Definir uma estratégia de marketing significa prestar atenção ao que os concorrentes estão a fazer com o marketing de conteúdos e esforços de SEO que empregam. A informação obtida da concorrência permitir-lhe-á criar estratégias e implementar táticas que funcionarão melhor para si e para a sua marca.

Fazer uma análise da concorrência permite-lhe saber o seguinte.

  • O tipo de conteúdo e ideias que têm mais tração mensurável pelo número de partilhas e (back)links gerados
  • Alguma falha nos seus planos quando comparados com a concorrência após analise da mesma
  • Forças e fraquezas da concorrência, e como as pode usar para sua vantagem.

Para medir os “números sociais”, as partilhas pelas várias redes sociais, apresento três ferramentas recentes que ajudam a saber que tipo de conteúdos são melhores para a concorrência.

1.ª ferramenta – Socialcrawlytics

Socialcrawlytics é uma ferramenta de analíticos social que analisa o desempenho de partilhas sociais a partir dum endereço. Ao avaliar como o conteúdo é partilhado em várias plataformas sociais, é possível saber que tipo de conteúdo está a ganhar mais tração em que rede social e como ela está a desempenhar face aos objetivos da mesma.

Para usar esta ferramenta, é necessário registar-se através da sua conta Twitter. Após o registo, coloque o endereço que deseja analisar e o Socialcrawlytics percorre o endereço e apresenta-lhe um relatório sobre como e onde o conteúdo foi partilhado.

Vantagens e funções de Socialcrawlytics

Homepage Socialcrawlytics

Para o endereço fornecido, o Socialcrawlyitics apresenta um panorama geral no “Page Report & Statistics” em várias plataformas sociais.

Page Report e Statistics

É possível ver a percentagem do desempenho social por rede social, assim como gráficos com detalhes sobre que secções e conteúdo associado está a ser partilhado.

Gráfico ou estatística de socialcrawlytics

Pode-se comparar o seu nível de partilha quando comparado com os sites da concorrência, e exportar os resultados categorizados por conteúdo, de forma a ter ideias sobre o tipo de publicações que pode criar para cativar a sua audiência.

resultados_pagina_social_crawlytics

Desvantagens de Socialcrawlytics
Seria bom poder ver alguma informação sobre os (back)links apontados àquele endereço para que se possam fazer comparações entre as partilhas sociais e os links, assim como obter mais informação sobre quem está a partilhar mais o conteúdo.

A ferramenta em si demora um pouco a extrair os resultados, portanto não saia da página pois o processo pode ser lento (as outras ferramentas descritas em baixo são mais rápidas). Apesar disso, pouco tira à informação que a Sociacrawlytics nos dá, pois os dados angariados por esta ferramenta são muito bons, especialmente tendo em conta que é gratuita.

2.ª ferramenta – Quick Sprout

A Quick Sprout é uma ferramenta de análise de websites do Neil Patel que tem uma série de funções que revelam informação útil sobre o desempenho de determinado conteúdo.

Vantagens e funções de Quick Sprout

  • É uma boa ferramenta tanto para principiantes como avançados em SEO (leia mais sobre SEO
  • Informação apresentada é simples e sintética
  • Dados podem ser descarregados em PDF ou Excel
  • Apresenta um panorama geral que pode ser analisado em maior pormenor

Ferramenta Quick Sprout

A análise do conteúdo da Quick Sprout cobre a rapidez do site, as palavras-chave, frases, número de links e análise de redes sociais, com informação alargada sobre que páginas geraram mais partilhas em redes sociais como o Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e Linkedin.

Partilhas sociais quicksprout

A análise da concorrência mostra como o site se compara face até outros três concorrentes.

Concorrencia na Quick Sprout

Desvantagens da Quick Sprout
Esta ferramenta mostra uma visão por inteiro dum website, e pode não ser especificamente boa para valiar o conteúdo só por si, ou a eficácia do marketing como faz a Socialcrawlyticvs e a Buzzsumo, o que pode fazer com que alguns utilizadores se sintam subjugados com a quantidade de informação que a Quick Sprout apresenta.

Ainda assim, a visão geral da análise do website que esta ferramenta dá é uma vantagem para aqueles que estão à procura de investir mais esforços a nível de SEO e mudanças de conteúdo no seu website.

Tome note que para perceber como o conteúdo está a desempenhar (além da quantidade de partilha social), os utilizadores têm de perceber como é que o mesmo está a ser apresentado nos diferentes aparelhos, quão rápido é que as páginas carregam e que palavras-chave estão a ser negligenciadas, tudo coisas que a Quick Sprout apresenta, e bem.

3.ª ferramenta – BuzzSumo

Enquanto que o BuzzSumo apresenta muita da funcionalidade já existente pela Socialcrawlutics e Quick Sprout, a simplicidade desta ferramenta, rapidez no carregamento e informação bem estruturada, faz dela uma ferramenta para perceber, fácil e bem, como é que um website ou página se está a comportar ao longo dos canais sociais na web.

Vantagens e funções de BuzzSumo
É necessário fazer registo (é rápido e gratuito) para usufruir da BuzzSumo. Após o registo é-nos apresentado uma visita guiada (rápida) de como a ferramenta funciona. O interface principal é simples e apresenta a informação de forma concisa relativamente ao desempenho social de diferentes páginas num determinado domínio (neste exemplo, o New York Times).

BuzzSumo desempenho social

Além de endereços, é possível pesquisar por tópicos sendo que a informação é facilmente filtrada por tipo de conteúdo e data.

São mostrados detalhes sobre os utilizadores twitter que partilharam o conteúdos, todos os quais podem ser filtrados por autoridade de página (page authority) ou seguidores (followers), e também filtrado por bloggers, influenciadores (influencers), companies (empresas), journalistas (jornalistas) e regular people (pessoas ordinárias, ahem).

BuzzSumo influenciadores

Pode-se pesquisar por influenciadores por tópico ou palavra-chave e a informação pode ser exportada em CSV ou ficheiro Excel.

BuzzSumo influenciadore ou palavra chave

Desvantagens BuzzSumo
Em comparação com a Socialcrawlytics e a Quick Sprout, a BuzzSumo é um pouco limitada pois só aparece informaçao dos utilizadores em cinco redes sociais e não investiga a fundo da maneira que as outras duas ferramentas fazem. Seria bom que o BuzzSumo mostrasse informação sobre quem partilhou o quê em outras redes sociais (apesar de, mesmo que fosse possível, isto poder ser limitativo devido às definições de privacidade das redes sociais e dos próprios utilizadores, mas fica a ideia).

De qualquer forma, os benefícios e funcionalidades atuais da BuzzSumo são bem superiores às “picuicies” que aqui apontei, e além do mais existe uma versão profissional em desenvolvimento que pode resolver algumas das questões apontadas.

Sumários das ferramentas apresentadas

Não é fácil escolher um vencedor. Apesar de serem gratuitas, cada uma delas tem as suas particularidades e vantagens que são úteis por uma variedade de razões.

Aconselho usar uma combinação de todas estas três ferramentas conforme o objetivo e o que tem em mente para investigar. Por exemplo, a Quick Sprout apresenta detalhe profundo sobre factores “on-page”, tais como keywords, rapidez de carregamento de página, e dados meta. Por seu lado, a Buzz Sumo mostra um panorama geral de onde o conteúdo está a ser partilhado (e por quem). A Socialcrawlytics, por sua vez apresenta um maior nível de detalhe, em que mostra percentages que podem ser exportadas para analisar posteriormente.

Artigo relacionado
Ferramentas para espiar a concorrência

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment