Quando se trata de fazer o design de logótipo para uma empresa, é preciso mais do que escolher uma cor bonita e uma fonte agradável. Isto, porque quando um cliente tem contacto com o seu logotipo, não deve ser só para agradar a vista.

A cor, o tipo de letra, elementos de design como a forma e o espaçamento entre as letras, transitem uma mensagem, contam a história da sua marca. Com isto em mente, aqui ficam algumas dicas que deve considerar quando estiver a pensar criar o seu logótipo.

A cor

Existem estudos, que mostram que 84.7% dos consumidores citam a cor como principal motivo para a compra de um produto. Ao decidir quais as melhores cores para a sua marca, lembre-se que as cores têm conotações diferentes.

Por exemplo, o vermelho sugere paixão, amor e energia, enquanto o verde transmite crescimento, paz e frescura, já o azul transmite tranquilidade, serenidade e harmonia.

Logótipos com várias cores são utilizados por várias marcas como a NBC, Google e Toys”R”Us, que transmitem divertimento, positivismo e diversidade.
logotipos

A tipografia

Ao escolher a tipografia ou a fonte para o seu logotipo, as opções são infinitas. Se você criar o seu tipo de letra ou optar por uma fonte já criada, os consumidores vão criar uma mensagem sobre a sua marca só de olhar para o seu logótipo.

Se quer transmitir que a sua empresa é confiável ou segura uma fonte com serifas como a do logotipo do HSBC transmite essa mensagem, enquanto a marca de doces PEZ usa uma fonte criada para representar os seus doces, para transmitir uma mensagem divertida, simples e descontraída.

O espaço entre as letras também é importante, por exemplo a FedEx tem pouco espaço entre as letras para transmitir que o seu serviço é pontual e rápido.
varios-logotipos

As formas do logotipo

Estudos mostram que o nosso subconsciente responde de maneiras diferentes, para as diferentes formas nos logotipos. Marcas como a Adidas e Mitsubishi usam formas triangulares, para transmitirem força, estabilidade e eficiência.

O nosso subconsciente associa linhas verticais com masculinidade, força e agressividade, enquanto linhas horizontais transmitem tranquilidade, comunidade e serenidade, com letras suaves e arredondadas transmitem juventude.

Círculos sugerem amizade, união e amor, já anéis transmitem casamento ou parceria, sugerem estabilidade e resistência. Formas curvas tendem a ser vistas como femininas.

Artigos relacionados:
O que precisa saber antes de desenhar o seu logótipo
Que ficheiros deve receber do seu designer logótipo
Como Desenhar o seu Logótipo
3 designs a evitar no seu logotipo

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com o seu design do seu logotipo, entre em contacto connosco.

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment