Homem de óculos

Gerar leads para se converterem em clientes é a subsistência de qualquer negócio. Talvez já esteja a usar algumas destas técnicas, mas poderão haver outras que não usa ou não tem prestado atenção?

Tire o maior partido destas dicas e experimente várias delas, saindo da sua zona de conforto, pois algumas destas técnicas poderão valer-lhe oportunidades que até agora ainda não tinha considerado.

21 maneiras de gerar leads

Se obter leads é importante, apresento vinte e uma maneiras de as poder gerar para o seu projeto:

  • gerar leads com email marketing
  • gerar leads com redes sociais
  • gerar leads com website
  • gerar leads com networking
  • gerar leads com SEM
  • gerar leads com conteúdo
  • gerar leads com outros

✉ Email marketing

❇ Programas referral/indicação

Faça parcerias com indidívuos ou empresas que possam ter serviços complementares ou simplesmente interesse em referenciá-lo a outros. Determina a compensação a dar, seja ela trocar serviços mutuamente, ou uma comissão, em percentagem ou valor fixo.

🈪 Formulário de inscrição

É vital um formulário para angariar emails para a sua lista, pois o email marketing é um dos melhores canais de marketing. Teste vários tipos de formulário, tais como pop-over, barra lateral, exit-intent ou simplesmente embutido na página, e saiba qual o tipo de formulário com mais conversões para usar e abusar desse.

📰 Landing page

O objetivo duma página de destino (landing page) é uma conversão, seja ela um registo ou uma venda. Uma landing page não deve ter distrações para que o utilizador esteja com atenção à oferta e queira subscrever-se/comprar. Crie uma landing page baseado no perfil do seu consumidor para minimizar a taxa de ressalto (bounce rate).

❂ Redes Sociais

facebook Facebook

Com mais de 1 bilião de utilizadores mensais, é lucrativo poder alcançar o seu público aqui. Coloque uma caixa de newsletter na timeline do seu Facebook ao apresentar um incentivo, ou faça um concurso com prémios que atraiam o seu tipo de cliente ideal. Envolva os seus fãs e converta-os em subscritores para crescer a sua lista de emails.

facebook LinkedIn

LinkedIn é uma rede social que lhe pode ser útil em B2B. Com 300 milhões de utilizadores ativos, é a maior rede de profissionais. Use filtros de pesquisa para encontrar líderes de opinião, potenciais clientes e para fazer networking. Partilhe as suas ideias e comentários e torne-se a pessoa especialista que todos se viram na hora da necessidade.

facebook Pinterest

Mais virado para B2C, o Pinterest é uma rede social muito visual. Crie álbuns Pinterest que sejam úteis e interessantes. Ligue os seus pins a artigos no seu blog ou a páginas dedicadas onde os visitantes podem partilhar os contactos deles em troca dum incentivo seu.

facebook Twitter

Vai ganhando notoriedade e importância a passos largos em Portugal. Crie uma lista de emails com o Twitter Lead Generation Card (anúncios). Descreva a sua oferta, carregue uma imagem e coloque um apelo à ação (call to action) claro. Os utilizadores podem-se subscrever com um único clique no seu tweet.

🌐 Website

📹 Videos

Vídeo > Imagem > Texto. Crie um vídeo explicativo que descreve um problem e mostra como o seu produto o resolve. Coloque um apelo à ação (call to action) e um formulário de inscrição no vídeo ou na página onde ele está inserido para capturar mais contactos para a sua lista de emails.

✋ Conteúdo escondido

Apresente conteúdo que agregue valor às pessoas e que vá ao encontro das necessidades destes. Atraia leads qualificadas para se virem a converter em clientes. Peça apenas os campos que achar importantes no seu formulário, porque muitos campos reduzem conversões, ou seja, menos pessoas a subscreverem-se.

💬 Fotos e testemunhos

Gerar prova social é fácil por via de testemunhos e fotos dos seus clientes satisfeitos, veja o nosso exemplo. Estes comentários criam confiança na mente dos seus prospetos e ajudam no boca-a-boca dos seus produtos e serviços.

💆 Networking

✎ Artigos de bloggers convidados

Vá à procura das pessoas… que têm as pessoas… que você está à procura. Escreva artigos como convidado em outros blogs e websites, partilhando o seu conhecimento de forma não tendenciosa, e escreva comentários noutros websites e blogs para ganhar uma reputação dum especialista na sua área.

🎬 Webinários

Um webinário num tema que seja relevante para a sua audiência pode ser uma boa ferramenta para atrair pessoas interessadas. Pode fazer uma parceria com outra empresa para alcançar um público maior do que se fizesse sozinho(a).

🎇 Eventos

Fique (de forma consentida) com os emails das pessoas em eventos, feiras e reuniões. Peça às pessoas para se subscreverem na sua lista ao escreverem os seus dados no seu tablet ou smartphone, mesmo que não tenha acesso à internet. Poderá fazer isto ao usar apps como o Chimpadeedoo ou o iCapture.

🎩 Falar em público

Falar como orador em eventos na sua indústria é bom para expandir o seu alcance e ganhar notoriedade dos seus produtos e serviços para com o seu público-alvo. Pode oferecer aos convidados um código promocional limitado para os incentivar a subscreverem-se.

🎫 SEM (marketing motores busca)

🎭 Pagar por clique (PPC)

Quem pesquisa nos motores de busca clica em anúncios patrocinados se os produtos e serviços vão ao encontro das suas necessidades. Pesquise por palavras chave com frequência e faça os possíveis para ter o maior CTRclick-through-rate, ou taxa de cliques ao menor custo. Faça uso de palavras long tail (expressões com mais que 1 palavra), pois serão menos competitivas.

🔂 SEO

O algoritmo dos motores de busca muda, se quer que o seu website tenha mais visibilidade nos resultados de pesquisa orgânica, crie conteúdo que agregue valor, usando palavras-chave relevantes, bom código e formatação e links internos e externos.

♔ Conteúdo

⌨ Apresentações Slideshare

O SlideShare é uma plataforma onde pode carregar a sua apresentação. Otimize as palavras chave da sua apresentação e um botão call-to-action (apelo à ação). Partilhe o link nas redes sociais para aumentar a sua exposição. Insira um link dentro da sua apresentação com um apelo à ação específico para os leitores se subscreverem ou irem para alguma página sua.

⊏ Lead Magnet

Um Lead Magnet é um incentivo que motiva potenciais clientes a lhe darem os seus dados (email). Ofereça algo que seja de valor para o seu potencial cliente que faça com que ele queira se subscrever, quer seja um ebook, guia, relatório ou lista.

✍ Blog

Um blog no seu website é uma ferramenta importante na sua estratégia pois pode gerar bom tráfego. Coloque formulários de subscrição na barra lateral, fim do artigo e em outros sítios estratégicos do seu blog.

⑆ Outros

🚀 Anúncios redes sociais

Cresça a sua lista de emails mais rapidamente através de anúncios no Facebook, LinkedIn, Twitter e Pinterest. Segmente bem a sua audiência, defina um orçamento e crie anúncios para o seu público-alvo.

🚹 Líderes de opinião

Encontre pessoas que tenham influência ou embaixadores que possa encaixar o seu produto nas suas promoções. Crie relações profissionais com outros. Bons propagadores da sua marca são mais eficazes do que um número arbitrário de seguidores nas redes sociais.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.