recomendações Facebook

Recomendações sociais são uma ótima forma de crescer e aumentar o seu alcance em redes sociais como o Facebook (que é a rede social mais importante em Portugal. Por isso é necessário colocar updates com regularidade, porque sempre que colocar um post e um dos seus fãs gostar, os seus amigos irão ver esse Like e estarão mais propensos a dar uma olhada.

Os “testemunhos” (comentários de clientes satisfeitos) são outra forma de credibilidade social. Se você está para comprar uma coisa que custe mais de €200, é provável que passe algum tempo a ler comentários de outras pessoas online antes de tomar uma decisão e fazer a sua compra. E se nós conseguíssemos adicionar um sistema de recomendações na sua página Facebook? Bem, parece que podemos, e esta opção é chamada de caixa de Recomendações.

Eis como parece uma caixa de Recomendações na fanpage dum cliente nosso.

caixa de recomendações

E o mais interessante no meio disto tudo, é que a recomendação feita pelo utilizador irá aparecer na própria feed de notícias dele(a) para os seus amigos.

recomendações no perfil pessoal

Isto é prova social ao seu mais alto nível.

Então como é que colocamos uma caixa de Recomendações? Muitas páginas Facebook já têm esta caraterística por pré-definição, apenas é necessário ter a página bem configurada e escrever uma morada válida e reconhecida pela plataforma. No entanto, muitas páginas Facebook não tem, e fazer com que esta opção apareça pode ser um bocadinho confuso. Eis no entanto como adicionar uma caixa de Recomendações em apenas três passos fáceis de implementar.

1. Vá a Editar página > Atualizar informação pública

atualizar informação

2. Mude a categoria de página

Só alguns tipos de página é que podem ter a opção das recomendações:

  • Empresas locais
  • Empresas & Organizações

Se a sua página for uma página de desportos, ou a promover um autor, livro, etc, então você poderá não ter esta opção disponível na sua página. No entanto, se a sua página promove alguma coisa que você tenha nas categorias de Marcas & Produtos ou Sites & Blogues, poderá mudar facilmente para Empresas & Organizações, desde que esteja disposto a tornar a morada da empresa visível (instruções em baixo).

categoria de página

3. Coloque uma morada física válida

Existem empresas que poderão não estar ainda no mapa reconhecido do Facebook (que é gerado a partir dos mapas do Bing). Este é um problema que pode acontecer em certas zonas de Portugal que não sejam tão urbanizadas quanto outras cidades maiores.

Ao escever a morada, ela poderá não atualizar instantâneamente, mas espere um pouco e irá começar a parecer-se com isto.

morada no facebook

Certifique-se que a opção “Mostrar este mapa na página” está assinalada, sendo que após isso, a caixa de recomendações irá aparecer automaticamente na sua página Facebook. Parabéns, desfrute da sua nova caixa de recomendações.

Se por acaso o Facebook, não mostrar logo a sua morada no sistema deles, não se preocupe, dê algumas horas à coisa até, salve o que preencheu até agora, e volte a verificar dentro de algumas horas.

Dica final

Depois de ter assinalado a opção para mostrar o mapa na sua página, ele irá tornar-se um separador na sua lista de separadores. Arranje os ícones (miniaturas) dos separadores pela ordem que quiser.

re-arranjar icones

Funcionou?

O Facebook por vezes tem alguns glitches e bugs se você escolheu Empresas & Organizações como a sua categoria de página. Se o mapa não aparece, experimente colocar a sua página como Empresas locais e volte a escrever a sua morada no campo respetivo. Com este truque deverá funcionar. Depois mude outra vez para Empresas & Organizações, e o mapa continuará ativo.

Lembre-se que a sua página Facebook tem de fazer parte de uma destas categorias: ou Empresas locais ou Empresas & Organizações para que a caixa das recomendações apareça e esteja disponível na sua página.

Se achou este tutorial útil, que tal ir à nossa página Facebook e recomendar-nos ou fazer um Like? Obrigado 🙂

Como Envolver os Fãs no Facebook


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.