Não existe sucesso instantâneo nas redes sociais. Mas o que existe é alguns princípios para levar a sua empresa para o próximo nível.

Quer usar o Instagram para que catapulte o seu negócio para o próximo nível? Veja estas cinco dicas.

1. Qual a sua estratégia criativa?

Ofereça aos seus seguidores alguma coisa que eles não conseguem ter acesso em mais lado nenhum. Pode publicar conteúdo que é diferente daquele que partilha no seu Facebook ou Twitter.

Use o Instagram para mostrar as cenas dos “bastidores”, as pessoas e colaboradores por trás da empresa e partilhe conteúdo que conte uma história para fazer com que os seguidores se sintam “dentro” da sua marca. Faça isto com imagens apelativas, pois o Instagram é uma rede social muito visual.

Se ainda está com falta de criatividade, pense “fora da caixa”. Está numa cidade ou comunidade especial? Destaque as coisas que se passam à sua volta. Se tem um serviço, coloque fotos de clientes satisfeitos “antes e depois”. Se vende um produto, apresente-o de forma criativa. Foi o que fez a @rayban nesta publicação “2 é melhor que 1”.

Pode até criar uma campanha que em nada esteja relacionada com o seu produto ou serviço, mas que esteja dentro do contexto da utilização do seu produto. Suponha que tem uma empresa de restauração. Pode dominar uma hashtag como #dancapelavida onde coloca publicações suas, dos clientes, ou de quaisquer pessoas a dançar perto de restaurantes ou sítios de comida.

Carro vermelho Audi

2. Envolva-se com a sua audiência

Acompanha quem menciona a sua marca no Instagram. Para fazer isto, basta pesquisar pela sua hasthag (#) para @menções, corações e comentários nas suas publicações. Esteja “à coca” para pessoas que falem sobre a sua empresa e envolva-se em comentários com elas, quer sejam positivos ou negativos.

Fique no topo dos acontecimentos, saiba quem fala sobre si e o que dizem, ao gostarem das suas fotos e seguir utilizadores que podem ser potenciais clientes ou embaixadores de marca, recompensando aqueles que impulsionam a sua marca com conteúdo. Faça reposts ou regrams.

Para re-publicar uma publicação de outra pessoa no Instagram (chamado de regram), pode descarregar a aplicação Repost para o Instagram (Android ou iOS) e ligar as duas apps uma com a outra.

Quando seleciona uma imagem no Instagram para “regramar”, o Repost irá automaticamente dar crédito ao dono da imagem, para garantir que o republicador (você) não esteja a reinvindicar a imagem (mesmo que acidentalmente) como sendo a sua. Pode adicionar #regram na legenda para espalhar mais o alcance da publicação.

Publicação Instagram Levis

3. Colabore com outros

Faça parceria ou colabore com outros utilizadores ou empresas no Instagram. Assim como receitas funcionam bem no Pinterest, no Instagram a indústria de produtos artesanais tem muita influência e alcance. Aborde as pessoas neste ramo no Instagram, pois estará a ganhar exposição para seguidores desses negócios, podendo adquirir novos clientes pelo caminho.

Se a sua especialização for roupa, coloque uma foto duma t-shirt sua, com um casaco feito por outra pessoa (ou empresa) e um laço-gravata de outro (e o cão pode ser de quem quiser). Ao fazer isto, pode fazer “tag” de todas as pessoas/empresas envolvidas na foto.

Isto gera interesse e trará a atenção das pessoas/empresas que foram mencionadas na sua foto, que se sentirão agradecidas por as ter mencionado. Não pense nisto como canibalização, porque quando muito, isto mostra um sentimento de partilha, em que os utilizadores mencionados se sentirão agradecidos e com vontade de reciprocar o gesto, re-partilhar (re-publicar) aquele conteúdos para os seguidores destes.

Cão PUG com casaco e laço

4. Use ferramentas para imagens + apelativas

Se acha que não está a ciar imagens criativas, existem ferramentas que lhe permitem tornar as suas publicações mais interessantes.

Eis algumas ideias de manipulação de imagens:

  • Faça colagens para misturar duas imagens em uma
  • Imagens antes e depois
  • Filtros para dar efeitos diferentes
  • Outros efeitos de cor e estilo
  • Ou usar vídeo/GIF’s animados como cinemagraph

5. Instagram como gerador de leads

Isto das redes sociais é muito bonito, mas o objetivo dum negócio é gerar lucro. Usar as redes sociais é um meio para esse e outros fins. Assim, coloque imagens que faça com que as pessoas se queiram envolver com a sua marca, e comprar coisas de si.

Aqui o truque é agregar valor e não ser demasiado promocional. A RedBull não é meramente uma empresa de bebidas, ela apresenta uma experiência única aos seus seguidores.

RedBull jipe

Veja o número de gostos e comentários que as fotos deles têm e percebe o nível de envolvimento que uma simples bebida consegue gerar.

Não é desculpa para achar que o seu produto ou serviço é difícil de vender. Coloque o seu produto “top of mind” nas pessoas ao tornar o seu produto emocionante e envolver os utilizadores com publicações criativas, previews e humor.

Espero que este artigo lhe tenha dado boas ideias em como usar o Instagram para o seu negócio. Já usa o Instagram ou está a pensar usar?

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment