Use GIF nos seus emails

O GIF (Graphics Interchange Format) foi criado nos remotos anos de 1980, numa altura em que o Dartacão, He-Man e Tom Sawyer dominavam o cenários dos desenhos animados.

GIF Dartacão

E o GIF tem-se aguentado ao longo do tempo como uma forma de dar movimento e animação a um email, fazendo com que eles se destaquem de outros emails da concorrência.

Então como usar os GIFs nas campanhas de email?

A diferença entre Gifs e vídeo

Embora o ficheiro GIF tenha uma componente vídeo, existem diferenças entre os dois.

  • O vídeo pode ter som, GIFs animados não.
  • O vídeo pode ter alta resolução, mas o GIF tem um máximo de 256 cores.
  • O tamanho do ficheiro dum vídeo é grande, do GIF é pequeno.

Já podemos começar a perceber como o GIF pode ser uma mais valia para uma campanha de email, porque permite animar uma imagem sem “atafulhar” a caixa de correio dos seus subscritores.

GIF-tásticos

As imagens são processadas mais facilmente do que apenas texto, e por isso é que o GIF é fantástico. Já está convencido que os GIFs são das melhores coisas a serem inventadas desde a manteiga de amendoim?

peanut butter

Se não, saiba que há maior retorno em emails com imagens/vídeo do que aqueles que têm apenas texto.

Mas então como incluir GIF numa campanha de email?

Os GIF animados não são garantidos de funcionar em todos os programas de email, portanto faça um teste para saber como é que o seu email irá aparecer nos diferentes clientes de email.

Assim poderá perceber se existem problemas e pode ajustar a sua campanha antes de ser lançada. A maioria dos clientes de email suportam GIF, mas pelo sim pelo não, analise a coisa.

Se não conseguir encontrar o GIF ideal que quer, é fácil criar um. Há vários programas gratuitos que o podem ajudar a criar um GIF.

E por favor, não use GIFs de gatinho ou cachorros, a menos que esteja nessa área.

Cachorro e gato amigos

São giros, mas a menos que seja uma clínica veterinária ou uma loja de animais não vale a pena incluí-los: eles devem ser relevantes como as outras imagens que colocar na sua campanha.

Evite usar Javascript, porque a maioria dos clientes de email bloqueiam como medida de segurança, o que faz com que os seus emails não sejam lidos nem provavelmente cheguem aos seus recipientes. Não tropece na reta da meta.

Erros habituais

O Microsoft Outlook usa o Word para renderizar email em HTML, portanto os GIFs e conteúdo animada nem sempre é exibido corretamente (ai, ai, Outlook).

O problema envolve apenas a primeira frame do GIF que é exibida, o que torna o GIF uma inutilidade e derrota o propósito de chamar a atenção do seu email.

Recomendo que crie o seu ficheiro GIF de forma a que a primeira frame tenha a informação importante e seja vista sem ser necessária a animação. Quando em dúvida, use uma imagem estática que mostra a história do seu conteúdo animado.

Ao criar emails que contêm conteúdo animado, antecipe o problema do GIF não correr a animação.

Esquilo a mordiscar.

Embora seja bom ter uma campanha tão fantástica e sofisticada que falhar é improvável, pode acontecer aos melhores, portanto é bom ter um plano de reserva (como por exemplo uma imagem estática em vez dum gif animado).

Crie o seu GIF num programa de edição de imagem e não na sua plataforma de email marketing, pois tem menos controlo nas opções de edição, e no tamanho do ficheiro.

O tamanho do ficheiro é importante, porque imagens grandes demoram mais tempo a carregar do que imagens pequenas, e em programas de edição de imagem (que é onde deve criar o seu gif) tem maior controlo sobre o tamanho.

Ideias para GIF

5xtDartPMFGvikNrU5O - Use GIFs nos seus emails

Aqui estão algumas ideias para usar como GIF nos seus emails.

  • Mostre como funciona um produto passo-a-passo (ou será frame a frame?)
  • Lojas de suplementos podem mostrar os produtos a rodar com as promoções
  • Marcas de roupa podem criar gifs com modelos em que lhes assentam roupas diferentes
  • Snack-bares e restaurantes podem exibir os aperitivos ou pratos de seguida.
  • Uma clínica dentária pode mostrar o antes e o depois dos dentes do paciente.

Para ter mais inspiração basta ir à sua caixa de correio: provavelmente recebe emails que têm GIFs. Note como eles se destacam de outros emails mais banais que recebe, onde existe apenas texto.

Gifs em emails

Conclusão

E agora a questão de 1 milhão de euros:

Devo usar GIF nos meus emails?

E a resposta chata e previsível é que depende.

Depende da sua área de atividade e do seu público-alvo, mas normalmente ter um GIF ajuda os seus emails, porque uma imagem animada chama mais à atenção do que uma imagem estática ou puro texto.

envelope-com-asas

Lembre-se de testar os seus emails que contenham imagens animadas com vários clientes de email para ver se existem problemas.

Por exemplo, se a maioria dos seus subscritores abrir os seus emails com o Outlook, é melhor não usar GIFs, porque estes não são bem suportados nesse cliente de email. Use em vez disso uma imagem estática.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

1 comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment