Sombra do busto de sherlock holmes

Como utilizador, fico muitas vezes frustrado ao visitar um website e não ter a informação que estou à procura. Por vezes o problema é o conteúdo, que pode ser muito extenso ou complexo, ou muito disperso e generalista. Outras, é simplesmente a informação que falta.

Seja qual for o caso, se a pessoa que visita o seu website não consegue encontrar aquilo que procura, eles vão para outro sítio – e provavelmente não voltam. Como consultor que já trabalhou numa série de projetos, há 6 formas simples de melhorar o seu website para que os seus clientes consigam encontrar facilmente aquilo que estão à procura.

Informação que eles procuram

1. Sobre Nós

Dê informação suficiente para que o visitante saiba que você é uma boa escolha para eles e que poderá corresponder às expetativas deles.

Isto pode parecer óbvio, mas certifique-se que descreve de forma simples aquilo que você faz, especialmente se o seu produto ou serviço for algo técnico, assim como os benefícios de trabalhar consigo. Inclua também o seu mercado-alvo: por exemplo, se você só trabalhar com empresas, então um particular sabe então que pode procurar outra solução ao invés de estar a perder o tempo dele e o seu.

2. Informação de contacto

Escusado será dizer que é importante fazer com que seja fácil para os seus clientes entrarem em contacto consigo. Mostre o seu número de telefone, morada de email, butões de redes sociais, e morada física, e estes detalhes não têm de ser só apresentados na página dos contactos, até convém mostrá-lo por todo o website.

3. Vídeos explicativos

Demonstre visualmente como é que o seu produto ou serviço funciona. Se o seu serviço ou produto tem uma natureza mais técnica ou complexa, um vídeo irá demonstrar facilmente como é que tudo funciona. Por exemplo aqui na agência nós temos um vídeo que mostra como os benefícios da nossa gestão de anúncios online.

4. Perguntas Frequentes (FAQ)

Responda às questões antes de eles serem perguntadas. Quais sãos os requisitos do seu produto ou serviço? Você tem um preço específico que pode mostrar aos seus clientes, ou é algo feito caso a caso? “Quanto tempo é que demora? Quando começo a ver resultados”. Se lhe são colocadas sempre as mesmas perguntas, adicione uma secção de Perguntas Frequentes FAQF.A.Q = Frequently Asked Questions, que quer dizer, do Inglês, Perguntas Colocadas Frequentemente no seu website.

5. Instruções descarregáveis

Diminua os seus email e telefonemas. A maioria das pessoas perde papéis e documentação, e com muitas coisas a serem vendidas em segunda mão em websites de leilões, você quer se certificar que o seu produto está a ser usado de forma correta. Adicione instruções descarregáveis do seu website, isto irá reduzir os emails e telefonemas.

6. Políticas

Mantenha os seus clientes informados para evitar surpresas ou telefonemas violentos. Muitas empresas têm políticas de privacidade, mas se você tem outras regras ou especificações que poderão afetar os seus clientes, coloque-as no seu website. Um exemplo seria uma política de devolução, ou política de fumar, ou de animais, etc, seja o que for, coloque-a(s) no seu website e com que seja fácil de encontrar.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment