logotipo pinterest com texto

Tendo criado recentemente uma página empresarial Pinterest para uma cliente, achei por bem escrever um artigo sobre algumas dicas acerca desta rede social. Percebo que em Portugal, talvez um pouco como o Twitter, o Pinterest não tenha muita adesão, no entanto, parece que está a começar a ganhar interesse e cada vez mais empreendedores e empresas estão a tomar nota desta plataforma.

Verificar a conta

A primeira coisa a fazer é certificar-se que a sua conta Pinterest está verificada. Isto dá mais confiança e autoridade ao seu perfil e pode fazer com que se destaque dos outros perfis em pesquisas.

Imagem de perfil Pinterest de Paula Xavier

Irá ser levado para um ecrã que lhe permitirá verificar se tem controlo sobre o website que colocou no campo. Clique em Verificar Website.

Verificar website no Pinterest

Poderá então descarregar um ficheiro HTML que deverá carregar para a root do seu website (por FTP, por exemplo). Após isto estar feito, clique em Concluir Verificação.

verificar website no pinterest

Isto pode parecer confuso, mas é fácil. Sem sair desse ecrã, carregue o ficheiro HTML para a raiz do seu website e depois clique para concluir a verificação. Se por acaso tiver saído do ecrã, não faz mal. Quando estiver no seu perfil pode à mesma clicar no ícone do lápis e seguir os passos de novo até concluir a verificação.

Após a verificação, irá ver um “visto” no seu perfil. Isto indica que o seu website está verificado no perfil do Pinterest.

Perfil pinterest verificado

Butões Pin It

Há vários botões em Pin it Button na secção dos widgets. Aqui poderá personalizar os butões que se enquadrem dentro do seu website e das suas necessidades. Normalmente os botões mais usados são os “Pin it Button” e os “Follow Button”.

Botões pin no Pinterest

Ligue-se às redes sociais

O Pinterest permite ligar a sua conta Twitter à sua conta Pinterest para dar às pessoas que pesquisam uma maneira mais fácil de se ligar a si nas várias redes sociais.

Para fazer isto, vá à página de definições no Pinterest (depois de fazer login) e navegue para baixo, até às Redes Sociais. Aí poderá ligar ou desligar o Twitter e o Facebook.

Se optar por ligar o Facebook, de momento apenas se consegue ligar através do seu perfil pessoal (e não uma página empresarial). No entanto não recomendo ligar o Facebook, e iria esperar até que o Pinterest permita fanpages (páginas empresariais) serem ligadas.

definicoes-pinterest-redes-sociais

Boas fotos de capa

Criar álbuns é a parte básica de ter uma conta no Pinterest, mas é mesmo por isso que ao criar álbuns se devem selecionar boas fotos representarivas desses álbuns.

Quando um visitante aterra na sua página Pinterest, o seu conteúdo deverá destacar-se, e poderá fazer isto bem se selecionar boas imagens que saltem à vista, e que sejam representativas dos respetivos álbuns.

Eis um exemplo tirado do Pinterest da TechCrunch. As imagens preenchem bem as caixas e são apelativas e envolventes.

Álbuns tech crunch

Descrição dos álbuns

Escreva a descrição dos álbuns para ajudar os visitantes a perceber sobre o que é que o álbum se trata, e também para que os utilizadores encontrem conteúdo específico que possam estar a pesquisar. O Pinterest faz uso do texto na página para perceber do que é que o álbum trata. As descrições não podem ter mais que 160 caracteres.

Antigamente era possível incluir links na descrição de conteúdo mas isto será possivelmente uma função redundante no Pinterest.

Descrição dos pins

É bom colocar uma descrição nos pins da mesma forma como fazemos para os álbuns. Como nestes, o texto usado nos pins vão ajudar o Pinterest a perceber do que é que a imagem se trata para mostrar aos utilizadores esse conteúdo específico quando o estão a pesquisar.

Na imagem em baixo irá conseguir o “cardinal”, ou hashtag, representado pelo símbolo #. À semelhança do que acontece no Twitter ou no Facebook, uma hashtag, aqui usada num pin, permitia até então que os pins fossem mais pesquisáveis, no entanto esta função foi removida pelo Pinterest, portanto adicionar #hashtags já não traz nenhum benefício a não ser pelo hábito do gestor de página.

hashtags pinterest

Etiquetas Pinners

Se fizer re-pin de imagens para os seus álbuns, pode ajudar a aumentar o envolvimento destes ao fazer referência à pessoa que fez o pinning em primeiro lugar. Para isto, use o símbolo do email, @, à frente do nome da pessoa na descrição do pin. Isto vai alertar essa pessoa de que você o mencionou num pin.

tag repin no pinterest

Analise as estatísticas

É possível ver as estatísticas na sua conta do Pinterest. Vá ao canto superior direito, clique na sua conta e escolha “Análises”. Esta opção está disponível para contas verificadas. Algumas das estatísticas são um pouco limitadas mas penso que irá aumentar em funcionalidades a médio-prazo.

Os relatórios de analítics disponíveis na plataforma são:

Métrica do site

  • Pins e pinners por dia
  • Repins e repinners oor dia
  • Impressões e alcance por dia
  • Cliques e visitantes por dia

Os mais recentes

  • Pins criados recentemente

Pins mais reafixados

  • Os seus pins mais reafixados

Os que têm mais cliques

  • Os seus pins que obteram mais cliques

Pinterest analytics

Há ferramentas externas ao Pinterest que lhe permitem medir a atividade da sua conta Pinterest, algumas das quais são mais antigas do que a própria plataforma de analítics do Pinterest. Eis algumas dessas ferramentas.

Curalate – http://www.curalate.com
Pinalytics – http://pinalytics.co.uk
Pinpuff – http://pinpuff.com
Piqora – http://www.piqora.com
PinReach – http://www.pinreach.com
Reachli – http://www.reachli.com/landing
Repinly – http://www.repinly.com

Aplicativos Móveis e iPad

Assim como as outras redes sociais, o Pinterest tem aplicativos móveis e para iPad para ser mais fácil para empresas e indivíduos interagirem com o Pinterest enquanto estão em movimento. As apps respetivas estão disponíveis na Google Play e na App Store.

Pode tirar fotos e carregá-las diretamente para sua conta Pinterest. Isto significa que você é a primeira fonte dessa imagem, o que pode ajudar a melhorar o envolvimento e seguidores, pois estão a carregar conteúdo único e original.

Pinterest apps

Mais dicas

Que tipo de experiência teve ou tem ao criar e manter a sua conta business Pinterest? Partilhe dicas e sugestões adicionais na secção de comentários em baixo.

Leia outros artigos relacionados com o Pinterest:
Guia Páginas Empresariais Pinterest
Como usar o Pinterest para criar confiança e lealdade

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment