Tudo o que precisa saber sobre as novas funcionalidades de publicidade na rede social com maior crescimento.
O Instagram ativou a funcionalidade de anúncios por via da sua API em Agosto de 2015.
Isto é um grande salto para a frente, já que os marketers podem agora comprar anúncios no Instagram, de forma automática.
Antigamente para comprar anúncios no Instagram era necessário contactar um funcionário do Instagram, e isto só estava disponível em alguns países (Portugal para esquecer como é óbvio), e apenas para empresas com GRANDES orçamentos (coitados de nós pequeninos).
O lançamento da API dos anúncios abre portas para o Instagram crescer depressa, pois tem agora uma forma de gerar receitas consistente. Espera-se que o Instagram ultrapasse depressa o Twitter a nível de faturação, e que rivalize com o Google com as receitas de anúncios para móveis.
Um olhar para o futuro
O Instagram deu o “baile” ao Twitter a nível de utilizadores mensais ativos, e nos próximos anos dará mais um passo e dança à frente do Twitter a nível de faturação.
O Instagram é muito popular nas camadas mais jovens, a chamada geração “milennial”. De acordo com um estudo pela eMarketer, utilizadores de internet de 18-a-29 anos nos EUA são os que usam mais esta rede social, sendo ligeiramente mais usada, e popular, junto das mulheres em relação aos homens.
O sucesso que esta rede social tem com as camadas jovens significa que crescerá cada vez mais em popularidade e importância como uma plataforma de anúncios, já que os utilizadores agora irão envelhecer e começar a ter poder de compra, comprando carros, casas e engenhocas.
O lançamento da API para os anúncios Instagram é uma grande oportunidade para todo o tipo de anunciantes. Quem quiser publicitar para uma camada jovem deve ponderar a sério os anúncios Instagram.
O Instagram é uma das redes sociais com maior crescimento no mundo (já é popular em Portugal também), e uma das redes sociais em maior crescimento.
Anunciar no Instagram
No início, não havia maneira de anunciar no Instagram, por isso o melhor que as empresas podiam fazer era criar as suas páginas e tentar crescer de forma orgânica.
No entanto, o Instagram permitiu que alguns anunciantes (com grandes orçamentos) pudessem usar a plataforma de anúncios desde 2014. Isto era restrito a grandes marcas que criavam bons anúncios, que levavam a bons resultados.
Um estudo feito pelo Instagram mostra como algumas campanhas destas marcas tiveram um sucesso invejável na perceção da marca junto ao público-alvo.
Novas funcionalidades p/ anunciantes
O Instagram irá aumentar o tipo de anúncios disponível para dar mais opções aos anunciantes.
Os diferentes tipos de formatos de anúncios permitem aos utilizadores:
- subscrições
- comprar produto
- descarregar app diretamente
Provavelmente mais opções de anúncios serão lançadas no futuro.
Segmentação de anúncios avançada
As pessoas não querem ser massacradas com anúncios irrelevantes, e o Instagram sabe isto, assim como o facto de que os anunciantes só querem pagar para colocar anúncios à frente de pessoas que estarão interessadas nos seus produtos ou serviços para ter um bom retorno.
Assim é do interesse do Instagram apresentar aos anunciantes boas opções de segmentação. É aqui que a informação sobre os utilizadores é importante saber, como idade, sexo, interesses, etc.
O Instagram não tem estes dados diretamente, mas o Facebook tem. O Facebook comprou o Instagram em 2012 por 1 bilião de dólares, e com isso tem acesso a uma vastidão de informação que o Facebook tem sobre os seus utilizadores.
Como é que os anúncios serão comprados?
Como a Ads API foi lançada, será possível comprar os anúncios por via de terceiros. No entanto, será provavelmente possível também comprar diretamente os anúncios diretamente pelo Instagram.
É provavel que o Instagram faça uso semelhante da plataforma de anúncios usada pelo Facebook, sendo usado no próprio Instagram, ou através do Power Editor do Facebook.
Posso anunciar no Instagram?
Se tiver acesso à API dos anúncios, pode começar a comprar os anúncios por via de terceiros (através da API).