SEO vs PPC

Que método de tráfego é melhor para a sua empresa?

Obter tráfego (visitantes) para o seu website é uma das coisas mais importantes que se podem fazer. Usar a pesquisa orgânica (SEO) ou anúncios pagos (PPC) depende dum número de factores, mas neste artigo vou fazer os possíveis para mostrar as vantagens e desvantagens a considerar.

Para mais informação, aconselho ler Diferenças entre SEO e PPC antes de continuar.

O que é o SEO?

Tráfego de SEO, Search Engine Optimization, ou em Português, Otimização dos Motores de Busca, é obtido ao conseguir bons posicionamentos naturais (orgânicos) nos motores de busca. Ao usar SEO, os resultados de pesquisa orgânica são gerados. Seguir melhores práticas SEO permite ao seu website ser apresentado nestas páginas de forma mais proeminente e mais frequentemente.

O que é o PPC?

PPC, Pay-per-Click, ou em Português, Pagar por Clique, é um meio de obtenção de tráfego que permite obter rapidamente listagens do seu website nos resultados patrocinados (anúncios) dos motores de busca ao pagar por isso. Paga-se o licitamente baseado em quão competitiva são as keywords (palavras-chave) escolhidas, quando alguém clica no anúncio para o seu website.

Facturação

Para a maioria das pequenas empresas, facturar é o que está a dar, e é o maior factor em obter mais tráfego para o seu website, aumentando os visitantes, prospetos e obter mais clientes. Esta é a razão óbvia de escolher SEO, porque o SEO envolve gerar tráfego gratuito.

É necessário ponderar sobre o SEO, pois a menos que saiba o que está a fazer e planeia a sua estratégia com cuidado, poderá estragar tudo ou empenhar-se com grandes investimentos.

Poderá ser que o custo seja menos do que os anúncios, mas pondere os requisitos de ter um bom sistema SEO cuidado. A questão é quanto está disposto a investir em cada opção antes de retornar algum lucro. Afinal de contas, se conseguir um retorno positivo, o preço de qualquer meio usado para comercializar o seu negócio deixa de ser um problema.

O custo do SEO

Regra geral, o SEO é um jogo que é jogado a longo prazo. Custa mais ao princípio em termos de tempo e dinheiro, mas os benefícios poderão ser bem grandes. Poderá ter de começar a investir no seu programa de SEO pelo menos alguns (ou vários) meses antes de começar a ver alguns resultados, porque leva algum tempo a criar uma boa presença orgânica.

Posto isso, o SEO é normalmente considerado de produzir um melhor ROI (retorno ao investimento) quando comparado com o PPC, sendo que em alguns casos o retorno é bastante superior.

A questão que se deverá colocar não é “quanto devo gastar mensalmente”, mas “quanto devo gastar antes de ver o retorno?”. Isto inclui talento, competências, esforço, tempo investido e pesquisa de analíticos e SEO, incluindo palavras chave na criação das suas páginas e conteúdos como artigos de blogue, distribuição em redes sociais e palavras bem colocadas em emails, call-to-actions e ofertas.

O custo do PPC

Não é fácil saber o custo que terá este meio. O verdadeiro custo em quanto você paga por cliente (por venda). Existe outro risco a ponderar, que consiste na sua taxa de conversão, algo que ainda sabe até iniciar uma campanha PPC.

Pode ter acesso a uma estimativa do custo por clique na sua indústria ao usar o planeador de palavras-chave do Google. A partir daí pode perceber quanto terá de gastar para comprar um certo número de cliques.

O número de visitantes que precisa dependerá do que está a vender. Para a maioria dos websites, cerca de 1000 cliques será suficiente para ter uma ideia aproximada da sua taxa de conversão. Com esses números poderá analisar quão lucrativa é a sua campanha de PPC.

Fazer o seu próprio SEO

Eu sou consultor numa agência digital mas o meu conselho é imparcial.

É possível fazer o seu próprio SEO. Se o seu orçamento é limitado e está agora a começar, então esta poderá ser a sua opção mais viável. O problema é que a maioria das pessoas falham redondamente no SEO, portanto a questão é se você se pode dar ao luxo de se dedicar a isto.

Colher os frutos do SEO depende em quão competitivia é a sua indústria. Se está a competir a nível nacional, é mais difícil do que a nível local. Fazer o seu próprio SEO depende também do tempo que tem disponível, das suas competências e capacidades ténicas.

PPC dá tráfego instantâneo

Uma das vantagens do PPC (Adwords) é que mal coloque dinheiro para os anúncios já está a obter tráfego. É rápido, é instantâneo.

A desvantagem é que pode não ter lucro suficiente para cobrir os custos. Se conseguir correr uma campanha de PPC eficazmente para gerar lucro, pode, em teoria, aumentar o seu orçamento. Se tiver a competência e experiência, pode sentir-se seguro(a) por estar a ganhar mais do que aquilo que está a gastar.

PPC é difícil de fazer bem

“É rápido e fácil” é a primeira tendência que as empresas e os empreendedores pensam. Mas isto depende da sua indústria e quão competitivo é o seu mercado.

Antes de iniciar uma campanha PPC, é boa ideia analisar a concorrência. Se o seu produto é algo específico ou único, então talvez o PPC possa ser bom para si.

Se no entanto vende produtos ou serviços de categorias mais comuns (com margens baixas), poderá “ver-se grego”.

A maioria das campanhas PPC começam a perder dinheiro, e só através duma refinação constante é que podem começar a gerar lucro. O verdadeiro custo do PPC é a perda total que irá incorrer antes de começar a fazer algum lucro.

SEO produz tráfego constante

Outra desvantagem do PPC é que quando pára de o fazer, pára de ter tráfego. Com o SEO, após estar estabelecido, é possível ficar no topo com menos esforço do que o que custou a lá chegar. Ou seja, o SEO gera tráfego durante algum tempo, mesmo após parar de o fazer, ou se tiver baixado os seus esforços e tempo investido.

E então?

Espero que esta informação lhe tenha sido útil.

A resposta às perguntas que lhe passam na sua cabeça dependem da sua empresa, do mercado, e destes pontos.

  • Se usa PPC, quanto tempo demorará a obter lucro? Faça um teste, e se sim, continue.
  • Se não, quanto tempo demorará a obter lucro e quanto irá custar?
  • Será que o SEO será mais barato tendo em conta o retorno a longo prazo?

Faça uma análise e comparação dos custos estimados e tome a decisão que melhor se adequa a si e ao seu negócio.

Veja também o infográfico de SEO vs PPC.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

2 comentários

  1. Obrigado pelo artigo João,
    Consideras que apostar em PPC sem ter SEO não será um erro?
    Na minha opinião acho que é importante investir primeiro cá dentro, partindo de um site otimizado, com SEO e Conteúdo bem elaborados, só depois partir para o PPC de modo a conjugar os dois tipos de pesquisa.
    Um abraço

    • Olá João, obrigado pelo teu comentário, e a tua boa pergunta.

      Também podes pensar a nível de validação, ou seja, usares o PPC para testares e validares uma ideia de negócios de forma rápida antes de investires os teus esforços em grandes otimizações orgânicas a nível de SEO.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.