Web crawler (robot dos motores de busca)

Não há webmaster ou empresa que não queira ter mais visitantes. O sucesso dum website pode ser medido por quão popular ele é. Nalguns casos, ter mais tráfego (visitantes) é mais importante do que gerar receitas.

Os motores de busca

A pesquisa na internet é uma grande fonte de tráfego na web, e assim o Search Engine Optimization (também conhecido como SEO, ou Otimização dos Motores de Busca) é uma das coisas mais importantes que qualquer webmaster deve entender. O SEO baseia-se em projetar um website de tal forma otimizada que possa permitir aos motores de busca entender o conteúdo, indexar as páginas e dar-lhes um posicionamento mais elevado nas pesquisas para poder ter mais visitantes web para o website. O SEO tornou-se uma grande indústria, e está constantemente a evoluir à medida que os motores de busca evoluem, e há uma grande lista de variáveis a considerar. Neste artigo iremos adereçar-nos a algumas das questões mais simples – mas problemáticas – relacionadas com design dum website.

Os motores de busca usam web crawlersWeb crawlers são os robots dos motores de busca que vasculham toda a internet a tentar agregar o conteúdo dos websites para indexar e digitalizar cada website. Estes são computadores que foram programados para ler e salvar o conteúdo de cada página web para que os motores de busca possam analisar o conteúdo e mostrá-lo nos resultados de pesquisa. Ou seja, de forma a aparecer nos motores de busca, as suas páginas têm de ser vísiveis para estes web crawlers. Nem todas as páginas são visíveis para os web crawlers.

Flash & Javascript

Os websites construídos numa arquitetura Flash ou que usem javascript são muito difíceis senão que impossíveis para os web crawlers conseguirem ler porque os conteúdos estão codificados de forma a que eles não são visíveis no código fonte do HTML dessas páginas web.

Se você tiver uma loja online ou diretoria onde tem uma base de dados com inventário de produtos e quer que eles apareçam nos motores de busca para que atraiam mais pessoas para o seu website, então você tem de se certificar que esse inventário não está codificado em Flash ou Javascript.

Se você tem um sistema de pesquisa no seu website que permite às pessoas pesquisar por listagens do inventário na sua base de dados, você também pode querer evitar usar flash ou javascript na página dos resultados de pesquisa do seu próprio website e certificar-se que as listagens com os resultados têm links para cada um dos produtos em páginas dedicadas a cada um deles.

URL Estática Dedicada

Se você ainda não está a fazer isto então recomendamos que dê a cada produto ou página de listagens a sua própria URL estática dedicada. Ao dar a cada item a sua própria página, você pode criar um mapa do site que contém todas as páginas do site e ajudar os web crawlers a indexarem cada listagem que tiver.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment