Aumentar a taxa de cliques, ou seja, o CTR (click-through-rate) não tem de ser difícil. Por vezes, umas modificações aqui e ali resolvem a coisa. Eis 6 formas rápidas e fáceis de melhorar a sua taxa de cliques, baixando os seus custos e ajudando(a) a otimizar as suas campanhas de Google Adwords.

Para ter um entendimento básico sobre isto, leia Fundamentos Google Adwords e Taxa de cliques (CTR) na ajuda do Google para mais informações.

1. Use extensões de anúncios

Melhore os seus anúncios ao usar extensões. Com estas, pode adicionar informação sobre a sua empresa, como o local, produto/serviço, número de telefone, sitelinks e até extensões sociais (associadas à página Google Plus). As extensões não têm custo, e são recomendadas pela própria Google, que afirma que pode aumentar o CTR até 30%.

Extensão de anúncios Adwords

Exemplo de extensão de anúncios

2. Crie uma URL de visualização relevante

Apresente uma URL (endereço) de visualizaçao que seja relevante. É fácil de fazer, mas por vezes não é feito. O endereço de visualização pode ser diferente do endereço de destino desde que tenha um máximo de 35 caracteres. Capitzalize a primeira letra de cada palavra conforme o nome da sua marca, para se destacar melhor. Exemplo – www.ClinicaSaudeBela.com.

URL de visualização Adwords

URL (endereço) de visualização

3. Escreva títulos apelativos

Em vez de apresentar o preço diretamente no anúncio, mostre um desconto (poupe €30), uma oferta (entrega gratuita) ou um bónus (compre 1, leve 2). Se for algo dependente de época sazonal, mencione isso no título.

4. Use palavras chave negativas

Tenha uma lista geral de palavras chave (keywords) negativas na sua campanha para não atrair pessoas que nunca se converterão em clientes. Se não o fizer, a sua taxa de cliques (CTR) poderá baixar bastante. Como exemplo, se você vender balões de festa, o seu anúncio poderá aparecer para pessoas que querem saber mais sobre balões de metereologia se não usar esta como palavra negativa. Outras palavras chave negativas a usar serão grátis, etc, dependendo do seu negócio.

5. Aposte no “long tail” (cauda longa)

Palavras-chave long tail são aquelas keywords que têm entre duas a cinco palavras na expressão, normalmente usadas quando se procura por algo específico. A vantagem de usar palavras-chave long tail (cauda longa) é que são (normalmente) palavras menos competitivas, mais específicas, e que ajudarão a obter um melhor CTR por menor custo por clique.

6. Teste três anúncios por grupo de anúncios

Vários profissionais da indústria, entre eles Daniel Pereira, orador na Google Academies recomendam agrupar grupos de anúncios com anúncios que contenham palavras-chave relevantes. Por cada grupo de anúncios é recomendado ter 3 anúncios.

CTR não é o mais importante

O sucesso duma campanha depende duma variedade de factores. Um bom CTR no Adwords pode ser indicativo de que o seu CPC (custo-por-clique) será menor, assim como provavelmente será o caso do seu Índice de Qualidade. No entanto, aumentar a taxa de cliques nem sempre resulta em maiores conversões. O que interessa é ter uma estratégia bem montada, saber os objetivos da empresa, ter campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave bem escolhidas.

 

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.