As pessoas por vezes têm a ideia de que as empresas B2B (business-to-business) têm tendência para estar desligadas do mundo online e que são lentas a adoptar meios de marketing modernos.

Se a sua empresa sofre de alguns destes “apontar o dedo” e quer levar o seu branding e marketing para a frente, eis algumas áreas que serão como que uma lufada de ar fresco na perceção que o seu cliente tem sobre si.

#1 – Novo logótipo, cores frescas

A forma mais rápida de ter um novo look é atualizar as cores da sua marca e materiais de marketing (cartões, folhetos, outro), a começar com o logótipo, e passando pelo website.

Mesmo que seja só substituir os tons vermelhos e castanhos que eram populares há algumas décadas atrás, poderá ser suficiente para se destacar da sua concorrência.

Convém ter na sua equipa alguém que saiba sobre psicologia de cor, pois isso ajudará no re-design do seu logótipo profissional e da atualização dos seus outros materiais de marketing.

Mostre os resultados dos mock-ups aos seus empregados e colaboradores, e peça uma opinião honesta. Estes são um bom grupo de teste pois estão familiarizados com a sua empresa, a sua indústria e o que irá apelar ao consumidor.

#2 – Design sofisticado

O consumidor moderno navega muito pela internet, tornando um pro nisso, tanto a nível profissional como a nível de lazer.

Por isso, o consumidor online faz um julgamento de valor quando vê o seu website, app, ou outra presença online. Se os sítios onde a sua empresa estiver online tiverem um aspeto antiquado, confusas ou difíceis de usar, eles vão pensar que a sua empresa é o mesmo.

De forma sub-consciente, poderão pensar, “se o website deles é antigo e difícil de usar, a empresa deverá ser a mesma coisa”.

Para resolver isto, reformule a sua presença online para proporcionar uma boa experiência ao utilizador, via um design sofisticado e a pensar no UI e UX (User Interaction e User Experience).

Torne o seu website responsivo, para que se adapte e esteja automaticamente otimizado para qualquer dispositivo (móvel) a que o utilizador o aceda. A sua navegação deve ser fácil de usar e o conteúdo acessível. Um bom design e UX resultam numa melhor perceção da sua empresa.

#3 – Campanhas que trazem vendas

Se o seu logótipo e website estão atuais e parecem profissionais, pode igualmente modernizar a imagem da sua empresa ao refrescar o seu marketing. Tem usado os mesmos modelos de newsletter ou kits de media nos últimos anos?

Está na altura de tornar as suas campanhas mais apelativas e com pensamento para a “frentex”. Não interessa a sua indústria, os seus clientes são espertos, pessoas sofisticadas que merecem campanhas de marketing modernas.

Os mesmos catálogos e outros materiais impressos tem tendência para ser “aventado” mais rapidamente do que outro que seja desenhado e concebido com o seu novo branding e conteúdo atualizado, que torna a informação fácil de partilhar e ler.

Embora algumas empresas queiram manter um tom sério com a sua mensagem, isso não significa que tenham de ser desinteressantes e aborrecidos. Concentre-se em criar mais conteúdo que envolva as pessoas e lhes diga como resolver os problemas que têm.

#4 – Nova plataforma e táticas

Tem tido resultados desapontantes nas suas campanhas de marketing?

Se sim, experimente uma nova plataforma de marketing para modernizar a sua presença online, pois o mundo B2B é muito peculiar naquilo que a sua estratégia permite fazer.

Se ainda não tem uma estratégia de redes sociais em vigor, está na altura de “molhar os pés”. O LinkedIn apresenta uma série de oportunidades para empresas B2B, e o Facebook e Twitter podem ser igualmente um bom complemento para o seu marketing.

O cliente B2B está mais propenso para esperar que os seus colaboradores que tenham uma solução e-comerce para os seus produtos e serviços. Ao tornar os seus produtos disponíveis para compra online, isto ajudará a encurtar o seu ciclo de vendas, ao passo que converte clientes que poderiam ter perdido interesse ou distrair-se com outras coisas antes de o terem contactado para fazer a compra.

Ao tornar o processo de vendas fácil para o seu cliente, está-lhes a dar mais razões para trabalharem consigo.

Outras formas de marketing que muitas empresas B2B podem fazer incluem newsletters, conteúdo alargado em landing pages, email e vídeo.

#5 – Cultura de empresa

Talvez uma forma inesperada de viver à imagem que a sua empresa merece, é orientar-se para dentro: a sua cultura interna empresarial.

Tanto as empresas B2B como B2C recebem avaliações, cobertura nos media e redes sociais se forem um bom sítio para se trabalhar.

As melhores empresas para trabalhar em Portugal são a Microsoft, Cisco Sytem, Diageo, entre outras.

Ao melhorar a cultura da empresa através de benefícios para os empregados (snacks e bebidas grátis, aulas de ginástica, tempo de lazer), está a fazer com que os seus empregados sejam os seus maiores embaixadores. Isto é um tipo de publicidade boca-a-boca que o dinheiro não consegue comprar.

Conclusão

Dar um aspeto moderno à sua imagem e reformular o seu branding e marketing é a melhor forma de estar ao currente das tendências atuais, ao mesmo tempo que cria a melhor impressão possível para os seus clientes atuais e futuros.

Template oferta design logotipo v2 - 5 formas de modernizar o seu branding B2B e marketing online
Design logótipo
Logótipos para empresas
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment