Branding para Redes Sociais

As redes sociais são uma parte essencial na comunicação de uma marca. Nos dias que correm se a sua marca ou negócio não está presente nas redes sociais, é quase como se não existisse.

Segundo a Statista existem 2.34 bilhões de usuários nas redes sociais, por todo mundo.

Só o Facebook tem 1.87 bilhões de usuários, como vê a não presença nas redes sociais reduz significativamente a chance de chegar a muitas pessoas.

Por isso, deixo aqui três dicas de branding para redes sociais e de como as usar com sucesso para crescer o seu negócio.

Dica 1: Encontre a rede social certa para a sua marca

Existem dezenas de redes sociais, mas não é viável criar uma campanha de marketing eficiente em 10 ou mais redes sociais diferentes.

Deve escolher três ou quatro e concentrar todos os seus esforços nas escolhidas. A escolha depende do seu mercado e do seu público-alvo.

Redes sociais icones

Eu recomendo que escolha entre as seguintes:

    Facebook: Com uma base de usuários extremamente diversificada que vai desde de adolescentes a profissionais, torna-o um local ideal para criar relacionamentos com os clientes. Tenha em conta que as pessoas estão no Facebook por lazer, se tentar vender desesperadamente os seus produtos ou serviços não vai funcionar.

    Instagram: Existem mais de 600 milhões de instagrammers, dos quais mais de 300 milhões usam os Instagram todos os dias, com uma média de 95 milhões de fotos e vídeos por dia. Não há como ficar indiferente a estes números e não importa quem é o seu público-alvo, ou a idade, sexo, ocupação é quase certo que vai alcança-los através do Instagram.

    Twitter: Só deve considerar esta rede social se fizer sentido a sua marca enviar mensagens regulares de notícias de última hora e atualização de produtos, por exemplo.

    LinkedIn: Esta não é uma plataforma visual o que a torna ideal para os prestadores de serviços.

    YouTube: Esta é a plataforma ideal se você vender produtos complexos. Um vídeo criativo e profissional, destacando as melhores formas de usar os seus produtos ou serviços, pode melhorar muito a reputação da sua marca.

    Pinterest: Esta é o oposto do LinkedIn, pois incentiva os usuários a fazer posts com imagens nos seus álbuns. Esta plataforma é ideal se a sua marca vende alimentos, bebidas ou está na indústria da moda.

Dica 2: Use imagens

A atenção dos consumidores é reduzida, portanto encher os posts com muito texto vai afastar os seus clientes ou pior ainda vão associar a sua marca a conteúdo chato, nas redes sociais.

Para fazer com que a sua marca se destaque faça posts com imagens e fotos nas suas páginas. De acordo com o Kissmetrics, os posts no Facebook com fotos recebem:

  • 104% Mais comentários
  • 84% Mais cliques
  • 53% Mais gostos

  • Quando se trata de escolher as imagens certas, pense nos gráficos e fotos que melhor resumem a sua marca.

    Dica 3: Crie a imagem de capa ideal

    A frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”, não poderia fazer mais sentido nas redes sociais. Quando se trata das redes sociais a imagem de capa é a sua imagem de marca, convém que cause boa impressão.

    Quando os seus clientes chegam à sua página é a primeira coisa que vêem, por isso deve ser uma representação da sua marca e o que ela representa.
    Eis algumas dicas, para uma boa imagem de capa:

    Consistência com o seu branding
    Pode parecer complicado, ter de fazer imagens de capa diferentes para cada rede social e mesmo assim que façam parte da sua marca, que os seus fãs olhem para a sua imagem de capa e a identifiquem com a sua marca.

    Brand - 3 Dicas de branding para redes sociais

    Um cliente deve ver a sua imagem de capa no seu Facebook e depois ir ao LinkedIn e não sentir que está a lidar com uma marca completamente diferente. Consistência é crucial nesta área:

      Cor: Escolha o mesmo esquema de cores para imagens, texto e logótipo. Se o seu público-alvo é mais velho use cores e fontes mais formais, se por outro lado o seu público-alvo é jovem use cores mais energéticas.

      Layout: Certifique-se que os seus posts seguem sempre o mesmo tipo de layout. Por exemplo, coloque o logótipo da empresa sempre no mesmo sítio, se optar por colocar o logótipo no canto inferior direito de uma imagem, tente seguir sempre este padrão. Usar o seu logótipo como um elemento de design consistente fará com que as pessoas reconheçam a sua marca mais rapidamente.

      Fonte(s): Escolha uma fonte que represente a personalidade da sua marca. Se a sua marca for mais formal uma fonte com serifas poderá ser uma boa escolha, por outro lado se a sua marca for para um público mais jovem e descontraído uma fonte sem serifas poderá ser uma boa solução.

    Use mais imagem
    Como já foi referido as imagens recebem muito mais atenção do que só texto. Por isso, faz sentido que a sua imagem de capa tenha pouco texto, assim também é mais fácil de ler e de memorizar.

    Dedique menos de 20% do espaço da imagem da capa ao texto.

    Use os tamanhos da imagem certos
    Em vez de adicionar imagens do mesmo tamanho em todas as plataformas, siga os tamanhos de cada rede social, para que as suas imagens não percam qualidade.

    As suas imagens vão ser exibidas em tamanhos diferentes em dispositivos diferentes, eis uma lista com as dimensões que irão fornecer a melhor qualidade para as suas imagens.

      Facebook: Imagem de capa 820 x 312pixels, imagem de perfil 170 x 170 pixels. Saber mais.

      Instagram: Para imagens de perfil 180 x 180 pixéis. Para fotos nos posts pelo menos 1080 pixels de largura. Saber mais.

      Twitter: Foto de capa 1500 x 500 pixels. Foto de perfil 400 x 400 pixels. Saber mais.

      LinkedIn: Foto de perfil 400 x 400 pixels. Foto de capa 1000 x 425 pixels e 4000 x 4000 pixels.

      YouTube: Para obter bons resultados em todos os dispositivos, o YouTube recomenda fazer o upload de uma única imagem de 2560 x 1440 pixels. Saber mais.

    As suas imagens devem estar em JPEG ou PNG.

    Conclusão
    O objetivo de uma página em qualquer rede social é se envolver com seu público-alvo e levá-los a partilhar o seu conteúdo.

    Páginas que têm conteúdo e imagens atraentes são muito mais propensas a serem partilhadas e aumentar o envolvimento.

    Portanto, sinta-se livre para escolher imagens e conteúdos “out-of-the-box”, desde que sejam consistentes com a sua marca.

    Existem poucas maneiras e mais acessíveis de atrair a atenção e de ganhar notoriedade do que uma campanha nas redes sociais. Espero que as dicas acima o(a) ajudem a atingir os seus objetivos.

    Gostou do artigo?

    Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

    Deixe uma resposta

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Post comment