Perceber Google Analytics em 3 minutos

O Google Analytics é a ferramenta de marketing e de analítica mais usada pelas empresas atualmente. Se a souber usar corretamente é um dos melhores retornos ao investimento que terá.

Esta ferramenta gratuita do Google é capaz de lhe dar uma perceção geral de cada etapa da interação daquilo que se passa no seu site com os seus clientes, podendo fazer várias personalizações.

Google Analytics melhora o seu SEO

Ter um bom posicionamento para palavras-chave não é tudo aquilo que interessa para o SEO (search engine optimization).

Ao usar o Google Analytics, é fácil separar o tráfego orgânico e perceber de onde é que as conversões estão a vir.

Isto também revela se a pesquisa é a fonte responsável pela conversão ou se as pessoas estão a vir dos termos de pesquisa que já tinham feito e a converterem-se em sessões repetidas. Desta forma dá para identificar problemas ou oportunidades nos critérios de pesquisa.

Além disto, o analytics permite ver dados complexos apresentados em estatísticas e gráficos simples de perceber.

Características standard do Google Analytics

Apesar de todo o seu poder de potencial, o Google Analytics tem um interface relativamente simples e um design fácil de navegar.

Uma característica básica que tem é que se foca em descobrir os tipos de fontes de tráfego que está a receber, de onde é que eles vêem, e como é que isso afeta os seus objetivos gerais.

Por falar em objetivos, estes são metas que pode criar e definir dentro do analytics para perceber se os seus esforços estão a resultar no desempenho que quer ter.

Consegue ainda ver a interação que tem nas redes sociais, fontes de tráfego e as conversões, em que tudo isto pode ser mostrado de vários maneiras e gráficos.

Saber usar estes dados

Então agora que tem toda esta informação à sua frente, o que vai fazer com ela?

Pode usar estes dados para perceber o que está, ou não está, a funcionar no seu negócio, para que possa mudar as coisas e ir ao encontro dos seus objetivos de negócio, quer isso seja aumentar as vendas ou obter mais leads e clientes para a sua empresa.

Mas saber os seus KPIs (Key Performance Indicators) é importante para saber em que ponto está, e o que tem de fazer para chegar onde quer chegar. A maioria das empresas foca-se nas estatísticas erradas (visitas páginas, partilhas, etc.), mas o Analytics pode ir muito mais além do que isto.

Temos acesso a dados preciosos dos utilizadores que podemos usar em nossa vantagem, como acompanhar as vendas, as leads e os subscritores angariados por tipo de fonte, como interação de redes sociais, site, landing pages, ou outros.

Dados que deve saber medir

Há alguns dados vitais que deve saber acompanhar para melhorar o desempenho do seu negócio.

1. Objetivos

Definir objetivos no Analytics é uma das coisas mais importantes que deve fazer, porque praticamente tudo aquilo que dá para ver no interface do Analytics pode ser acompanhado e marcado como um objetivo. Eis como criar um objetivo no Google Analytics.

Adwords

Muitas empresas usam (e sabem usar) o Google Adwords, mas não se apercebem da vasta quantidade de informação à sua disposição (que não estão a aproveitar). Ligar o Adwords ao Analytics é uma das primeiras coisas que deve fazer caso esteja a usar as duas plataformas.

2. Acompanhar as campanhas

Se investe bastante dinheiro nas suas campanhas de anúncio, é bom saber até que ponto elas estão a ter sucesso ou não. Para isso, deve saber acompanhá-las por via dos URLs (links). Para isso acrescenta-se bocados de código a um endereço. Saiba mais sobre códigos UTM aqui.

3. Filtrar tráfego

Saber usar os filtros do Google Analytics permite-se saber quais as fontes de tráfego que lhe estão a trazer mais visitantes, ou pelo menos, o tipo de visitantes mais valiosos para o seu negócio. Use os filtros para filtrar diferentes tipos de tráfego e até fazer comparações entre eles.

4. Pesquisa de site

Este é por vezes uma estatística negligenciada. Normalmente quando um utilizador não consegue encontrar o que procura no seu site, ele usa a pesquisa do seu site. Saiba o que é que eles estão a pesquisar no seu site para perceber que tipo de problemas ou produtos eles estão interessados.

5. Métricas de e-Commerce

Se vender alguma coisa na sua loja online, vai querer tirar partido do acompanhamento do comércio eletrónico, porque assim poderá saber de onde é que as suas vendas estão a ser feitas e usar esta informação para melhorar a experiência do utilizador no seu site (para vender mais). Eis como ativar esta funcionalidade no Analytics.

Alguns problemas a evitar

O Google Analytics mostra uma série de estatísticas que pode usar para obter mais leads, mais contactos e vendas. É uma ótima ferramenta para analisar métricas relevantes para o seu negócio e gerar mais oportunidades para a sua empresa.

No entanto, pode ser uma espada de dois gumes, porque é preciso saber o que estamos a medir e de que forma é que vamos usar esses dados para melhorar o desempenho da empresa.

Saiba exatamente aquilo que tem de medir para não estar a dispersar os seus esforços em métricas de “vaidade” (ex.: visitas de página) que não lhe dizem nada nem ajudam a aumentar as vendas nem a obter mais contactos.

Use o Analytics com cabeça, e saiba quais os dados que tem de medir para alcançar os seus objetivos de negócios.

Precisa de ajuda para analisar as suas métricas e obter mais leads e vendas no seu website?

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.