Provavelmente investiu bastante esforço na sua página Facebook, e para ter o melhor resultado dos seus esforços, não pode apenas criar conteúdo à toa e esperar que as pessoas vejam os seus posts.

Uma boa presença no Facebook é importante já que as redes sociais estão a tornar-se a melhor fonte de tráfego (visitantes) para os websites.

Então qual é a melhor maneira de criar uma estratégia de sucesso no Facebook? O primeiro passo é analisar a fundo a sua página Facebook, e analisar para além do número de likes e olhar para resultados tangíveis.

Eis as 4 métricas que precisa saber sobre a sua página.

1. Como se compara face à concorrência?

A sua página Facebook não é o centro do universo. Você pode não ver os posts ou as páginas dos concorrentes, mas eles existem, e garanto-lhe que eles estão a fazer os possíveis para ter sucesso no Facebook, tal como você está.

Dê uma espreitadela na sua concorrência para poder fazer um benchmark na sua área de atividade: você está à frente do mercado, no meio, ou a ficar para trás?

Isto não é só analisar o número de gostos, tem de medir outras coisas. Quais são os níveis de interação, fãs e alcance da concorrência? Estes são dados importantes que o(a) vão ajudar a perceber onde se encontra e a definir objetivos para crescer os seus fãs.

2. Quais os seus tipos de conteúdo mais populares?

Que tipo de publicações (posts) têm melhores resultados? Ou seja, são fotos, links para sites, vídeos, outros?

À medida que o algoritmo do Facebook evolui e continua a limitar o alcance orgânico dos seus posts, garante que os seus posts são o tipo exato de publicações que os seus fãs querem ver.

O que nos leva ao terceiro ponto…

3. Quais os seus melhores posts, e o que pode aprender com eles?

Às vezes alguns dos seus posts disparam e começam a ser partilhados e vistos por muita gente. O que é que aconteceu? O post até pode nem se ter tornado viral, mas há posts que chegam a mais pessoas. Qual é que foi o elemento que fez com que isso acontecesse?

As variáveis em cada post, desde o número de carateres, os links usados, o tipo de imagens (fotos, ilustrações), tudo isso pode afetar quão apelativo e eficaz foi aquele post.

Portanto saiba porque é que aquele post teve mais alcance e interação do que os outros, e replique esses elementos nas suas futuras publicações.

4. Está a levar tráfego para o seu site?

Se vende produtos ou serviços, ou quer que as pessoas descarreguem alguma informação do seu site, então tem de afunilar o seu tráfego Facebook para o seu site.

Não é só fazer com que os utilizadores cliquem para ir para a sua página. Precisa de tirar partido desse tráfego e levar as pessoas a tomarem a ação desejada.

Leve as pessoas do Facebook para uma landing page sua, onde lhes oferece um guia, uma checklist ou, como dizem os nossos amigos Brasileiros, uma “isca digital”, para que a pessoa dê os seus dados em troca desse guia/ebook. Veja um exemplo nosso aqui, com o guia do Website Redesign.

Como obtenho todos estes dados?

Existe uma secção na sua página chamada “Estatísticas”, mas infelizmente as estatísticas não lhe dão todas as respostas a estas questões.

Informação mais detalhada sobre a sua página, desde a quantos fãs estão a interagir e que tipo de publicações tem mais cliques, são dados que podem ser exportados a nível de página e de post.

O problema é que é informação a bruto que leva muito tempo (e conhecimento) para saber analisar.

Quem é que tem tempo de percorrer 1 milhão e tal de colunas de folhas Excel (ok, estou a exagerar) para conseguir fazer algum sentido desta informação?

Ain't nobody got time for that

E mesmo assim, nem a exportação dos dados lhe irão dar toda a informação dos seus concorrentes.

É por isso que na nossa agência criamos relatórios para os nossos clientes, especificamente Análise de Página Facebook e Análise de Concorrentes, que lhe dão os dados estratégicos que precisa saber para ter sucesso no Facebook.

Especificamente, este relatório inclui:

1. Análise competitiva

  • Veja o seu nível de interação comparado com a concorrência
  • Descubra a fórmula de taxa de interação e como a usar
  • Aprenda boas práticas dos melhores posts dos concorrentes

2. Análise desempenho da sua página

  • Saiba quais as suas melhores publicações e porque foram eficazes
  • Descubra o desempenho de posts promovidos e gastos em anúncios
  • Veja porque os seus melhores posts tiveram sucesso e como os posts levaram tráfego para o seu site ou impactaram outras áreas do seu plano de marketing

3. Benchmark da indústria

  • Reveja o Top 10 e o Bottom 10 das páginas Facebook na sua indústria
  • Receba um relatório detalhado dos posts com mais interação

4. Estratégia & Táticas

  • Obtenha táticas úteis e métodos eficazes que pode usar para aumentar a interação, crescer a sua página e atingir os seus outros objetivos de negócios.

Não perca tempo a fazer as coisas erradas no Facebook, ou a perder tempo quando podia estar a usá-lo em outras atividades da sua vida.

Contacte a nossa agência hoje e peça-nos o seu relatório de Análise Página Facebook & Benchmark Concorrência, assim como estratégias para crescer a sua página – e o seu negócio.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment