Quando pensamos em branding uma das coisas mais importantes a determinar é o nome certo para a sua marca, empresa ou negócio. É como os seus clientes serão capazes de identificá-lo, vai aparecer em todos os seus materiais de marketing é como será referido sempre que falem na sua marca ou negócio, por isso é importante ter 100% certeza que tem o nome certo.

É verdade que pode alterar o nome da sua marca, se eventualmente achar que é necessário, mas tem de estar ciente que todo o trabalho que realizou para tornar o nome conhecido vai por água abaixo.

Vai demorar menos tempo, é mais económico e tem menos esforço se começar logo bem. Escolher um nome para a sua marca ou negócio pode parecer mais fácil do que é. Com isto em mente pensei que seria útil delinear as quatro principais categorias de nomes de marca:

1. Descritivo: Indica o que a empresa, produto ou serviço é ou faz

Como o nome indica, descreve o que a empresa, produto ou serviço é ou faz. Esta é a categoria mais antiga de nomes de marcas. Se o objetivo da sua marca, é ser o mais simples possível e fácil de entender, deve optar por um nome descritivo, pois eles são eficazes a descrever o que a empresa faz.
marcas-descritivas
Nomes como Carglass (reparação e substituição de vidros de viaturas) e PayPal (empresa de enviar e receber pagamentos), tornam mais fácil posicionar a marca e torna mais fácil para os consumidores identificar os seus serviços e produtos.

A desvantagem de ter um nome descritivo é que ele pode ser restritivo. Se a sua empresa ou serviço são inovadores um nome descritivo pode não ser a melhor opção. Existe um outro senão, podem também promover os concorrentes.

2. Acrónimo: Abreviatura de um nome descritivo

Deliberadamente ou por uma questão de facilidade, por vezes nomes descritivos são abreviados por letras iniciais. Como por exemplo os nomes da HP, IBM, UPS são fáceis de memorizar, fáceis de dizer e de registar. Mas, a desvantagem é que lhes falta “alma”.

Mesmo quando representam um bom negócio, é improvável que eles evoquem emoção, pois são simplesmente um agrupamento de letras.
marcas-acronimo

3. Inventado ou Abstrato: Uma palavra inventada

Se você quiser ser realmente criativo(a) com a sua marca, empresa ou serviço, é boa ideia inventar o seu próprio nome. Nomes inventados como a Kodak, Twitter, Google, Yahoo são fortes porque eles são originais, únicos, são mais fáceis de registar e destacam-se.

É importante lembrar que nem todos os nomes inventados são bons, mas quando bem feito este é provavelmente o melhor tipo de nome.
marcas-inventado

4. Metafórico: Baseia-se no sentimento ou experiência que uma marca oferece

Nomes que evocam ou vão buscar histórias, ícones culturais, ou outras emoções são classificados como metafóricos. Estes nomes têm o poder de criar associações instantâneas com temas desejados, sentimentos e ideias.

Os nomes que se enquadram nesta categoria são fortes, porque eles posicionam declarações que ajudam a marca ou empresa a destacar-se no mercado, ao definir uma expectativa de como é escolhê-los.
marcas-metafórico
Marcas como a Apple e a Virgin enquadram-se nesta categoria, mas se quiser beneficiar do mesmo nível de sucesso deles, precisa ter uma profunda compreensão do seu negócio e o que ele representa antes do inicio do processo da criação do nome.

Se o seu nome e branding não estiverem em sintonia com o posicionamento da sua marca ou negócio, vai perder o impacto.

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com o seu projeto, entre em contacto connosco.

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

3 comentários

  1. Boa tarde Pessoal,
    Estou com uma inquietação sobre o logotipo da minha empresa. A principio a denominação da empresa é Mbala Eduardo Investimentos, Lda, mas estou a usar o meu logotipo como ME Investimentos, Lda. Agradecia o parecer dos expert sobre o assunto.
    Att,
    Jackson Eduardo

    • Olá Jackson Eduardo,
      Obrigada pelo seu comentário. Aconselho a usar o nome ME Investimentos, em vez do nome Mbala Eduardo Investimentos. ME Investimentos é mais curto, logo é mais fácil de memorizar. Independente do que escolher, use sempre o mesmo, ou seja, não use os dois em simultâneo, pois isso irá baralhar os seus clientes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment