4 métricas que melhoram marketing digital

A analítica é um campo que parece chato, mas que todos sabemos que é importante. Muitos empreendedores e pequenas empresas não têm tempo para andar a ver relatórios complexos dos visitantes que recebem no website ou os seguidores que têm nas redes sociais.

Têm mais que fazer – e eu percebo isso. Só que é importante saber como está a ser o desempenho das suas ações de marketing offline e online (ou mix).

É verdade que as pequenas empresas já têm bastantes obstáculos entre mãos, é importante perceber estas quatro métricas, porque irão ajudar a ter bons resultados nos seus esforços de marketing digital.

E aqui estão as 4 métricas a analisar.

1. Visitantes únicos

A maioria das pessoas usa o número de visitas ou o número de vezes que o website deles foi visitado, por semana ou por mês, para medir o desempenho do site. Mas poucas pessoas se dão ao trabalho de ver os visitantes únicos, ou seja, o número de pessoas únicas que visitaram o seu site.

Por exemplo, suponha que teve 1000 visitas no mês passado, e desses mil, 400 visitantes únicos. Isto significa que a maioria dos seus visitantes (600) volta ao seu site, o que sugere que o público-alvo do seu site é leal e acompanha os seus conteúdos.

Google Analytics > Público-Alvo > Audiência > Comportamento > Novo vs Retorno

Google Analytics > Público-Alvo > Audiência > Comportamento > Novo vs Retorno

2. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra-lhe a percentagem de visitantes que abandonam rapidamente o seu site após verem apenas a sua landing page (ou, a primeira página que viram). Por outras palavras, eles vêem o seu site e “rejeitam-no”, ou seja, ressaltam dele, abandonando-o.

Isto pode significar problemas com o seu conteúdo, seja a nível técnico ou de design, tais como a navegação do site ou a velocidade de carregamento.

Esta taxa de rejeições é elevada

Esta taxa de rejeições é elevada

3. Velocidade do site

Provavelmente já esteve em sites que demoravam bastante tempo a carregar. Sentiu-se impaciente e abandonou-o. O que acha que as pessoas fazem se o seu site demorar muito tempo a carregar? Atualmente, “muito tempo” pode significar 5 segundos no desktop e 8 segundos no mobile.

Perceba se o seu site carrega rapidamente e sem problemas, porque de outra forma os visitantes irão carregar no botãozinho do X e ir para o site do seu concorrente, onde poderão ter uma melhor experiência.

Velocidade do site no Google Analytics

Comportamento > Velocidade do Site > Descrição geral

4. Referências

As referências são os sites que lhe trouxeram o visitante. Ou seja, se a referência aparecer como vinda de facebook.com, significa que a pessoa que visitou o seu website clicou em algum link no facebook para chegar até si. Ou podem ter vindo duma pesquisa do google, dum anúncio ou dum link num blog.

Isto pode não parecer importante, mas é uma métrica necessária de se saber para melhorar o seu marketing digital. Por exemplo, se o seu site recebe tráfego de referência das redes sociais, então significa que o seu investimento aí está a funcionar.

As referências também podem ajudar a descobrir palavras que os potenciais clientes usam para o encontrar, e até para encontrar potenciais parceiros. Por exemplo, se um link num blog lhe está a trazer bastante tráfego, contacte o blogger para fazer uma parceria.

Referências ao site (no Analytics)

Aquisição > Todo o tráfego > Referências

Está interessado(a) em medir a sua analítica para melhorar o marketing digital da sua empresa? Peça ajuda e contacte-nos.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment