Megafone com ícones

Com 1 bilião de utilizadores ativos diariamente, o Facebook é a maior rede social do mundo e apresenta uma série de anúncios e segmentações mais eficazes em relação a outras redes sociais.

O Facebook é a porta da frente para a terra da oportunidade, onde a relva é mais verde e cujas nossas galinhas são melhores que as da vizinha. Com esta grande rede social conseguimos chegar ao nosso público-alvo para alcançar os nossos objetivos.

10 tipos anúncios Facebook

Mas não podemos encostar-nos à sombra da bananeira e esperar que as coisas aconteçam magicamente. Os melhores anúncios Facebook combinam o aspeto viciante e atenção ao detalhe para que um bom anúncio vá ao encontro do interesse do utilizadores e que eles cliquem e cliquem e cliquem.

[bctt tweet=”Com anúncios Facebook chegamos mais depressa, mais longe”]

Este artigo mostra os diferentes tipos de anúncios para atrair mais clientes, promover-se melhor e atingir os resultados que está à procura.

Tipos de anúncios

O Facebook apresenta uma variedade de opções anúncios que pode usar de acordo com a sua situação para obter os resultados que precisa, sejam mais contactos, mais vendas ou promoção dos seus serviços.

Tipos de anúncio Facebook

Os tipos de anúncios Facebook – crie o seu anúncio no Gestor de Anúncios

  1. Cliques para o site – envie pessoas para o seu website
  2. Conversões no site – aumente conversões no site (necessário pixel conversão)
  3. Interação com a publicação da Página – promover publicações
  4. Gostos da Página – promover página e ter mais Gostos
  5. Instalações da aplicação – obter mais instalações da sua app
  6. Interação com a aplicação – aumentar envolvimento com a sua app
  7. Respostas a eventos – promover evento para aumentar participação
  8. Obter atenção local – alcançar pessoas perto de si
  9. Reclamações de ofertas – criar ofertas para pessoas resgatarem na loja
  10. Visualizações de vídeos – promover vídeos para que as pessoas os vejam

1. Cliques para o site

O botão reservar agora Facebook tira partido das funcionalidades extra do Power Editor. O botão reservar agora é um bom apelo à ação (call-to-action), e o endereço visível de destino (em baixo) pode ser personalizado no power editor para ser relevante para aqueles que vêem o anúncio. A imagem no anúncio é apelativa, mostrando o tipo de serviço a ser anunciado. O texto é simples e pede para o utilizador reservar agora o seu logótipo.

Botão Reservar Agora Facebook

2. Conversões no site

Conversões no site são usadas quando quer que as pessoas tomem alguma ação específica no seu website, como inscreverem-se numa newsletter ou comprarem um produto. A imagem deve incentivar o utilizador a clicar no anúncio para ir ao website fazer a compra. As conversões são rastreadas ao usar um pixel de conversão, para depois podermos ver estatísticas na secção de relatórios.

Botão comprar agora Facebook

Pode ainda criar uma variante “carrossel” dum anúncio de conversão no site. Esta variante permite ter vários sub-anúncios com conteúdos diferentes numa única publicação. Este carrosel pode ter uma call-to-action na publicação sem parecer confusa. Use imagens conforme o produto para serem relevantes para o utilizador.

Carrosel anuncio facebook

3. Interação com publicação

Uma interação com a publicação de página significa promover a publicação para ou alcançar mais dos seus seguidores (do que iria conseguir de forma orgânica), ou chegar a uma audiência desejada, cujas opções de segmentação pode escolher na criação do anúncio.

A imagem deve ser de alta qualidade e ir ao encontro do interesse do utilizador, devendo incentivar à ação, e apresentando uma proposição de valor. No anuncio de publicação em baixo, a descrição é clara e concisa, com um link para o site onde o utilizador pode descarregar o ebook.

interacao publicacao pagina anuncio facebook

4. Gostos da Página

Um anúncio de número de gostos duma página deve ser simples, mas também mostrar alguma razão para o utilizador querer fazer like na página. Agregue valor ao utilizador pois eles não irão “gostar” de si só porque você lhes pediu. Não olhe só para o seu umbigo, faça com que seja interessante clicarem para gostarem da sua página, apele ao interesse delas.

Anúncio de gostar de pagina Facebook

5 & 6. Instalações e Interação da aplicação

Estes dois tipos de anúncios permitem aos utilizadores instalar a sua aplicação a partir do botão de Instalar e Usar o aplicativo. Os botões são parecidos, mas o incentivo (apelo) à ação varia, conforme seja para instalar ou usar a sua app. O texto deve ir direto ao assunto, descrevendo o que faz a app, e as imagens deverão ser boas e conseguir mostrar a vantagem da app, pois este tipo de anúncio será visto em aparelhos móveis como tablets e smartphones, tendo de aparecer bem em pequenos ecrãs.

Intalar e usar app facebook

7. Respostas a eventos

Pode usar os anúncios Facebook para aumentar o atendimento para o seu evento. A imagem em baixo mostra como o anúncio aparece num computador de secretária (esquerda) e como será exibido num telemóvel (direita). O botão Aderir mostra como isto é um evento que existe, e a publicação tem um certo toque caseiro, com a imagem a apelar aos olhos (e barriga) do utilizador.

Respostas a eventos Facebook

8. Obter atenção local

Este tipo de anúncio é bom para empresas com uma localização física que esteja perto dos utilizadores aos quais o anúncio foi exibido. O botão tem uma call-to-action que inclui “Obter indicações” (direções), semelhante ao Trip Advisor.

Obter indicações Facebook

9. Reclamações de ofertas

O “reclame” de oferta Facebook permite criar um anúncio para o utilizador obter uma oferta a partir do anúncio, em vez de dar o passo adicional de ter de ir ao website através dum link e arriscar a que este não o faça. A oferta deve apelar rapidamente ao interesse do utilizador e ser breve e sucinta, com bom uso de imagem para acompanhar o texto.

Reclamar oferta Facebook

10. Visualizações de vídeos

O vídeo é uma componente importante no Facebook, e tem sido uma ferramenta poderosa, pois as publicações de vídeo têm um grande alcance Facebook. Com um anúncio de visualizações, pode alcançar e interagir com mais pessoas, sendo um tipo de publicação mais eficaz do que apenas texto ou imagens, desde que o vídeo seja apelativo e que haja interesse da pessoa clicar para ver o vídeo.

Visualização de vídeo

Guia de anúncios Facebook

Veja os tipos de anúncios existentes no Guia de anúncios do Facebook.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.