Screenshot do logotipo da Vine (app do Twitter)

O que é o Vine?

Se ainda não ouviu falar nesta aplicação de partilha de vídeo do Twitter chamada Vine, eis um sumário.

O Vine é uma app que o Twitter criou em que os utilizadores podem gravar som e movimento em clips de vídeo a partir dos seus dispositivos que corram o [tooltip title=”iOS”]iOS é o sistema operativo da Apple para aparelhos móveis, sejam iPhones ou iPads[/tooltip]. Cada vídeo pode ser categorizado com palavras-chave e hashtags, e os utilizadores podem gostar e comentar o seu post, semelhante ao que acontece em outros websites de partilha de vídeo (Youtube ou Vimeo).

O Vine foi primeiramente anunciado no blog oficial do Twitter, e pode ser descarregado diretamente da pág. oficial em http://www.vine.co/

O que torna então o Vine diferente? A grande diferença é a restrição na duração. Cada vídeo é limitado em seis segundos de duração e são contínuamente passados em loop depois de terem sido publicados.

Enquanto que a cobertura na web e nos média tem sido relativamente negativa devido a bugs de privacidade e conteúdo controverso (ex.: adulto), existe aqui a oportunidade de fazer coisas incríveis com esta app chamada Vine da maneira que as empresas podem usá-la para benefício próprio.

10 Ideias para usar vídeo com Vine

Eis 10 ideias de vídeo para empresas [tooltip title=”B2B”]B2B refere-se a business-to-business, um trocadilho entre a letra “to” e o número “2”. Signfica empresas que vendem produtos ou serviços para outros empresas, e não para o consumidor (B2C)[/tooltip] que estão a começar com o Vine:

  1. Mostra do edifício e arredores da sede da empresa
  2. Use animação stop-motion para anunciar um evento importante da empresa
  3. Mostre os passos por trás da construção do seu produto ou serviço
  4. Humanize a sua marca ao mostrar os seus empregados
  5. Encoraje os clientes a mostrar como é que eles usam o seu produto/serviço com um vídeo Vine e dê-lhes uma recompensa com prémios ou brindes
  6. Crie clips de vídeo dum evento de caridade ou corporativo que a sua empresa tenha organizado
  7. Destaque um testemunho em vídeo: pergunte aos seus clientes que três palavras eles usariam para descrever a sua empresa
  8. Crie teasers de webinários ou feiras para aguçar o interesse para esses eventos
  9. Crie uma série de vídeos/campanhas com o Vine; por exemplo, mostrar como instalar o seu produto em três passos fáceis, através de seis segundos de video em cada um dos passos
  10. Anime a sua página de entrada com estudos de caso e white papers, a promover o documento duma forma envolvente

A restrição não é uma desvantagem?

A restrição de 6 segundos dos vídeos no Vine até pode ser boa porque promove a criatividade de formas fora do comum, tal como é o caso do uso de animação frame-a-frame (stop-motion) ou uma montagem por screenshots. E mais, o interface é simples de usar e a integração desta aplicação com o Twitter permite uma fácil partilha entre os utilizadores e um grande alcance.

CONCLUSÃO

Enquanto que o Vine do Twitter ainda é algo muito novo, adotar outra ferramenta social pode ajudar a mostrar a sua empresa, humanizar a sua marca e aumentar a perceção que as pessoas têm de si. Experimentar com o Vine poderá ser uma vantagem e ser um complemento para a estratégia de marketing da sua empresa ou projeto.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment