twitter icone

Antes do virar do século, ninguém iria sequer imaginar que as pessoas iriam comunicar da forma como fazem hoje em dia. O Twitter, juntamente com outras redes sociais, revolucionou a forma como as empresas interagem com os clientes. Como é que isto aconteceu? Eis o que devemos saber sobre esta revolução.

Comprar, comprar

As redes sociais influenciam as nossas escolhas na compra de produtos ou serviços à medida que as empresas usam estas plataformas nesse sentido, que por sua vez tem um impacto considerável aquando da tomada de decisão da compra ou requisição dos mesmos. Em vez de olhar apenas para imagens ou comentários online, as pessoas conseguem ver o que se está a passar na feed do Twitter da empresa, e isto faz com que eles queiram, ou não, comprar produtos ou serviços da mesma.

Encontrar o consumidor

O Twitter ajuda as empresas a comunicarem com o cliente, mas também as ajuda a angariar clientes. Ao navegar pela feed do Twitter, as empresas são capazes de encontrar pessoas que podem muito bem estar interessas nos seus produtos. Como resultado, elas estão a fazer uma segmentação inteligente do mercado na altura de criar anúncios, publicidade ou marketing. As empresas podem encontrar pessoas ao pesquisar no twitter por hashtags (símbolo #) e procuras de conteúdo, tornando fácil para as empresas encontrarem pessoas que estão interessadas no produto, já estão a usar o produto, e o feedback do consumidor relativamente ao produto.

Uma porta aberta

O Twitter também deixa aos clientes terem um acesso imediato e direto às empresas. Alguns clientes são bastante bons nos comentários que fazem sobre estas nas feeds do Twitter delas, e outras entidades poderão olhar para esta informação como um recurso valioso. No entanto, isto também muda a forma como o consumidor e o negócio interagem no que toca a reclamações e descontentamentos. Os clientes podem postar instantaneamente um tweet sobre o problema na feed de notícias da empresa, e se assim for, a empresa tem de endereçar a questão antes que milhares de outras pessoas comecem a tirar conclusões do sucedido.

É rápido

Tweeting é rápido. O Twitter é um portal eficaz porque a quantidade de caracteres é limitado e a rapidez de uso é apenas de potenciais segundos na sua duração. O consumidor não deve de esperar muito tempo por uma resposta, e as empresas têm de perceber isso. Por exemplo, se alguém coloca um post com uma queixa na feed do Twitter da empresa, alguém tem de responder ou contactar aquele utilizador o quanto antes. Não fazer isso mostra que a empresa não está a usar a velocidade e capacidade desta rede social.

É verdade que o Twitter mudou mesmo a forma como as empresas e os clientes interagem uns com os outros, e as mudanças poderão ser ainda maiores enquanto avançamos e progredimos no panorama digital. Apenas o tempo dirá o que é que o Twitter trará para as empresas e para os consumidores.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment