cao a olhar para cima

Com a internet cheia de barulho, como é que você faz com que os seus artigos ou publicações se destaquem para poderem ser virais nas redes sociais? É necessário perceber os seus leitores e dar-lhes o que eles querem. Só assim é possível criar o tipo de conteúdo que vai ser partilhado com os utilizadores no Facebook, Twitter e outros.

Ciência da persuasão

Posts populares hoje em dia são aqueles que falam sobre as pessoas, sobre o que é que elas podem fazer ou deixar de fazer. Coloque um número no título para aliciar os leitores. Por exemplo, se tiver algum conteúdo que fala sobre as 10 principais coisas que têm de fazer ou parar de fazer hoje, você vai acabar por encontrar um público-alvo interessado.

As pessoas querem saber quão bem, ou quão mal é que elas estão a ser relativamente a elas próprias e aos outros, e ninguém gosta de ficar para trás. O leitor está mais propenso de partilhar um post para perguntar aos amigos o que eles acham dos itens ou das coisas presentes na lista, o que ajuda a fazer com que o seu conteúdo seja viral.

Use bullet points e sub-títulos para ser mais fácil de ler

A maioria dos utilizadores não estão à procura de informação super detalhada quando vão à internet, pelo menos não ao princípio. Eles começam por dar uma olhada geral no título ou descrição da página e olham onde lhes convém. Se o seu objetivo é fazer com que as suas publicações se tornem virais, tem de as separar em segmentos. Mantenha as suas frases relativamente curtas. Os parágrafos não devem ter mais do que 4 ou 5 frases.

Apresente conteúdo educacional

Dê dicas práticas que ensinam os seus leitores a fazer algo que eles não sabiam antes de ler o seu artigo ou publicação. Você deve conhecer o seu público bem o suficiente para poder saber quais são as necessidades deles e o tipo de problemas que eles estão a ter.

O seu post pode desafiar algum tipo de crença que o leitor tem ou tinha desde há muito tempo, e isto pode ajudar o seu leitor a partilhar o seu post com os amigos dele e perguntar-lhes o que eles acham. Se decidir enveredar por esta via, certifique-se que aquilo que você publica se baseia em factos ou em argumentos válidos. Se o tópico é controverso, você pode dar asas a uma discussão acesa e posts de outros bloggers ou websites de autoridade que podem criar links para o seu artigo inicial, mas tem de ter a certeza que está preparado para receber essa atenção e que tem o seu trabalho de casa feito.

Escrever conteúdo com carne suficiente

A maioria dos utilizadores quando estão mesmo, mesmo, mesmo interessados num tema, eles lêem e prestam atenção ao conteúdo, mas não quer dizer que estejam satisfeitos em ler palha. Se você quer escrever um artigo que está mais apto a tornar-se viral, você tem de se concentrar mais na substância, na carne, e menos na palha. Conteúdo de qualidade está sempre em boa procura. Escreva artigos mais longos se é que isso que é necessário para poder fazer bem a cobertura de algum tipo de assunto. Os seus artigos irão ser melhor recebidos pelos leitores e darão uma melhor explicação do assunto abordado.

Conteúdo positivo é melhor que o negativo

As pessoas mais facilmente partilham conteúdo que é positivo do que negativo. Se tiver oportunidade, ponha o seu assunto e conteúdo num ângulo positivo. É muito fácil deixar-se levar com críticas e comentar em tópicos que são negativos, mas não são esses que normalmente se tornam virais. Pense em algo que faça com que os seus leitores se sintam bem ou lhes levante a moral se quer que eles partilhem o seu conteúdo com os amigos deles.

Use imagens ou vídeo

As pessoas gostam de ver imagens e vídeos online, e este tipo de conteúdo é bastante partilhado. Cria interesse e ajuda a preencher espaço. Na medida do possível, faça com que as imagens nas publicações tenham um link para o seu artigo para efeitos de SEO.

Ponha botões de partilha no seu blog

Torne fácil para os seus leitores poderem partilhar os seus artigos de que eles gostam ao adicionar botões de partilha no seu blog. Em média, um utilizador na internet tem uma atenção de apenas alguns segundos, o que quer dizer que você não tem muito tempo para causar uma boa impressão. Eles até se podem lembrar de ler alguma coisa, algures, sobre a sua ideia, mas muito provavelmente não se lembram onde a encontrar para poder partilhar com os amigos deles depois de sairem da página.

É necessário tornar as coisas simples para eles, para que se decidam a partilhar o seu artigo ou post imediatamente, ao ter botões de partilha para o Twitter, Facebook, Google+ e quaisquer outras redes sociais. É uma ação simples, um clique, e está partilhado.

Enquanto que não há forma de prever quais são os artigos do seu blog ou publicações que se vão tornar virais, seguir estas dicas vai aumentar a probabilidade de que os seus artigos e conteúdo seja partilhado por um número maior de leitores, que irão passar o seu conteúdo a amigos e seguidores nas redes sociais de que eles fazem parte. Publique conteúdo de qualidade, e veja as suas publicações a aumentarem de popularidade na web.

Partilhe este artigo, dê o exemplo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment