O LinkedIn é a rede social onde se concentra muita da atividade à volta de executivos e empreendedores(as). Mas e as empresas mais pequenas, como podem elas usar o LinkedIn para atingir os seus objetivos? Muitas PMEs com 100 ou menos empregados, usam as redes sociais para encontrar novos clientes e crescer o seu faturamento. O LinkedIn é uma delas que está a ganhar mais tração.

LinkedIn para atingir objetivos

O seu objetivo ao usar o Linkedin deverá envolver estes pontos.

  • Melhor e maior relacionamento com a sua rede de contactos;
  • Criar e manter credibilidade com conteúdo útil;
  • Aumentar o alcance da sua história/conteúdo usando os seus empregados.

Hoje, um perfil LinkedIn é um dos melhores cartões de contacto, e o conteúdo é uma ferramenta de networking. O LinkedIn não é um canal de vendas ou um sítio para fazer descontos ou auto-promoções descaradas. Esta rede social está a tornar-se cada vez mais editorial e a evolver como um canal de publicação eficaz, que quando usado corretamente, pode servir como uma boa base para qualquer pequena e média empresa criar a sua reputação com conteúdo e mão-de-obra dedicada à marca, e ao público.

10 dicas – LinkedIn para Pequenas e Médias Empresas

1. Crie uma página empresarial LinkedIn
Com quase 4 milhões de páginas empresariais (dados de 2014), é necessário entrar no jogo se quer ganhar o jogo. Além de ter um perfil pessoal formal e eficaz, é necessário ter uma página de empresa LinkedIn para amplificar a sua marca para com os seus clientes, empregados, distribuidores, entre outros. Uma página empresarial permite salientar os seus serviços, liderança de opinião e os seus empregados para criar uma credibilidade própria à sua marca.

2. Use a sua página empresarial como uma campanha PPC
Saiba o que é PPC ao ler isto.

Se a estratégia de marketing da sua empresa não inclui otimização de motores de busca, então devia (saiba as diferenças entre SEO e PPC). Deve garantir (ou delegar essa tarefa a alguém) que a sua empresa está quando os seus potenciais e atuais clientes procuram por si. Mais de 1 bilião de pessoas pesquisam anualmente no LinkedIn e quase 90% das compras nessa rede começam com uma pesquisa. Portanto, ao gerir o seu perfil pessoal e a sua página empresarial no Linkedin como se fossem uma campanha de pay-per-click (PPC), aumentará as hipóteses de que a sua empresa e conteúdo sejam “encontráveis”. Inclua palavras chave no seu título, sumário, âncoras de texto, descrições de trabalho e recomendações, para que possam ser encontradas nos motores de busca habituais (Google) e nas próprias pesquisas do LinkedIn.

3. Faça parte de grupos LinkedIn
O Linkedin relata que, em média, um utilizador junta-se a 7 grupos LinkedIn, portanto os seus clientes, evangelistas e concorrentes já lá estão. Um pouco mais de 70% dos clientes usa os grupos para pesquisar, fazer networking e tomar decisões de compra. Por curiosidade, existe um limite de 50 grupos aos quais se pode juntar. Não é preciso exagerar, mas junte-se a todos aqueles que sejam relevantes para si e a sua marca.

Não se junta apenas ao grupo. Participe, seja genuíno, e contribua. Não faça spam nem seja auto-promocional. Contribua e participe em 4 ou 5 grupos de forma regular, com outros empreendedores, distribuidores, media ou empresas.

4. Faça blogging no LinkedIn
Muitas decisões de compra são tomadas após lermos as opiniões dos outros. Assim, faz sentido que uma PME tenha artigos para colocar no blogue, no website e também no LinkedIn, para que se possa conectar com uma audiência maior. O conteúdo até pode ser o mesmo, aqui o importante é não ser auto-promocional e usar o blogging como uma ferramenta de networking que o(a) ajudará a ganhar credibilidade e expandir a sua mensagem para outras pessoas na sua rede.

5. Use os seus empregados
Aproveita os seus empregados como força de vendas passiva. Treine-os para que sirvam de embaixadores da sua marca no LinkedIn, conte a história da empresa ao mesmo tempo que faz uso da rede deles no LinkedIn.

6. Obtenha LinkedIn “endorsements”
Os LinkedIn endorsements ajudam a ganhar confiança aos olhos dos seus clientes e parceiros. Os endorsements são os números de cada competência que foram clicadas num perfil. Aproveite a reputação e os endorsements recebidos no seu perfil e no perfil dos colaboradores da sua empresa para criar mais credibilidade para a sua empresa.

7. Obtenha recomendações LinkedIn
Quando alguém diz bem sobre uma empresa, temos mais confiança nela. Aproveite o poder do boca-a-boca para que possa tirar partido disto em prol da reputação da sua empresa. As recomendações tanto para a sua empresa como para os executivos e empregados contribuem para isto.

8. Mostre o seu trabalho em vídeo, entrevistas e outros
Uma vantagem do LinkedIn é poder partilhar exemplos de trabalhos, liderança de opinião, pesquisa e um ponto de vista que ajuda em tomadas de decisão de compra, novas conexões ou melhores relacionamentos com clientes ou parceiros. Um exemplo poderia ser partilhar slides de algum projeto seria através do Slideshare integrado no LinkedIn.

9. Publique cinco ou seis updates
O LinkedIn não é sítio para colocar promoções ou descontos, mas sim para posicioná-lo e à sua empresa como uma autoridade. Publique cinco ou seis atualizações (publicações) ao londo do dia útil de trabalho, e de preferência de manhã enquanto tudo está mais fresco, para aumentar a sua exposição para os seus seguidores e conexões em segundo e terceiro grau.

10. Melhore o seu perfil
Cerca de metade dos perfis no LinkedIn não estão completos, o que significa que não irão aparecer numa pesquisa LinkedIn. Tal como acontece com uma casa, não pode vender a credibilidade dos seus produtos ou serviços a menos que melhore o seu interior. Faça uma auditoria ao seu perfil e peça ajuda se necessário para obter melhores resultados.

Como usa o LinkedIn

Como é usado o LinkedIn na sua empresa? Não pode usá-lo da mesma forma que usa o Facebook ou Twitter, porque são canais de distribuição diferentes, bem como têm tons diferentes (formal vs informal) e audiências diferentes.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment