O email é como um amigo de infância, um bom e velho amigo. Não vai a lado nenhum tão depressa. Em todas as indústrias, o email marketing ainda é uma das formas mais eficazes de exposição e de ficar à frente das pessoas.

Porque usar email em B2B?

Usamos o email marketing tanto para nós como para os nossos clientes B2B, para acompanhar e agregar valor a clientes, prospetos e colaboradores. Quando bem feito, o email marketing é um ótimo sistema de follow-up que reforça a marca na cabeça das pessoas e lembra-as que “estamos aqui”.

Como começar com email marketing para B2B

Se não está a usar o email neste momento, não se preocupe que não é díficil atinar com o sitema. Pode começar por enviar uma newsletter uma vez por semana.

Recomendo que comece assim:

  1. Crie uma lista – angarie uma lista de contactos consentida, de clientes e pessoas que se subscreveram na sua newsletter ou autorizaram o uso do seu email;
  2. Use uma ferramenta de email – escolha uma plataforma de email marketing (o Outlook não conta), como o E-goi (empresa Portuguesa), MailChimp, Aweber, Campaign Monitor ou outra.
  3. Defina um calendário – se vai começar a enviar emails, deve ser consistente. Informa a sua audiência a frequência de envio dos seus emails, e mantenha-se fiel a ela. Enviar emails infrequentemente ou “ao calhas” pode ser pior do que não enviar de todo.

O que deverão conter os emails?

Se já está a criar bom conteúdo (artigos no seu blog), criar boas newsletters é fácil. Basta saber que deve agregar valor e não empurrar a venda à força disparatadamente.

Pode começar por usar conteúdo do seu blog que tenha criado anteriormente e incluir um resumo ou um content curation do mesmo.

Pense em ajudar o seu cliente e partilhe algo que lhes acrescente valor. Ao apresentar dicas e informação útil, ficará com direito a que, de vez em quando, possa vender um bocadinho “descaradamente” os seus produtos ou serviços de forma intercalada.

Se estiver com dúvida entre agregar valor ou vender, agregue valor com emails úteis 80% das vezes, e venda algo promocional 20% das vezes.

Como angariar uma lista de emails?

Após ter criado uma newsletter de emails, o trabalho não tem de cessar. Isto é uma oportunidade, e como tal deve continuar a crescer a sua lista, de forma consentida.

Coloque um formulário de subscrição no seu website e incentive as pessoas a subscreverem-se. Uma newsletter de email é normalmente encarado como um compromisso de baixo investimento para os utilizadores poderem aprender mais sobre si e a sua empresa.

Pode ainda aumentar a sua lista através de captação de leads. De cada vez que alguém preencha um formulário em troca de algum tipo de conteúdo seu, como um ebook ou guia (veja exemplos nossos), fica com os dados do utilizador em troca da sua oferta, e poderá então enviar-lhes emails, pois eles consentiram.

Quantos email enviar?

A resposta é “depende”. A frequência com que irá enviar os seus emails depende da sua indústria e da sua estratégia de conteúdos.

Informe-os da frequência com que lhes irá enviar emails. No nosso caso, nós informamos os nossos recém-subscritores que lhes enviaremos uma média de 3 emails por semana, e que se poderão remover a qualquer altura.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.