Toda a empresa que se preze tem um logótipo profissional. Já viu logos como o “swoosh” da Nike, o “M” da McDonalds, o “C” do Continente, entre outros. Deve estar a pensar “bem, também preciso dum logótipo”, e talvez queira desenhar o seu próprio logótipo.

Logótipos Nike, McDonalds e Continente

Logótipos Nike, McDonalds e Continente

Porquê criar um logótipo para a sua empresa? Porque um logótipo:

  • Representa de forma visual a sua empresa (1 imagem vale mais que 1000 palavras);
  • Comunica instantâneamente a essência da sua empresa: quem você é e o que faz;
  • Complementa e é congruente com o resto dos seus materiais de marketing.

Mas não pode ser um logótipo qualquer. Um bom logótipo é simples, mas sofisticado e eficaz. Não se engane com um design de logo que pode parecer simples (género do logo da EDP) e que pense que tenha sido fácil de criar.

Pinturas Picasso

Várias pinturas de Pablo Picasso

Lembro-me que um professor uma vez estava numa festa e alguém disse “as pinturas abstratas do Picasso são fáceis, eu também as podia fazer”. O meu professor olhou para ele, deu um golo na bebida, e ao fim de uma pausa respondeu “se é fácil porque é que não o fez?”

Menos é mais, mas ter o “menos” requere um entendimento de estética e design que combina conhecimento sobre símbolos, cores, tipografia, espaço positivo e negativo, tudo num único conceito.

Quando todos estes elementos estiverem combinados, eles têm de ser refinados e os melhores selecionados. É por isso que um bom designer apresenta mais do que uma proposta (na nossa agência apresentamos 3 mockups) para o cliente poder analisar, decidir e aceitar.

O que devo saber para criar o logótipo ideal?

O seu trabalho como empreendedor(a) ou designer entusiasta é certificar-se que o logótipo passa uma imagem forte e equilibrada que comunica o que tem de comunicar, sem “palha”. O logótipo deve ser audaz e facilmente percebido de relance. Um logotipo bem desenhado tem linhas fortes e letras que se percebem (inteligíveis).

Vários logótipos

Vários logótipos de marcas reconhecidas.

O símbolo, ou a parte visual do logótipo, deve ser apropriada para o negócio a que está a ser concebido. O símbolo em si deve funcionar como uma unidade, quando emparelhada com o nome da empresa.

[bctt tweet=”Um logotipo bem desenhado tem linhas fortes e letras que se percebem”]

Deve atingir um visual que seja distintivo, mas não dependente em “modas”. É melhor evitar estilos de letra e fontes fantasiosas, ou muito altas ou muito baixas. O seu logótipo deve pareceber bem e perceber-se bem, não só agora, mas a longo prazo.

Faça uso de cores diretas (uma ou duas, Pantone) e tome nota da formulação ou código da cor. Pode ser uma mistura de quatro cores, ou cor direta.

Tenha isto em atenção para saber comunicar com a sua casa impressora, especialmente se for imprimir várias coisas ao longo do tempo e precisa que o seu logótipo e materiais de marketing sejam impressos com a mesma cor. Se o seu logótipo não é consistente, a sua marca também não é, pois não está a passar um bom exemplo.

Cores pantone

Amostra de algumas cores diretas (Pantone).

Que elementos tornam um logótipo vencedor?

Aqui estão 10 dicas de design de logótipo que os profissionais usam.

  1. Simples e sofisticado
  2. Nem muito alto nem muito baixo
  3. Distintivo, audaz, consistente
  4. Não depende de modas, é intemporal
  5. É equilibrado visualmente
  6. Funciona bem em todos os tamanhos
  7. Percebe-se tanto a cores como a preto e branco
  8. O símbolo e o lettering têm uma boa simbiose
  9. Usa imagens e fontes apropriadas para o seu negócio
  10. Comunica bem o seu negócio e aquilo que representa

Um logotipo de sucesso é o primeiro passo para agregar a sua marca visual de forma congruente. Sabia que ter uma tagline (ou slogan) é quase tão importante quanto um logótipo.

Se o criar, faça com que seja uma tagline simples, curta, e audaz, para servir como complemento ao seu logótipo e marca.

Logotipo klinpuss guine
Design logótipo
Logótipos para
marcas firmas
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment