Polegar para cima em tecla de teclado

Não há nada mais importante para um gestor ou responsável de marketing conseguir avaliar os números e medir resultados. O ROI (return on investment) é normalmente a regra de ouro que é preciso seguir, e tem sido assim durante anos. Mas e então como é o ROI nas redes sociais? Como medimos isso quando tão poucas empresas usam-nas eficientemente para vender os seus produtos? A resposta pode surpreendê-lo: você não pode, ou pelo menos, não devia.

Avaliar o Sucesso nas Redes Sociais

As estatísticas que deveriam ter a maior atenção são aquelas que vêem dos próprios utilizadores. Só há duas maneiras de saber isso, incluindo perguntas aos utilizadores ou olhar para o envolvimento deles.

Com tantas estatísticas de redes sociais disponíveis, indo desde as melhores alturas para colocar um [tooltip title=”post”]Um post é uma publicação, um estado, que pode ser texto, imagens, vídeo ou uma combinação de qualquer um dos três que é colocado na cronologia da página Facebook[/tooltip] até ao número de pessoas alcançadas, porque é que você deveria sequer estar a prestar atenção a essas duas estatísticas que mencionámos? Porque o utilizador – o consumidor – não quer saber delas para nada.

Você deve-se concentrar naquilo que os seus clientes estão eles próprios concentrados – neles próprios. O Que É Que Eu Ganho Com Isto é tão verdade no mundo real como nas redes sociais, e pode ser ainda mais importante nestes meios digitais onde as pessoas se escondem atrás dos computadores ou aparelhos móveis.

Mudar a sua perspetiva das redes sociais

Os consumidores têm um ponto de convergência no que toca a tomar a decisão de compra e onde comprar, o que comprar, quem “Gostar”, quem seguir ou que partilhar. Para algumas pessoas este ponto de convergência é o preço, e para outros é a experiência pessoal. Mas aquilo que leva à decisão deles é o que é que eles ganham com isso. A última coisa com a qual eles estão preocupados é o [tooltip title=”ROI”]Return on Investment, ou em Português, Retorno Ao Investimento, ou Retorno Sobre o Investimento[/tooltip].

No que toca a marketing no Facebook ou nas redes sociais, quando alguém participa num concurso, em teoria, eles já compraram algo de si, ou quando eles fazem um comentário num dos seus posts eles já estão a fazer uma compra, talvez não física ou de valor monetário, mas com compromisso que mostra o envolvimento deles com o seu produto, o seu serviço, a sua marca.

Ter um ROI

Ao se concentrar contínuamente em O que é que eu ganho com isto para os seus clientes, o Retorno vai tratar de se resolver por ele mesmo. Os seus utilizadoes vão começar a ser embaixadores da sua marca e começar a levar a sua mensagem para os amigos deles. Você vai precisar de continuar a fazer aquilo que começou ou irá perdê-los.

Não são os números que são importantes, são as pessoas e envolvimento que elas têm connosco.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment