Como vencer o jogo dos 140 caracteres

1. Só os factos

Títulos amigáveis do ponto de vista de SEO não devem ser aplicáveis no Twitter, bem pelo contrário, títulos longos são chatos, aborrecidos e ineficientes nesta rede social. O objetivo do teu título deve ser explicar o que é o conteúdo e porque é que as pessoas o deverão ver. No Twitter, qualquer benefício de SEO virá do título no link, não no texto do tweet, portanto é bom ter um título amigável ao Twitter.

2. Bons Twitteiros emprestam, grandes Twitteiros roubam

Envolver um tweet numa frase famosa, música conhecida ou qualquer coisa que desencadeie uma associação positiva pode dar ao teu tweet um outro nível de impacto. No entanto, cuidado, a beleza disto é fazer com que o tweet seja mesmo nosso, com o nosso toque e personalidade, e não apenas copiar e colar e esperar que isso funcione.

3. Mesmo a tempo

Há uma grande vantagem nas redes sociais para aqueles que respondem rapidamente, e em nenhum outro sítio isso é mais óbvio do que no Twitter. Ao escrever no Twitter, é necessário lembrarmo-nos que estamos a escrever para um público ao vivo. A sua mensagem tem de se adaptar aos interesses dos seus seguidores naquele momento. Depois de acertar no ritmo certo, você pode começar a saber como entrar dentro das conversações e estar à hora certa e no sítio certo.

4. Sentido de pertença

As redes sociais podem-se comparar a uma festa de cocktail. Com que frequência é que vamos para para uma festa sozinhos, ou sem os nossos amigos estarem presentes? O que o Twitter tem de bom é que foi feito para trazer os seus amigos para os seus tweets. Se, por exemplo, você partilhar um artigo sobre a vantagem de tratar bem dos nossos clientes, porquê não convidar um amigo entendido na área do apoio a cliente e marketing na conversão com uma menção? Eis um exemplo: “3 razões porque devemos tratar bem dos nossos clientes [link]…@JoaoAlexConsult, o que achas?”

Note que uma menção é como um convite, e tem de se enquadrar no contexto da vossa relação profissional e/ou pessoal. Quando trazemos alguém para uma conversação no Twitter, tem de ser de forma a que a pessoa convidada se sinta bem, de outra forma pode parecer intrusivo.

5. Falar menos, interagir mais

Às vezes é melhor inspirar os outros para escrever sobre nós do que sermos nós a fazer isso. Concursos, sorteios, votações e outro conteúdo interativo que inclua num tweet podem ser boas maneiras de convidar os outros a escreverem por nós.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.