Homem com chave de fendas gigante

A maioria das pessoas está a usar mal o LinkedIn.

Elas usam o LinkedIn como uma espécie de currículo online: aqui está onde tirei o meu curso, aqui está onde trabalhei, aqui estão os meus certificados, etc.

Há um problema com essa abordagem: você está a pensar no seu umbigo.

A realidade da coisa é que as pessoas não querem saber de si nem dos seus feitos. Aquilo que elas querem saber é eu, eu, eu. Portanto é tudo sobre ELAS, as outras pessoas.

Para isso precisa de reorientar cada frase no seu perfil LinkedIn, para que possa responder à pergunta Como é que aquilo que eu estou a dizer o ajuda A SI a fazer mais dinheiro?

Cada frase no seu perfil LinkedIn deve responder a essa pergunta.

Outras perguntas que podemos responder a quem vê o nosso perfil:

  • Será que aquilo que eu estou a partilhar agora vai ajudar os meus clientes?
  • Será que resolve algum dos problemas deles?
  • Será que torna vida deles mais fácil?
  • Será que lhes faz mais dinheiro?

Se quer projetar o seu negócio para a estratosfera e começar a fechar negócios e oportunidades no LinkedIn, pare imediatamente o que stá a fazer e siga estas orientações que lhe vou mostrar de seguida.

Vá ao seu perfil linkedin agora e implemente estes passos.

  1. Re-escreva o seu cabeçalho profissional (o título no cabeçalho perto do seu nome), de forma a explicar qual a indústria ou nicho em que trabalha e como você ajuda os clientes nesse nicho. Antes de o fazer, use a ferramenta de pesquisa do LinkedIn para saber quais as palavras-chaves mais procuradas na sua indústria. Como é que as pessoas encontram os produtos ou serviços que oferece? Pense como um potencial cliente, Se eu fosse eles, o que é que eu pesquisaria no LinkedIn Search para encontrar alguém que faz o que eu faço?

    Perfil LinkedIn Joao Alexandre

    O meu perfil LinkedIn. Ligue-se a mim no LinkedIn.

  2. Edite a sua “Contact Info” (informação de contacto), nomeadamente na área de “Websites”. Em vez de escolher “Company Website” ou “Blog”, escolha “Other” e escreva uma frase ou palavras que mostram como pode resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. Algo como “Ajudamo-lo a ter MAIS clientes” ou “Dicas de treino&consultoria”, e colocando a URL (link) a apontar para uma página no seu blog ou website que fala exatamente sobre isso.

    Contact Info LinkedIn

    Clique em “Contact Info” e aparecem estas opções. Edite as suas URL com texto apelativo.

  3. No Summary do seu perfil LinkedIn coloque letras em caixa alta (CAPS LOCK) para destacar AQUILO QUE FAZ e também SERVIÇOS QUE OFERECE. O LinkedIn não permite bold, itálico, nem sublinhado, portanto CAPS LOCK é uma boa forma de se destacar. O seu sumário deve ir ao encontro do que o cliente quer, não aquilo que você quer dizer sobre o seu umbigo.
    Secção Summary LinkedIn

    Coloque texto que cative o potencial cliente na secção Summary do LinkedIn

  4. Coloque clips de multimédia seus (imagens, vídeos, apresentações, links para páginas/portfolio) na sua secção de sumário do Linkedin, que destaca produtos ou serviços que apresenta, com um texto que incentiva o potencial cliente. Links para apresentações ou páginas web que demonstram o seu conhecimento dão-lhe credibilidade junto do seu potencial cliente.

    Secção multimédia do LinkedIn

    Adicione vídeos, artigos e apresentações na secção multimédia para aumentar a sua credibilidade.

Se fizer estas mudanças, fará toda a diferença daqui para a frente. Os potenciais clientes irão encontrá-lo mais facilmente através da pesquisa no LinkedIn, e quando o fizerem, vão querer contactá-lo porque está a mostrar exatamente aquilo que eles estão à procura.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment