O email marketing continua a ser uma das táticas usadas no marketing digital porque funciona.

De acordo com um estudo, as taxas de conversão são 3 vezes mais elevadas no email marketing quando comparadas com as redes sociais.

3x taxas de conversão mais elevadas em email

Muitos marketers e empresas usam e abusam do email marketing, outros nem por isso, mas quando feito de forma estratégica, este é um dos melhores canais para fazer com que os prospetos se sintam confortáveis em fazer uma compra.

O email marketing continua a ser uma das táticas usadas no marketing digital porque funciona.

Com a estratégia correta, o email pode ainda “namorar” os seus contactos e levá-los pelo funil de vendas para que quando a equipa comercial contactar a lead, elas estarão mais recetivas para a sua oferta.

Mais recetivos à oferta

Ainda não usa uma plataforma de email marketing? Experimente o E-goi.

Com isso, eis cinco dicas para elevar a sua estratégia de marketing para o próximo nível.

Dica 1: Personalização

Quando possível, personalize o seu email. Enviar emails genéricos como “Caro cliente” ou “Bom dia amigo” não é tão eficaz quanto “Olá João” ou “Joana, vê isto”.

Personalização no email

Chamar o seu prospeto pelo nome chama logo à atenção da pessoa. Dependendo da sua listagem de emails e da maneira como tem a sua base de dados organizada, pode ainda personalizar o conteúdo do seu email com informação adicional sobre os recipientes, tais como:

  • sexo
  • idade
  • local
  • empresa

Estes detalhes adicionais dão um toque mais humanos aos seus emails e fazem com que a sua mensagem seja mais relevante para as pessoas (e não pareça promocional).

Dica 2: Seja curto e conciso

Vivemos numa era cheia de distrações e de gratificação instantânea. Para ter impacto, deve apresentar a sua mensagem o mais rapidamente possível ou arrisca-se a perder a atenção do seu subscritor.

Seja curto e conciso nos seus emails

Isto parece fácil e óbvio, mas é difícil conseguir manter a sua mensagem/copy curta, porque temos a tendência de querer escrever muita coisa.

Para evitar ser demasiado extenso e disperso na sua comunicação, pode experimentar dar um “cheirinho” da mensagem que quer comunicar, e no email coloca um link para um vídeo ou página no seu website com mais detalhes.

Isto não só mantém o seu texto curto, mas vai despertar a curiosidade nos leitores e fazer com que eles cliquem para saber mais.

Use “bullet points” (listas), ícones, diagramas ou outras formatações que ajudem à leitura do email (não abuse dos negritos).

Assim irá manter o seu email curto e conciso, para não perder a atenção do seu público-alvo antes sequer de ter apresentado a sua mensagem.

Dica 3: Use imagens

As imagens ajudam a manter a sua copy concisa e fácil de ler, além de poder ser a diferença entre um email que apela às pessoas, em vez de um que é apagado.

Use imagens nos seus emails

Uma imagem vale mais que mil palavras. Há uma verdade por trás deste ditado, pois 90% da informação que é transmitida ao cérebro é visual, e as imagens são processadas 60000 mais depressa que o texto.

É por isso que deve apresentar imagens de alta qualidade nos seus emails para os tornar mais apelativos, e que eles sejam compreendidos.

Use este tipo de elementos visuais nos seus emails:

  • Gráficos
  • Ícones
  • Diagramas
  • Vídeos (imagem com link p/ vídeo)
  • GIFs
  • Emojis
  • Símbolos

Cada público-alvo é diferente, portanto saiba quem é a sua buyer persona e teste os seus emails que contêm imagens para saber quais foram mais eficazes.

Dica 4: Segmente as pessoas da sua lista

O objetivo do email marketing não é só despejar emails para os seus recipientes, mas sim incentivar as pessoas a tomar uma ação. Esta pode ser um clique para o seu website, para uma inscrição de formulário ou uma compra.

Segmente o seu público de email

Para tal, a sua mensagem tem de estar em sintonia com a pessoa/subscritor que a está a receber. Tem de ser relevante para as necessidades e interesse deles. Ninguém vai tomar nenhuma ação se não for do interesse deles,.

Uma boa maneira de aumentar a relevância e melhorar a resposta aos seus emails é através da segmentação, ou seja, separar os seus contactos em grupos diferentes dependendo das características deles.

Uma boa maneira ter respostas aos seus emails é através da segmentação das pessoas na sua lista.

Por exemplo, não iria querer enviar a uma pessoa que visitou o seu website pela primeira vez o mesmo tipo de email a outra pessoa que já fez uma compra do seu produto ou serviço, pois não?

Por isso é que com listas segmentadas, se consegue ser mais pessoal na comunicação para com as pessoas.

Em vez de “despejar” o seu email para toda a sua lista, pode escolher quais os grupos ou segmentos que faz mais sentido enviar o seu email (porque mais não é necessariamente melhor), ou então enviar o mesmo tipo de conteúdo, mas com uma linguagem diferente, baseado nos interesses da lista.

Assim como na Dica 1, use a informação da sua base de dados para segmentar os seus contactos em grupos diferentes. As suas listas podem ser baseadas em:

  • idade
  • local
  • indústria
  • título
  • interesses
  • onde se encontram no funil de vendas

Dica 5: Otimize para os móveis

Metade de todos os emails são abertos em dispositivos móveis, e isso inclui as pessoas que tomam as decisões de compra, seja em B2B ou em B2C.

Optimize para os móveis

Se 50% das pessoas não é um número suficientemente motivador para si, da próxima vez que estiver na rua, veja quantas pessoas estão agarradas a um aparelho móvel.

A maioria das pessoas estão agarradas a um smartphone, é o dia-a-dia das pessoas, e é neles que muitas vezes vêem os emails, consomem conteúdo e tomam decisões.

Em relação ao email para dispositivos móveis:

  • Use um design no seu layout de uma coluna
  • A largura do email não deve ser maior que 600px
  • Aumente o tipo de letra para ser bem lido nos móveis
  • Assunto do email curto: maioria dos ecrãs móveis só mostra 4-7 palavras
  • O botão CTA (call-to-action) ou link deve ser fácil de ver e clicar no email

Email marketing é o que está a dar

Se ainda não usa estas estratégias, é como se estivesse a deitar dinheiro à rua. Use uma plataforma de email marketing como o E-goi para gerar mais leads e ter maior retorno.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment