital. Ela foi nomeada como um dos melhores blogs nas redes sociais em 2015 pelo Social Media Examiner. Alguns dos artigos mais populares dela incluem como escrever um bom artigo, uma lista com tamanhos de imagens para redes sociais, como criar uma estratégia nas redes sociais, entre outros.
  6. Donna Moritz’s blog especializa-se em usar uma estratégia de marketing visual nas redes sociais, com dicas em como arranjar conteúdo visual e torná-lo parte integrante duma estratégia de marketing de conteúdos.
  7. RazorSocial Blog é da autoria do Ian Razor, um blogger e consultor que se especializa em criar conteúdo sobre ferramentas e como usar a tecnologia nas redes sociais para ajudar a criar boas estratégias e campanhas.
  8. Jenn’s Trends é uma especialista no Instagram e em marketing nas redes sociais, criando conteúdo sobre como usar o poder das redes sociais para os negócios.
  9. Simply Measured Blog é o blog duma plataforma de analítica (estatísticas) social que escreve sobre as últimas tendências e notícias nas redes sociais.
  10. SocialBros’s Blog é um blog que se foca em como usar o Twitter para fins empresariais, como criar uma marca no Twitter, arranjar mais seguidores e tornar seguidores em clientes.
  11. SocialMouths’ Blog apresenta dicas para ter sucesso online, escrevendo sobre redes sociais, tráfego, blogging, marketing de conteúdos, email marketing e conversões.
  12. Post Planner Blog foca-se em aumentar o envolvimento com as pessoas na web face à sua marca, apresentando estudos de caso de estratégias que criam o maior envolvimento com o consumidor, assim como dicas gerais em redes sociais.
  13. Dustin Stout’s Blog ajuda a contar a sua história através das redes sociais, e dicas para aumentar o alcance do seu conteúdo em plataformas como o Twitter, Google+, Pinterest, e outras.
  14. Danny Brown’s Blog partilha dicas em marketing nas redes sociais, dando a sua própria opinião sobre tendências e estratégias.
  15. Boom Social’s Blog é um blog que fala sobre social selling, ou seja, fazer uso de conteúdo e das redes sociais para vender mais. Dá dicas para tornar conteúdo viral, gerar mais tráfego para o seu website, e aumentar o envolvimento das pessoas para com a sua marca nas redes sociais.
  16. TopDog Social Media dá dicas sobre as últimas tendências nas redes sociais, e como estas podem ser usadas pelas empresas e marketers.
  17. Social Examiner um dos maiores e mais conhecidos websites sobre redes sociais, o Social Media Examiner é a bíblia sobre tudo o que se passa nas redes sociais. Um website a visitar, de leitura recomendada.
  18. Ignite Blog é o blog duma agência digital de redes sociais, partilhando dicas de Facebook marketing, tendências e estudos de caso para ajudar empresas a criarem estratégias que funcionem.
  19. HubSpot é uma plataforma/web-app de marketing conhecida, apresentando muitos recursos e conteúdos sobre marketing nas redes sociais, mas também sobre marketing de conteúdos, conversões, email marketing, e muitos outros.
  20. Mashable é uma das maiores fontes noticiosas online sobre o mundo das redes sociais, com dicas e notícias para estar ao corrente do que se passa nesta área.
  21. Social Fresh é o blog duma empresa de redes sociais com conteúdos centrados em artigos que são pouco discutidos, mas interessantes.
  22. Social Media Explorer é um blog com bons conteúdos sobre estratégias de marketing para usar nas redes sociais.
  23. Social Media Today tem artigos de autores que contribuem conteúdo interessante, com estudos de caso, dicas sobre redes sociais, mas também sobre websites, e negócios.
  24. Social Times AdWeek Blog Network tem conteúdos orientados para a indústria dos media, desde os media tradicionais (televisão, rádio, jornais), até às redes sociais.
  25. Duct Tape Marketing especializa-se em conselhos de marketing para pequenas empresas, com artigos à volta de melhorar a sua presença online, geração de leads e estratégias de marketing.
  26. Social Media & Marketing Daily é um blog de curadoria de notícias sobre marketing e redes sociais, com as últimas noticias e tendências. Bom recurso para se manter atualizado.

➂ – 30 especialistas redes sociais

➃ – Guias sobre redes sociais

  1. Getting Started with Social Media: A Resource Guide é um guia para iniciados nas redes sociais. Tem uma lista de recursos úteis para sair deste artigo bem entendido sobre as redes sociais.
  2. IBM Social Computing Guidelines foi originalmente concebido para colaboradores da IBM. É um artigo com um código de conduta de comportamento online, e um bom guia também para como uma pessoa se deve comportar nas redes sociais.
  3. BBC Editorial Guidelines é um guia editorial da BBC em como criar conteúdo que não tenha problemas legais. As linhas de orientação no guia ajudam produtores de conteúdo a lidar com eventuais problemas que pudessem ter com direitos legais.
  4. Intel Social Media Guidelines mostra como fazer parte do mundo das redes sociais, com três regras para interação com as pessoas: revelar, proteger, e usar senso comum.
  5. Mashable: The Beginner’s Guide to Social Media revela ser um bom recurso para principiantes para todas as redes sociais mais conhecidas, como o Facebook, Twitter,LinkedIn, entre outras. Tem ainda vários links para bons outros artigos na web.
  6. Kodak’s Social Media Tips partilha a experiência que a Kodak tem em primeira mão em usar redes sociais para fins empresariais.
  7. SAP Social Media Participation Guidelines é um guia de participação nas redes sociais orientado para os empregados da empresa, mostrando como usar blogs, Twitter, YouTube e LinkedIn.
  8. Q&A with Zappos CEO Tony Hsieh é um artigo com uma entrevista ao CEO da Zappos, o Tony Hsieh, que usa bastante o Twitter de forma eficaz. É um bom artigo para empreendedores saberem como usar o Twitter para se promoverem corretamente.
  9. Emory University 2013 Social Media Strategy and Guidelines são guias de orientação para criar uma estratégia nas redes sociais para ir ao encontro dos seus objetivos de negócio.
  10. Social Media Guidelines for Communicators é um guia para ajudar a criar modelos de comunicação para blogs e plataformas sociais.
  11. The Definitive Guide to Social Marketing apresenta-se como o guia derradeiro de marketing nas redes sociais, envolvendo tópicos como aumento de faturação, interação com as pessoas, vendas, e outros. Menciona também como treinar uma equipa de redes sociais, criar embaixadores de marca e bastantes outros temas relevantes.
  12. 5 Ways Business Can Optimize Social Data mostra como s empresas podem tirar partido de estatísticas sociais para melhor as suas estratégias de marketing.
  13. 65 Social Media Infographics that will Improve your Online Marketing são uma lista de infográficos com factos e estatísticas úteis sobre o consumidor e as redes sociais, com alguns dados bem interessantes.
  14. 65 Outsourcing Resources and Guides to Growing Your Business mostra como o outsourcing (terceirização de serviços) está a crescer e a tornar-se uma estratégia de negócios viável para ter crescimento e sustentabilidade numa empresa.

➄ – Eventos sobre redes sociais

  1. Social Media Strategies Summit
  2. Social Media Week
  3. Summit The Digital Marketing Experience
  4. Social Media Marketing World
  5. The Media Revolution
  6. Social Tools Summit
  7. AMPlify 2015 – The Employee Advocacy Conference in Waltham
  8. Social Media Camp
  9. Maximizing Social Media for Professionals and Business
  10. The Social Shake-Up Europe 2015
  11. The Corporate Social Media Summit
  12. Content Marketing World
  13. Inbound 2015
  14. Dreamforce
  15. B2B 2015 Marketing Forum
  16. Public Sector Social Media 2015
  17. Impact 2015: MRS Annual Conference
  18. ASCD Annual Conference Daily: Social Media Branding 101

Este guia tem o intuito de ser o recurso derradeiro sobre redes sociais, para todos aqueles que querem saber usar estratégias de marketing eficazes nas redes sociais, conhecer os métodos, identificar pessoas influentes, manter-se ao corrente de tendências e expandir o seu nível de conhecimentos.

Qual dos recursos achou mais interessante?


2 Comments

  1. Sem dúvidas um guia que ajudará muitas pessoas. Fiquei feliz em ver a AgoraPulse na lista, afinal trabalhamos no Brasil e em Portugual também. As especificações que fez, estão corretíssimas, mas também gostaria de dizer, que oferecemos monitoramento e gerenciamento do Instagram e breve lançaremos Google+ e Linkedin.

    Obrigada pelo espaço João.

    Att,

    Thiara

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formPost comment