Pinterest para marketers digitais

⇓ Navegue pelas secções ⇓

NÍVEL 1 – PRINCIPIANTENÍVEL 2 – INTERMÉDIONÍVEL 3 – AVANÇADO
MARKETINGPUBLICIDADEFERRAMENTASANALÍTICOS

As pessoas não usam apenas o Google, elas estão no Facebook, Youtube, e Pinterest à procura de informação, inspiração e produtos ou serviços.

Utilizador procura redes sociais

Os utilizadores vão a vários sítios para entrar em contacto com uma marca.

Enquanto marketers, sabemos que a melhor maneira de ter sucesso nesta área é estar onde está o nosso público-alvo. A clientela dum cliente nosso passa muito tempo no Pinterest, e a popularidade desta rede social não é só deste cliente, porque tem vindo a crescer em Portugal e em vários mercados.

Desde que começou em 2010, o Pinterest tem quase 73.5 milhões de utilizadores. O Pinterest apela a uma audiência maioritariamente feminina, com 68.2% mulheres. Mas os homens têm vindo a usar mais esta rede social, pois o Pinterest não é só para receitas ou arte de graffiti.

Muitas redes sociais podem vangloriar-se de ter uma base de utilizadores tão grande ou maior que o Pinterest, portanto, porquê perdermos tempo aqui a discutir o Pinterest?

Bem, de acordo com este infográfico o Pinterest gera maior faturação, por transação, quando comparada com todas as outras redes sociais.

Este guia Pinterest irá ajudá-lo(a) em várias indústrias e a tirar partido da onda de maior popularidade que o Pinterest tem vindo a criar no mercado da língua Portuguesa. Vai perceber o fio à meada desta rede social e como ajudar o seu negócio a florescer nesta plataforma.

[bctt tweet=”Pinterest gera maior faturação, por transação, quando comparada com outras redes sociais.”]

Isto poderá não ser o “guia definitivo do Pinterest”, porque nunca ninguém sabe tudo, mas espero que seja considerado como um guia muito completo que ajuda pequenas, médias e grandes empresas a ganhar tração e sucesso no Pinterest.

Este guia está dividido em 8 capítulos para o ajudar a ter um maior entendimento do Pinterest, desde criar uma conta business até lançar um concurso no Pinterest.

Como cada pessoa começa a um nível diferente, as secção estão divididas desde “principiante” a “avançado”. Esteja à vontade para saltar para secções mais avançadas se já sabe o básico, mas por vezes ter um refresco de memória e fazer um “reset” do princípio ajuda a criar boas bases para futuro conhecimento.

Nível 1 – Principiante

De acordo com a descrição oficial, o “O Pinterest é um lugar para descobrires ideias para todos os teus projetos e interesses, escolhidos a dedo por pessoas como tu”. Esta rede social pode ser descrita como um quadro de notícias para fazer bookmark de artigos, produtos e imagens.

Eis uma explicação dos termos do Pinterest.

Pins

Pins são o elemento fundacional do Pinterest. Um pin é uma imagem que pode conter um link para uma página web (produto, serviço, artigo ou receita).

Pin no Pinterest

Um Pin no Pinterest contém uma imagem e pode ter um link para um website exterior

Álbuns

Álbuns são como os pins são organizados nos perfis dos utilizadores. Os pins têm de estar afixados (ou ‘pinados’) num álbum, pois não podem ser publicados sem álbum. Os utilizadores criam álbuns sobre vários tópicos, desde flores a receitas de frango de caril, a que podem ser atribuídos 34 categorias pré-definidas que o Pinterest tem. Os álbuns podem ser públicos, para que outros utilizadores e amigos vejam, ou privados, apenas visível por si. Existem ainda os álbuns em grupos, que permitem a vários utilizadores colaborarem num álbum.

Álbum Pinterest design gráfico

Um álbum é constituído por pins. Este álbum chama-se Design Gráfico.

Seguir

Seguir, como na outras redes sociais, permite aos utilizadores Pinterest seguirem-se uns aos outros.

Há duas maneiras de seguir:

  1. Os utilizadores podem-se seguir uns aos outros, e ao fazer isto, seguirá todos os álbuns e pins destes.
  2. Os utilizadores podem seguir álbuns específicos, assim poderá seguir o álbum sobre “Illustrações & Logótipos”, e não todos os outros.
2 formas de seguir no Pinterest

Pode-se seguir utilizador e todos os álbuns, ou apenas álbuns específicos

Categorias

Categorias são conjuntos de pins organizados em todos os 34 grupos definidos pelo Pinterest na criação de álbuns. Estes podem ir desde “cabelo e beleza” a “saúde e fitness”.

Categorias Pinterest

Existem 34 categorias do Pinterest a escolher na criação dum álbum.

Conta Pinterest para Empresas

Pinterest para empresas são contas que uma marca ou empresa deverá criar para tirar maior partido do Pinterest, e não uma conta pessoal. Uma conta “Pinterest Business” permite-lhe verificar o seu website para que os seus utilizadores saibam que a sua conta é oficial.

Terá acesso igualmente ao Pinterest Analytics, que o(a) ajudará a perceber como é que os utilizadores interagem e se envolvem com o seu conteúdo.

Uma conta business permite ainda utilizar Rich Pins (pins detalhados) e ficar na lista de espera para os Pins Promovidos (anúncios). Estes pins pagos permite às empresas destacar os seus pins mais frequentemente do que os outros pins não pagos em pesquisas e categorias.

Como criar uma conta Business Pinterest

Siga este artigo para saber como criar uma conta business (página empresarial) Pinterest.

Conta Pinterest Empresas

Criar conta Pinterest para Empresas (Business).

Após ter uma conta business, deve-se estar a perguntar, “o que fazer agora?”

Pode fazer várias coisas, eis algumas respostas a perguntas frequentes.

Perguntas frequentes Pinterest

  • Quantos álbuns posso ter?
    Aconselho ter pelo menos 7 álbuns. Podem parecer muitos, mas é bom mostrar que está a partilhar coisas interessantes logo à partida da criação da conta. Criar vários álbuns é bom já que irá estar a mostrar os seus interesses e estilo.
  • Quantos pins posso ter em cada álbum?
    Tenha cerca de 15 a 20 pins por álbum. Não tenha um álbum com poucos pins, mas também não tenha álbuns com centenas deles. Pare de publicar num álbum quando chegar aos 100 pins, pois um número excessivo de pins obriga os utilizadores a fazerem scroll por muito tempo, o que dá uma má experiência ao utilizador.
  • Quão ativo(a) devo ser no Pinterest?
    Não há um número mágico para isto. Sugiro no entanto que passe algum tempo no Pinterest todos os dias, nem que seja só um bocadinho. A sua atividade no Pinterest deverá ser feita ao longo do dia. Não queira fazer tudo de rajada. Vá de manhã e à tarde ao Pinterest em intervalos desfasados.

Nível 2 – Intermédio

Passou a fase do principiante. Com as coisas iniciais arranjadas, vou mostrar-lhe algumas dicas para ter sucesso no Pinterest.

Nesta secção aprenderá a envolver-se com a sua audiência, criar vários tipos de pins e as melhores práticas a seguir no Pinterest.

Criar uma “voz” para a sua marca

Criar uma voz, ou alma, para sua empresa é importante para ser congruente na mensagem que passa às pessoas, tanto em pessoa, como no website, como nas redes sociais, e o Pinterest não é exceção.

Antes de começar a afixar pins, pense como quer posicionar a sua marca no Pinterest e o tom que quer transmitir, para achar o tipo de pins que quer colocar e maneira como quer interagir nesta rede social.

1424695904_ktipDica do autor: Estar alinhado na várias redes sociais não significa copiar e colar as mesmas publicações. Seja nativo à plataforma.

Se já tem um guia da sua marca (se não tem, fale connosco) para a comunicação que passa para o exterior, use isso na sua estratégia do Pinterest. Posicione a sua marca no Pinterest para que esteja alinhada com as outras redes sociais, e para que os utilizadores possam esperar bom conteúdo vindo de si.

[bctt tweet=”Posicione a sua marca no Pinterest para que esteja alinhada com as outras redes sociais.”]

Apresente conteúdo que seja diferente das outras redes sociais para que os utilizadores tenham vontade de visitar as plataformas sociais onde a sua marca está inserida. O Pinterest é ótimo para isto pois permite criar conteúdo específico à plataforma.

Pode colocar álbuns como previsão dum novo produto ou oferta para ver se os seus seguidores conseguem adivinhar o local, produto ou serviço.

Voz e redes sociais

A sua voz deve ser consistente (mas não copiar&colar) nas várias redes sociais

Inspire os seus utilizadores

Cada vez mais pessoas recorrem ao Pinterest para encontrar informações para trabalhos manuais, mas também a usam como forma de inspiração.

Não caia na tentação de apenas publicar listas de “top10” ou “como fazer”, publique também vários pins/imagens motivacionais para inspirar os seus seguidores.

Estas publicações inspiradoras ajudam a ligar-se num nível emocionais mais elevado com as pessoas. Se for capaz de inspirar os seus seguires com estes pins e ajudá-los com informação do que estão à procura, irá ganhar tração no Pinterest e obter seguidores a longo prazo que o irão seguir e envolver-se com a sua marca.

Utilizadores a seguirem página

Pins que inspiram criam conexões emocionais

Integre Pinterest com outras redes

Integre o Pinterest com todas as suas outras plataformas sociais e com o seu website para expandir o alcance para com as pessoas e o seu crescimento. Poderá fazer isto da seguinte forma.

Definições conta redes sociais Pinterest

Ligue as suas outras redes sociais em Definições de Conta > Redes Sociais

  • Ligue outras redes ao Pinterest
    Pode ligar o Facebook, Google+ e Twitter ao Pinterest através das suas definições e conta. Ao ligar as suas contas, a sua atividade no Pinterest será publicada automaticamente para as outras redes sociais.
  • Adicione botão “Pin it” ao seu website
    Estes botões permitem às pessoas gravar as coisas que gostam do seu website para o Pinterest. O botão “Pin it” pode ser integrado em todas as páginas do seu website e permite aos utilizadores afixarem (‘pinarem’) as suas imagens e conteúdo para o Pinterest para poderem ser descobertos por outros utilizadores. Siga estas instruções para adicionar este botão no seu website.
  • Adicionar ícone Pinterest ao seu website
    Muitos websites têm botões de partilha e links para as suas redes sociais. Adicione o Pinterest como rede social no seu website para obter maior exposição para as pessoas.

Ao ligar o Pinterest ao seu website e a outras redes sociais, poderá aumentar o tráfego para o seu perfil ao mostrar a sua conta e os seus pins à sua audiência e seguidores no Pinterest.

Envolva-se com a sua comunidade

Seja social nesta plataforma para criar relações com as pessoas e ser conhecido no Pinterest.

Comente e goste de outros pins de outros utilizadores e empresas, mesmo que concorrentes. “What comes around, goes around”.

4 pessoas numa mesa

Tipos de Pins – Rich Pins

Os Rich Pins, chamados de pins detalhados, foram introduzidos em 2013 no Pinterest. Estes tipo de pins têm um formato mais apelativo que permite às empresas adicionar informação adicional sobre conteúdo e produtos afixados.

Para tirar partido dos rich pins, os anunciantes têm de preparar o seu website com o código apropriado para permitir esta funcionalidade. Apresento de seguida os tipos de rich pins que existem e os mais apropriados para o seu negócio e informação de como fazer a sua implementação. Clique nos separadores para ver os tipos de Rich Pins.


Rich Pin - App Pin

App Pins

App pins são um tipo de rich pins recentes. Cerca de 75% de tráfego do Pinterest vem de dispositivos móveis, e os app pins tornam mais fácil para os utilizadores encontrar aplicações.

Os App pins são bons para as empresas promoverem os seus próprios downloads de app no iOS, atualmente a única loja app compatível.

Como configurar App Pins

Exemplo de app pin

Rich Pin - Article Pin

Article Pin

Pins de artigos obtêm o título, autor e descrição da história de artigos ou blogs. Este tipo de pins “ricos” ajuda os “pinners” a encontrar e guardar histórias que lhes interessam, destacando estes pins no interface do Pinterest.

Estes pins foram criados para magazines web e agregadores de notícias em mente, mas também são bons para usar em qualquer negócio que tem conteúdo que querem promover.

Como configurar Article Pins

Exemplo de article pin

Rich Pin - Movie Pin

Movie Pin

Movie pins ajudam os pinners a saber mais sobre todo o tipo de filmes ao mostrar pontuações, membros da equipa e avaliações.

Os movie pins são bastante específicos para audiências na indústria do entretenimento, que poderá não ser o seu caso. Mas se é um entusiasta do cinema e quer partilhar algum favorito com os seus seguidores poderá fazê-lo com este formato.

Como configurar Article Pins

Exemplo de movie pin

Rich Pin - Place Pin

Place Pin

Place Pins usam a API do Foursquare para incluir detalhes da morada e contacto telefónico. Estes “Place” são mapas de pins que podem ser criados por um utilizador, ou por vários.

Os place pins funcionam bem para trazer tráfego pedestre, portanto são ideais para negócios que queiram atrair pessoas offline.

Como configurar Place Pins

Exemplo de place pin

Rich Pin - Product Pin

Product Pin

Product Pins mostram o preço, disponibilidade e onde compra o produto. São ótimos para retalhistas online e levam a maiores taxas de clique no Pinterest para o website da empresa.

Após ativar os product pins, o Pinterest enviará email aos utilizadores quando um produto fica em promoção, além de você ficar no novo “Gift Feed” do Pinterest, concebido para as compras, permitindo que os utilizadores comprem por certos níveis de preço.

Como configurar Article Pins

Exemplo de product pin

Rich Pin - Recipe Pin

Recipe Pin

Recipe pins apresentam ingredients, tempo de cozedura e factos nutricionais relacionados com a imagem afixada. Isto faz com que seja fácil para os “pineiros” obterem inspirações para as suas refeições com instruções fáceis de seguir.

Os recipe pins são bons para empresas na área da restauração (e mesmo indivíduos) que querem promover as suas receitas, produtos e serviços.

Como configurar Article Pins

Exemplo de product pin


Álbuns secretos e álbuns de grupo

Além dos álbuns normais, o Pinterest tem dois outros tipos de álbuns para ajudar as empresas a aumentarem a sua visibilidade e envolvimento com as pessoas.

  1. Álbuns secretos
    O Pinterest é um sítio de partilha de ideias, inspiração e memórias. Os álbuns secretos permitem às marcas manter alguns dos seus álbuns privados enquanto criam os seus pins, e depois lançam esses álbuns quando o conteúdo estiver pronto. Siga estas instruções para criar álbuns secretos.
  2. Álbuns de grupo
    Estes são álbuns cujos donos podem convidar outros pinners para afixarem conteúdo. Para algumas empresas isto pode ser uma boa forma de crowdsourcing, além de ser uma boa ideia ir à procura de álbuns de grupo relevantes para o seu negócio, que já têm bons contribuidores e vários seguidores, podendo requisitar um convite para participar. Afixar conteúdo num álbum de grupo dará mais exposição ao seu conteúdo no Pinterest, levando a mais repins e seguidores. Saiba como criar álbuns em grupo.
Álbuns secretos

Pode escolher que o álbum seja secreto na criação deste.

Melhores práticas Pinterest (faça isto)

  • Os pins devem ser coloridos e apelativos.
    • Pins verticais, ou seja, retangulares (altos) chamam mais à atenção dos utilizadores. Coloque pins com 735 pixels de largura (altura não tem limite, será ajustada pelo Pinterest)
    • Faça uso de infográficos, pois são visualmente bem digeridos, além de serem normalmente imagens muito verticais, contribuindo para mais repins.
    • Use imagens alaranjadas, pois normalmente costumam ter o dobro dos repins do que outras cores, como os azuis.
  • Coloque os seus melhores álbuns (que têm mais repins e seguidores) no topo do seu perfil
  • Empurre os álbuns com pior desempenho para o fim do seu perfil. Pode trabalhar nestes e trazê-los para cima quando os tiver melhorado, mas por agora deixe-os mais para baixo.
  • Faça uso de vários tipos de categorias para cobrir tópicos que se relacionem com a sua marca.
  • Além dos pins sazonais e pontuais, publique conteúdo duradouro e que agregue valor de longa duração para as pessoas.
  • Os nomes que dá às suas imagens tornam-se automaticamente em títulos, portante dê-lhes um nome relevante, do género “10 boas bebidas baixas em alcoól”, e não “DCIM0012564”.
  • Coloque um link no seu pin, pois o Pinterest não faz isto por si. O link pode ir para uma página de produto, artigo, ou outro qualquer.
  • Partilhe e agregue valor, faça pins de várias fontes, não apenas do seu site, senão parece que só quer olhar para o seu umbigo.

Piores práticas Pinterest (não faça isto)

  • Abusar de hastags. Isto fará com que pareça um spammer e é chato.
  • Não ter uma categoria de álbum selecionada, pois isto torna fácil para as pessoas encontrarem os seus álbuns (pode escolher a categoria quando estiver a criar um álbum).
  • Vários pins feitos de rajada, ou alguns pins feitos muito separados no tempo. É mais importante a consistência (devagar se vai ao longe) do que querer despachar tudo de seguida e depois abandonar o Pinterest.
  • Imagens amadoras com baixa qualidade feitas por não-designers.
  • Pins inapropriados ou nada relevantes à sua audiência.
  • Conteúdo repetente. Os utilizadores e seus seguidores não querem estar sempre a ser empurrados com o mesmo conteúdo de seguida. Ninguém gosta de ver coisas repetidas tudo de seguida.

Nível 3 – Avançado

Então já domina o básico do Pinterest?

Esta secção levará as suas competências Pinterest para o próximo nível ao apresentar ferramentas adicionais, analíticos e opções de publicidade que podem ajudar a ter bons resultados no Pinterest.

Use conhecimentos que já tem a nivel de SEO (otimização motores busca) para melhorar o seu perfil. Desde otimização de palavras chave, descrições e etiquetas e saber colocar-se no papel do consumidor são coisas que irão ajudar a destacar-se da concorrência.

Ver também O Guia SEO

Pesquisa palavras-chave

Faz-se pesquisa de keywords para otimizar etiquetas, títulos e meta descrições em todas as páginas dum website. Porquê não fazer o mesmo com os seus álbuns e descrições no Pinterest?

Tal como os títulos para SEO, os títulos de álbuns Pinterest e as descrições dos pins podem ser otimizados.

[bctt tweet=”Tal como no SEO, álbuns e pins no Pinterest podem ser otimizados.”]

Há um limite de 100 caracteres para álbuns Pinterest, mas aconselho manter títulos em 25 caracteres para que não sejam truncados (cortes no texto) e que os seus seguidores consigam ver tudo por extenso. Há uma grande diferença entre estes dois títulos:

Títulos álbuns Pinterest

Títulos deverão ter 25 caracteres para não serem cortados (imagem direita).

Nas descrições dos pins podem ser usados até 500 caracteres, mas coloque cerca de 150 a 160 caracteres, fazendo uso de palavras chave importantes para fazer valer o seu ponto. Isto porque 500 são muitos caracteres, e 150 é um número semelhante permitido pelo Google na meta descrição da página.

Descrição pins Pinterest

Descrição até 500 caracteres, mas 150 é aconselhado para ser conciso.

Essa é a extensão de caracteres que sugiro para títulos (25 caracteres) e descrições (150 caracteres) para otimizar o seu Pinterest.

No Pinterest não existe um equivalente ao Planeador de palavras chave do Google, mas palavras que sejam populares no google serão igualmente populares no Pinterest.

Há muitas ferramentas de palavras chave que pode usar, eis algumas das minhas favoritas:

1. Google suggest (caixa pesquisa)
Planeador palavras chave Google

2. Google Planeador Palavras Chave
Planeador palavras chave Google

3. Keywordtool.io
Planeador palavras chave Keywordtool.io

4. Soovle
Planeador palavras chave Soovle

Além destas ferramentas, o Pinterest tem palavras chave que sugere ao utilizador quando este faz uma pesquisa. Estas sugestões podem ser usadas quando estiver a escrever nomes para os álbuns e descrições para pins.

Sugestões palavras chave no Pinterest

Saber como o Pinterest faz a associação de palavras e categorias ajuda a otimiazar os seus pins e a ganhar ideias para novos álbuns.

Marketing

Esta secção é dedicada a usar o Pinterest de formas criativas no seu marketing.

Pins em direto

A razão pela qual as pessoas gostam da TV é porque podem ver coisas a acontecer no momento.

O mesmo pode ser feito no Pinterest:

  • um restaurante pode colocar pratos especiais à medida que vão saindo
  • uma pastelaria gourmet pode colocar doces que estão a ser servidos
  • uma marca de roupa pode alojar shows de moda com as suas coleções

Ao fazer isto está a dar aos seus fãs Pinterest uma vista imediata como se eles estivessem na linha da frente. É uma boa ideia para fazer isto se estiver a participar de algum evento de moda, feira ou exposição do género.

[bctt tweet=”Uma pessoa confusa é uma pessoa que não compra.”]

Concursos

As pessoas adoram coisas à borla. Os concursos aumentam seguidores, repins e envolvimento com a sua conta.

Assim como no Facebook, existem regras sobre concursos que devem ser seguidas no Pinterest.

Permitido

  • Veja o guia da marca do Pinterest
  • Motive as pessoas a aderirem ao concurso através dum conceito inovador ou prémio apelativo, em vez de os obrigar a usar coisas como “comentários” e “likes”.
  • Crie uma landing page no seu site para promover o concurso, que inclua regras, instruções e prémio, assim como um link para o seu perfil/conta.
  • Mostrar data limite do concurso na descrição do pin para que as pessoas saibam que irá acabar eventualmente
  • Apresentar instruções claras, porque uma pessoa confusa é uma pessoa que não compra e não age.
  • Promova o seu concurso Pinterest noutras redes sociais e outros meios.

Não permitido

  • Não force as pessoas a terem de fazer coisas específicas, como seguir, pins, repins ou comentários.
  • Não faça concursos todas as semanas, ou, como a cafeína, as pessoas irão-se habituar.
  • Não queira parecer que o Pinterest está a promover ou a apoiar oficialmente o seu concurso, porque isso não é verdade e é contra as regras.
  • Não dê nomes banais ao seu concurso como “Faça pin para ganhar”.

[bctt tweet=”Não faça concursos todas as semanas, ou, como a cafeína, as pessoas irão-se habituar.”]

Se usar os Pins Promovidos num concurso, adira à política de utilização aceitável do Pinterest.

Cross Marketing

Cross marketing não é apenas para concursos. Se tem outros canais de marketing, use-os na sua promoção e estratégia. Mostre os seus álbuns Pinterest via email marketing, numa publicação Facebook ou em tweets que faça.

O email marketing pode ser particularmente vantajoso pois pode ajudar a crescer os seus seguidores Pinterest ao ter um botão Pin it nas suas imagens de email (assim podem fazer pin no email), além de mostrar os seus álbuns nos emails. O Construtor de widgets do Pinterest ajuda-o(a) a fazer isto.

Guest Pinning

Colabore com líderes de opinião online. Encontre um blogger ou líder influente na sua indústria que se relacione com a sua marca e convide-os para tomarem conta da sua conta por um dia.

Não só isto vai dar uma lufada de ar fresco à sua rotina (não está a ter trabalho a publicar conteúdo), como irá ter a atenção dos seguidores desse líder de opinião. Peça a essa pessoa que promova esta vossa atividade conjunta nos canais de promoção dele(a) para maior exposição.

Publicidade

Chegamos à publicidade.

Pins promocionais (anúncios)

Ao escrever o termo “publicidade” refiro-me a todo o tipo de anúncios pagos e colocados no Pinterest, que são denominados por “Pins promocionais”.

Os pins promocionais em meados de 2015 ainda estavam em fase beta e tinham algumas restrições e requisitos a cumprir, tais como:

Configurar pins promocionais

Para promover um pin tem de o carregar para a sua conta Pinterest para estar disponível para promoção, e no canto superior direito, escolha Pin promovido, que o levará para o interface das campanhas.

Escolher pins promovidos

No cabeçalho, clique do botão vermelho “+ Promover” onde poderá escolher o pin que quer promover.

Será levado para as opções de promoção onde pode escolher segmentações de posicionamento e audiência (local, língua, dispositivo e sexo). Após selecionar as opções pretendidas, o Pinterest dará uma estimativa do tamanho da audiência dentro dos critérios selecionados.

Promoted pins weekly impressions

Orçamento, Promoção Campanha e CPC Médio

O orçamento mínimo de CPC (custo-por-clique) que pode colocar é 5 cêntimos, e como em outros sistemas de licitação (Google Adwords, Bing Ads, Facebook Ads), quanto mais pagar, mais visibilidade terá a sua promoção.

Apenas será cobrado quando um utilizador clicar para ir para o seu website, não para partilhas ou envolvimento no Pinterest.

Opções anuncios pins promovidos

Escolha a data de início e (opcionalmente) data de fim. O seu CPC deve ser baseado no tipo de promoção e duração da mesma. Se quisesse fazer uma campanha para o Natal, poderia aumentar o seu orçamento diário à medida que se aproxima dessa data, para aumentar a visibilidade e intensidade dos anúncios.

Dê um nome à campanha que seja relevante para se lembrar dele e distingui-lo de outras campanhas. O nome que atribuir deve ser baseado no tema/tópico dos pins. Pode ter campanhas diferentes, uma para o Natal, outra para o Dia da Mãe, ou várias campanhas para o Natal, mas divididas por produtos, serviços ou coisas específicas que quer promover.

Medir e acompanhar métricos no Google Analytics

Antes de criar promoções pagas via anúncios, sugiro que tenha perfis e objetivos configurados no Google Analytics. Só assim poderá medir os métricos corretamente.

Pode colocar etiquetas nos seus pins promovidas com parâmetros UTM (Urchin Tracking Module) para diferenciar que conteúdo está a ter bom desempenho e a trazer tráfego, de forma a analisá-lo no Google Analytics.

Isto é mais fácil do que parece. Para criar a sua URL com estes parâmetros UTM, use o construtor de URLs do próprio Google.

Construtor de URL Google

Como exemplo, eis o que poderia colocar.

  • utm_source: Pinterest – “Origem da Campanha“, que será o Pinterest, pois é o website que lhe está a levar tráfego para o seu website.
  • utm_medium: cpc – “Meio da Campanha” é o tipo de tráfego (pago, display, orgânico) usado, que neste caso é CPC (custo-por-clique).
  • utm_campaign:natal – “Nome da Campanha” é o nome da promoção ou tema do conteúdo, que deverá ser o mesmo do nome da campanha no Pinterest
  • utm_content: bundle_promocional – “Conteúdo da Campanha” refere-se ao pin individual da oferta a promover. Poderia ser uma oferta especial de Natal.

A URL final poderá ser algo como:

http://seuwebsite.com/?utm_source=pinterest&utm_medium=cpc&utm_content=bundle_promocional&utm_campaign=natal

Com estas etiquetas criadas, poderá entrar na sua conta Google Analytics e ver o desempenho por cada pin, que lhe dará um grande controlo sobre a análise destes.

Poderá vir a descobrir que há um pin que lhe está a dar 75% de todo o seu tráfego, mas apenas 10% das vendas, enquanto outros podem trazer menos tráfego mas dar-lhe mais vendas.

Assim pode decidir quais pins pausar ou alocar mais orçamento para aqueles pins que estão a gerar mais faturação.

Ferramentas

Existem muitas ferramentas para gerir redes sociais, quer seja a nível de automatização, publicação de conteúdos, análise & investigação, entre outros.

As ferramentas são muitas, mas é primeiro preciso saber o que é que queremos fazer e o que é que precisamos. Só assim podemos escolher quais aquelas que nos vão ajudar a atingir os nossos objetivos.

1424695904_ktipDica do autor: Ferramentas há muitas. Elas são um meio para chegar a um fim. O mais importante são as pessoas que estão por trás delas para as saber usar.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que pode ser usada eficazmente com o Pinterest.

Pode usar as tendências do Google para saber como é que o interesse da sua empresa tem mudado ao longo do tempo. Se estiver a analizar localizações específicas para uma campanha, pode filtrar esses resultados por país, região e cidade.

Para certos termos na sua indústria, consegue indentificar traços de sazonalidade? Estes são comuns todos os anos, ano após ano? Se sim, quais os meses mais interessantes?

Descobrir e agir nas tendências que ocorrem ao longo dos anos dar-lhe-á melhores hipóteses de criar campanhas que vão ao interesse da sua audiência.

Interesse ao longo do tempo Google Trends

Buzzsumo

Buzzsumo é uma boa ferramenta para analizar o desempenho do conteúdo em determinados tópicos, ou mesmo dos seus concorrentes.

Pode ser usada para descobrir pessoas influentes na sua indústria, com tópicos relacionadas com a sua empresa e área de atuação.

Se fizer sentido para a sua indústria, pense em como abordar estes líderes de opinião para criar relações com eles e como ambos podem beneficiar desta parceria. Talvez colaborarem juntos num projeto sazonal, pontual ou contínuo? Ou talvez fazer uma entrevista a esta pessoa para que a sua audiência possa ser exposta a novas pessoas com boas ideias?

BuzzSumo influenciadores

Na barra lateral esquerda pode selecionar por tipo de filtro: Bloggers, Influencers, Companies, Journalists, Regular People, de forma a encontrar o tipo de pessoa que quer.

SEM Rush

Pode usar o SEM Rush para o(a) ajudar nos seus esforços Pinterest, tal como otimizar os seus álbuns para o Google, ao encontrar as palavras chave nas quais o Pinterest se posiciona de forma orgânica, para que possa tentar que o seu álbum venha a ser bem posicionado nos resultados de pesquisa.

SEM Rush pesquisa palavra

Dependendo da palavra chave (“natal”) a procurar em pinterest.com, vão aparecer resultados que podem estar ligados a marcas conhecidas ou a outros utilizadores. Dependendo da palavra chave, as páginas bem posicionadas tanto podem ser a Coca Cola (milhares de seguidores) ou a “Ti Maria” com 50 seguidores e 4 ou 5 álbuns. Será mais fácil competir contra esta do que contra marcas conhecidas que poderão ter posicionamentos mais afincados nos resultados de pesquisa.

A competição é feroz para palavras chave gerais e conhecidas, mas será mais fácil se escolher ser mais “nicho” e segmentado na sua abordagem (em vez de natal, receitas de natal, ou prendas de natal), conforme o tipo de produto ou serviço que esteja a vender.

O SEM Rush pode ajudá-lo(a) a otimizar o Pinterest na criação de conteúdo, pois ao analisar o desempenho de palavras chave poderá trazer-lhe ideias para criar imagens, álbuns e outro tipo de conteúdo.

Analíticos

O Pinterest Analytics é uma das ferramentas mais importantes que o Pinterest apresenta, pois permite saber mais sobre os seus seguidores, os seus interesses e poder acompanhar os nossos métricos.

A plataforma de analíticos do Pinterest tem evoluído ao longo dos anos, quando o Pinterest chegou à conclusão que as empresas e utilizadores precisavam duma forma de acompanhar os seus métricos, para poderem investir melhor nos seus esforços.

Pinterest analytics painel de controlo

O Pinterest Analytics divide-se em três categorias principais.

  1. Perfil – o que está a afixar na sua página e o seu desempenho.
  2. Público-alvo – o que os seus seguidores afixam e como se envolvem consigo
  3. Atividade – o que as pessoas afixam e partilham a partir do seu site

Perfil

Pinterest analytics Perfil

Este separador de Perfil lista a atividade do seu perfil (não confundir com Atividade, em baixo), no que toca a impressões, cliques, quantas pessoas fizeram scroll pelo seu conteúdo, quantos observadores, quantas pessoas clicaram nos seus pins, repins e conteúdo.

Analisar os seus pins mais “repinados” pode ajudar a tomar decisões mais informadas na criação de conteúdo futuro:

  • Que pins estão a ser mais vistos e que têm mais alcance?
  • Que pins são mais partilhados e estão a ter melhor desempenho?
  • Qual a tendência ao longo do tempo e o impacto de sazonalidade?

Poderá assim perceber se os seus esforços estão a ter algum impacto nos resultados. Será que a sua atividade se relaciona com aumentos de impressões, cliques e repins, e estarão estes a melhorar ou a piorar ao longo do tempo? Analisar esta informação poderá ajudar a saber quais os melhores dias para colocar pins, e que tipo de conteúdo publicar.

Público-alvo

Pinterest analytics Público-alvo

Saber quem é a sua audiência é uma componente da sua estratégia de marketing. Deve saber com quem está a interagir e a apontar os seus conteúdos, para poder criar álbuns e colocar pins que vão ao encontro daquilo que os utilizadores gostam e nos quais os seus seguidores estão interessados.

A secção do público-alvo permite analisar melhor os seus seguidores e aqueles que interagem com a sua marca por interesse, local, língua e sexo.

Talvez o seu público-alvo sejam Portugueses a viver na Austrália com uma saudade especial por comida Portuguesa como o bacalhau. Álbuns específicos em Português e Inglês sobre o bacalhau seriam apropriados neste caso, mesmo que não venda bacalhau. Lembre-se que não é só querer vender, é envolver-se com as pessoas para que elas se queiram envolver consigo.

O separador do público-alvo permite descobrir os interesses dos seus seguidores, quem é que eles seguem, para usar esta informação na criação de conteúdo que vai ao encontro dos seus interesses.

Se a sua audiência gosta de trabalhos manuais e fazerem projetos por eles próprios, tente enquadrar os seus produtos ou serviços para lhes dar um toque de “faça você mesmo”.

Uma outra ideia é perceber de que outras marcas é que elas gostam, porque assim poderá fazer repin dessas páginas e até vir a formar parcerias com elas, pois estará a aceder a uma nova audiência que poderá ter interessantes semelhantes dos seus atuais seguidores. Poderá até vir a querer fazer campanhas mútuas com estas empresas no que toca a email marketing, anúncios online ou ações offline.

Atividade

Pinterest analytics  Atividade

O separador de Atividade do Pinterest mostra a atividade apenas do seu próprio site, para ver que pins é que os outros estão a afixar no seu domínio e o desempenho destes no Pinterest. Pode-se ver as impressões diárias e utilizadores, os melhores pins e repins.

Adicione o botão Pin It em imagens nas páginas do seu website, pois os utilizadores podem assim fazer pin do seu conteúdo para os seus próprios álbuns, espalhando o seu alcance no Pinterest (pois outras pessoas poderão ver o seu conteúdo nos álbuns destes que partilharam).

Além das impressões e cliques, os repins podem ser úteis para mostrar que conteúdo seu é popular e interessante. Se tem bons pins e está bem posicionado na pesquisa, irá ver um aumento em impressões, cliques e novos seguidores. Usar o botão “pin it” garante que as suas imagens, URLs e descrições estão congruentes entre si.

Ao analisar estes métricos, saberá como interagir com os pinners que estão a “pinar” as suas imagens para os seus álbuns. Faça gosto, comente e siga estes potenciais clientes, pois além de se estar a envolver com eles, poderá encontrar outros bons álbuns e ideias que depois pode aplicar na sua estratégia de conteúdos e publicações.

Como é que este guia ajudou?

Deve ter sido um bom esforço da sua parte ter chegado até aqui. Tome lá uma palmadinha nas costas, pois você é agora um(a) entendido(a) no Pinterest. Se precisar da ajuda duma agência profissional, contacte-nos saber como levar a sua presença online para outro nível.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

1 comentário

  1. O interessante do pinterest é a possibilidade de levar tráfego para diferentes redes socias. É excelente pra estratégia de marketing. Parabéns pelo post, já notei grandes dicas. Obrigada

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment