O email marketing continua a ser uma das táticas usadas no marketing digital porque funciona.
De acordo com um estudo, as taxas de conversão são 3 vezes mais elevadas no email marketing quando comparadas com as redes sociais.
Muitos marketers e empresas usam e abusam do email marketing, outros nem por isso, mas quando feito de forma estratégica, este é um dos melhores canais para fazer com que os prospetos se sintam confortáveis em fazer uma compra.
O email marketing continua a ser uma das táticas usadas no marketing digital porque funciona.
Com a estratégia correta, o email pode ainda “namorar” os seus contactos e levá-los pelo funil de vendas para que quando a equipa comercial contactar a lead, elas estarão mais recetivas para a sua oferta.
Ainda não usa uma plataforma de email marketing? Experimente o E-goi.
Com isso, eis cinco dicas para elevar a sua estratégia de marketing para o próximo nível.
Dica 1: Personalização
Quando possível, personalize o seu email. Enviar emails genéricos como “Caro cliente” ou “Bom dia amigo” não é tão eficaz quanto “Olá João” ou “Joana, vê isto”.
Chamar o seu prospeto pelo nome chama logo à atenção da pessoa. Dependendo da sua listagem de emails e da maneira como tem a sua base de dados organizada, pode ainda personalizar o conteúdo do seu email com informação adicional sobre os recipientes, tais como:
- sexo
- idade
- local
- empresa
Estes detalhes adicionais dão um toque mais humanos aos seus emails e fazem com que a sua mensagem seja mais relevante para as pessoas (e não pareça promocional).
Dica 2: Seja curto e conciso
Vivemos numa era cheia de distrações e de gratificação instantânea. Para ter impacto, deve apresentar a sua mensagem o mais rapidamente possível ou arrisca-se a perder a atenção do seu subscritor.
Isto parece fácil e óbvio, mas é difícil conseguir manter a sua mensagem/copy curta, porque temos a tendência de querer escrever muita coisa.
Para evitar ser demasiado extenso e disperso na sua comunicação, pode experimentar dar um “cheirinho” da mensagem que quer comunicar, e no email coloca um link para um vídeo ou página no seu website com mais detalhes.
Isto não só mantém o seu texto curto, mas vai despertar a curiosidade nos leitores e fazer com que eles cliquem para saber mais.
Use “bullet points” (listas), ícones, diagramas ou outras formatações que ajudem à leitura do email (não abuse dos negritos).
Assim irá manter o seu email curto e conciso, para não perder a atenção do seu público-alvo antes sequer de ter apresentado a sua mensagem.
Dica 3: Use imagens
As imagens ajudam a manter a sua copy concisa e fácil de ler, além de poder ser a diferença entre um email que apela às pessoas, em vez de um que é apagado.
Uma imagem vale mais que mil palavras. Há uma verdade por trás deste ditado, pois 90% da informação que é transmitida ao cérebro é visual, e as imagens são processadas 60000 mais depressa que o texto.
É por isso que deve apresentar imagens de alta qualidade nos seus emails para os tornar mais apelativos, e que eles sejam compreendidos.
Use este tipo de elementos visuais nos seus emails:
- Gráficos
- Ícones
- Diagramas
- Vídeos (imagem com link p/ vídeo)
- GIFs
- Emojis
- Símbolos
Cada público-alvo é diferente, portanto saiba quem é a sua buyer persona e teste os seus emails que contêm imagens para saber quais foram mais eficazes.
Dica 4: Segmente as pessoas da sua lista
O objetivo do email marketing não é só despejar emails para os seus recipientes, mas sim incentivar as pessoas a tomar uma ação. Esta pode ser um clique para o seu website, para uma inscrição de formulário ou uma compra.
Para tal, a sua mensagem tem de estar em sintonia com a pessoa/subscritor que a está a receber. Tem de ser relevante para as necessidades e interesse deles. Ninguém vai tomar nenhuma ação se não for do interesse deles,.
Uma boa maneira de aumentar a relevância e melhorar a resposta aos seus emails é através da segmentação, ou seja, separar os seus contactos em grupos diferentes dependendo das características deles.
Uma boa maneira ter respostas aos seus emails é através da segmentação das pessoas na sua lista.
Por exemplo, não iria querer enviar a uma pessoa que visitou o seu website pela primeira vez o mesmo tipo de email a outra pessoa que já fez uma compra do seu produto ou serviço, pois não?
Por isso é que com listas segmentadas, se consegue ser mais pessoal na comunicação para com as pessoas.
Em vez de “despejar” o seu email para toda a sua lista, pode escolher quais os grupos ou segmentos que faz mais sentido enviar o seu email (porque mais não é necessariamente melhor), ou então enviar o mesmo tipo de conteúdo, mas com uma linguagem diferente, baseado nos interesses da lista.
Assim como na Dica 1, use a informação da sua base de dados para segmentar os seus contactos em grupos diferentes. As suas listas podem ser baseadas em:
- idade
- local
- indústria
- título
- interesses
- onde se encontram no funil de vendas
Dica 5: Otimize para os móveis
Metade de todos os emails são abertos em dispositivos móveis, e isso inclui as pessoas que tomam as decisões de compra, seja em B2B ou em B2C.
Se 50% das pessoas não é um número suficientemente motivador para si, da próxima vez que estiver na rua, veja quantas pessoas estão agarradas a um aparelho móvel.
A maioria das pessoas estão agarradas a um smartphone, é o dia-a-dia das pessoas, e é neles que muitas vezes vêem os emails, consomem conteúdo e tomam decisões.
Em relação ao email para dispositivos móveis:
- Use um design no seu layout de uma coluna
- A largura do email não deve ser maior que 600px
- Aumente o tipo de letra para ser bem lido nos móveis
- Assunto do email curto: maioria dos ecrãs móveis só mostra 4-7 palavras
- O botão CTA (call-to-action) ou link deve ser fácil de ver e clicar no email
Email marketing é o que está a dar
Se ainda não usa estas estratégias, é como se estivesse a deitar dinheiro à rua. Use uma plataforma de email marketing como o E-goi para gerar mais leads e ter maior retorno.